Análise técnica da área de influência e viabilidade das jazidas minerais de Açailândia para a manutenção das estradas de terra da Zona de Transição Urbana/Rural – ZTU
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38717 |
Resumo: | A grande quantidade de estradas de terra e seu difícil acesso são fatores que contribuem para a dificuldade dos municípios para realização das manutenções necessárias nas vias vicinais, fazendo com que as comunidades mais afastadas sejam prejudicadas em diversos fatores, seja na dificuldade de locomoção ou na falta de saneamento básico. Vale ressaltar, que essas estradas não pavimentadas são de grande importância aos moradores rurais, pois são por meio delas que esta esfera tem acesso aos serviços básicos. Diante do reconhecimento de tais dificuldades para a manutenção das estradas vicinais, realizou-se um estudo e mapeamento acerca das estradas de terra e das Jazidas de Laterita e areia do município de Açailândia – MA. A partir do mapeamento das jazidas encontradas na região pode-se perceber que a jazida A, entre as jazidas de areia, é a que tem a maior possibilidade de deslocamento por ser detentora de 79 km de estrada de terra em seu campo de proximidade para fazer a manutenção das estradas de chão no município na ZTU, possibilitando assim, uma manutenção mais viável em relação às outras estradas. Além disso, observou-se também que entre as jazidas C e D não houve grande competitividade entre ambas por estarem muito próximas. |
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Análise técnica da área de influência e viabilidade das jazidas minerais de Açailândia para a manutenção das estradas de terra da Zona de Transição Urbana/Rural – ZTUTechnical analysis of the area of influence and feasibility of Açailândia's mineral deposits for the maintenance of dirt roads in the Urban/Rural Transition Zone - ZTUAnálisis técnico del área de influencia y factibilidad de yacimientos minerales en Açailândia para el mantenimiento de caminos de terracería en la Zona de Transición Urbano/Rural – ZTUAçailândiaCarreteras terrestresCanteraCartografía.AçailândiaEstradas de TerrasJazidaMapeamento.AçailândiaLand RoadsQuarryMapping.A grande quantidade de estradas de terra e seu difícil acesso são fatores que contribuem para a dificuldade dos municípios para realização das manutenções necessárias nas vias vicinais, fazendo com que as comunidades mais afastadas sejam prejudicadas em diversos fatores, seja na dificuldade de locomoção ou na falta de saneamento básico. Vale ressaltar, que essas estradas não pavimentadas são de grande importância aos moradores rurais, pois são por meio delas que esta esfera tem acesso aos serviços básicos. Diante do reconhecimento de tais dificuldades para a manutenção das estradas vicinais, realizou-se um estudo e mapeamento acerca das estradas de terra e das Jazidas de Laterita e areia do município de Açailândia – MA. A partir do mapeamento das jazidas encontradas na região pode-se perceber que a jazida A, entre as jazidas de areia, é a que tem a maior possibilidade de deslocamento por ser detentora de 79 km de estrada de terra em seu campo de proximidade para fazer a manutenção das estradas de chão no município na ZTU, possibilitando assim, uma manutenção mais viável em relação às outras estradas. Além disso, observou-se também que entre as jazidas C e D não houve grande competitividade entre ambas por estarem muito próximas.The large number of dirt roads and their difficult access are factors that contribute to the difficulty of the municipalities to perform the necessary maintenance on the local roads, causing the most distant communities to be affected in several factors, whether in the difficulty of locomotion or in the lack of basic sanitation. It is worth pointing out that these unpaved roads are of great importance to the rural dwellers, because it is through them that this sphere has access to basic services. In view of the recognition of such difficulties for the maintenance of the vicinal roads, a study and mapping about the dirt roads and the Laterite and sand deposits in the municipality of Açailândia - MA was carried out. From the mapping of the deposits found in the region can be seen that the deposit A, among the deposits of sand, is the one that has the greatest possibility of displacement for being the holder of 79 km of dirt road in its field of proximity to do the maintenance of roads in the municipality in the ZTU, thus enabling a more viable maintenance in relation to other roads. In addition, it was also observed that between deposits C and D there was no great competition between them because they are very close.La gran cantidad de caminos de terracería y su difícil acceso son factores que contribuyen a la dificultad de los municipios para realizar el mantenimiento necesario en los caminos aledaños, ocasionando que las comunidades más alejadas se vean perjudicadas en varios factores, ya sea en la dificultad de locomoción o en la falta de saneamiento básico. Cabe mencionar que estos caminos no pavimentados son de gran importancia para los pobladores rurales, ya que es a través de ellos que este ámbito tiene acceso a los servicios básicos. Ante el reconocimiento de tales dificultades para el mantenimiento de los caminos vecinales, se realizó un estudio y mapeo sobre los caminos de tierra y los depósitos de laterita y arena en el municipio de Açailândia - MA. Del mapeo de yacimientos encontrados en la región, se puede observar que el yacimiento A, entre los arenales, es el que tiene mayor posibilidad de desplazamiento, ya que cuenta con 79 km de camino de terracería en su predio de proximidad para realizar el mantenimiento de vialidades terrestres del municipio en la ZTU, posibilitando así un mantenimiento más viable en relación a las demás vialidades. Además, también se observó que entre los yacimientos C y D no existía una gran competencia entre ellos debido a que son muy cercanos.Research, Society and Development2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3871710.33448/rsd-v11i17.38717Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e59111738717Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e59111738717Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e591117387172525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38717/32058Copyright (c) 2022 Williane Pascoal de Lima Cândido; Ana Paula Gomes Mesquita; Erica dos Santos Lima; Italo Araujo Chagas; Juliana Carvalho de Lima; Milena Moura Reinaldo; Yure Falção Marinho dos Santos ; Luciano Silva de Jesus; Lucas Manoel da Silva; Randal Silva Gomeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCândido, Williane Pascoal de Lima Mesquita, Ana Paula Gomes Lima, Erica dos Santos Chagas, Italo AraujoLima, Juliana Carvalho de Reinaldo, Milena Moura Santos , Yure Falção Marinho dos Jesus, Luciano Silva de Silva, Lucas Manoel da Gomes, Randal Silva 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38717Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:19.578080Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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