Cinema bolchevique: uma análise benjaminiana do cinema soviético do período stalinista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guettnauer, Pedro Dideco Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37530
Resumo: O cinema é uma fonte muitas vezes “marginalizada” pela historiografia de uma maneira geral. Nesse sentido, este artigo busca estabelecer uma análise do regime soviético no período stalinista (1924-1953), considerado o momento de mais dura repressão à oposição da União Soviética, por meio de suas produções cinematográficas e de fontes. Uma vez que o país assim como outras nações investiram fortemente na indústria do cinema, afim de utilizá-la como forma de propaganda política, disseminando suas ideologias. Como principal referencial teórico utilizou-se A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, do filosofo alemão Walter Benjamin, principalmente, os conceitos de “estetização da política” e “politização da arte”. No livro, o autor analisa, de uma forma geral, o cenário da arte no início do século XX, momento qual as novas tecnologias como o cinema e a máquina fotográfica revolucionaram a forma de se produzir e consumir a arte. Benjamin, portanto, não faz uma análise específica das produções cinematográficas soviéticas, mas mesmo assim suas análises são aplicáveis ao contexto soviético. Conclui-se ao longo deste artigo que o cinema soviético possui uma “alma” revolucionária na década de 20, colocando o proletariado como protagonista. Porém, com o passar dos anos e a consolidação da ditadura de Stalin, o proletariado perde o protagonismo para os “grandes heróis” do partido bolchevique, aproximando o cinema soviético do cinema burguês que Benjamin tanto criticava.
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Como principal referencial teórico utilizou-se A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, do filosofo alemão Walter Benjamin, principalmente, os conceitos de “estetização da política” e “politização da arte”. No livro, o autor analisa, de uma forma geral, o cenário da arte no início do século XX, momento qual as novas tecnologias como o cinema e a máquina fotográfica revolucionaram a forma de se produzir e consumir a arte. Benjamin, portanto, não faz uma análise específica das produções cinematográficas soviéticas, mas mesmo assim suas análises são aplicáveis ao contexto soviético. Conclui-se ao longo deste artigo que o cinema soviético possui uma “alma” revolucionária na década de 20, colocando o proletariado como protagonista. Porém, com o passar dos anos e a consolidação da ditadura de Stalin, o proletariado perde o protagonismo para os “grandes heróis” do partido bolchevique, aproximando o cinema soviético do cinema burguês que Benjamin tanto criticava.Cinema is a source that is often “marginalized” by historiography in general. In this sense, this article seeks to establish an analysis of the Soviet regime in the Stalinist period (1924-1953), considered the moment of toughest repression of the opposition of the Soviet Union, through its cinematographic productions and sources. Since the country, like other nations, invested heavily in the film industry, in order to use it as a form of political propaganda, disseminating its ideologies. The work of art in the era of its technical reproducibility, by the German philosopher Walter Benjamin, was used as the main theoretical reference, mainly the concepts of “aestheticization of politics” and “politicization of art”. In the book, the author analyzes, in general terms, the art scene at the beginning of the 20th century, when new technologies such as cinema and the camera revolutionized the way art was produced and consumed. Benjamin, therefore, does not make a specific analysis of Soviet cinematographic productions, but even so, his analyzes are applicable to the Soviet context. It is concluded throughout this article that Soviet cinema has a revolutionary “soul” in the 1920s, placing the proletariat as the protagonist. However, over the years and the consolidation of Stalin's dictatorship, the proletariat lost its protagonism to the "great heroes" of the Bolshevik party, bringing Soviet cinema closer to the bourgeois cinema that Benjamin so criticized.El cine es una fuente muchas veces “marginada” por la historiografía en general. En este sentido, este artículo busca establecer un análisis del régimen soviético en el período estalinista (1924-1953), considerado el momento de más dura represión de la oposición de la Unión Soviética, a través de sus producciones y fuentes cinematográficas. Ya que el país, al igual que otras naciones, invirtió fuertemente en la industria cinematográfica, con el fin de utilizarla como forma de propaganda política, difundiendo sus ideologías. Se utilizó como referencia teórica principal la obra de arte en la era de su reproductibilidad técnica, del filósofo alemán Walter Benjamin, principalmente los conceptos de “estetización de la política” y “politización del arte”. En el libro, el autor analiza, en líneas generales, el panorama artístico de principios del siglo XX, cuando nuevas tecnologías como el cine y la cámara revolucionaron la forma de producir y consumir arte. Benjamin, por tanto, no hace un análisis específico de las producciones cinematográficas soviéticas, pero aun así, sus análisis son aplicables al contexto soviético. Se concluye a lo largo de este artículo que el cine soviético tiene un “alma” revolucionaria en la década de 1920, colocando al proletariado como protagonista. Sin embargo, con el paso de los años y la consolidación de la dictadura de Stalin, el proletariado perdió protagonismo frente a los “grandes héroes” del partido bolchevique, acercando el cine soviético al cine burgués que tanto criticaba Benjamin.Research, Society and Development2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3753010.33448/rsd-v11i16.37530Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e388111637530Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e388111637530Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3881116375302525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37530/31762Copyright (c) 2022 Pedro Dideco Antunes Guettnauerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuettnauer, Pedro Dideco Antunes 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37530Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:40.367363Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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