Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40165 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a consultoria de enfermagem mediada por aplicativos de mensagens para o processo de amamentação até os 04 meses de vida. Método: Estudo quantitativo, longitudinal, com 57 lactantes que compreendeu: 1) Consulta de enfermagem presencial na maternidade 2) Consultas de enfermagem subsequentes, mediadas por aplicativo de mensagens. Após a consulta na maternidade, as participantes foram divididas por meio de sorteio em dois grupos: o grupo controle, no qual foi realizado um novo contato ao final da pesquisa, no 4º mês, e o grupo intervenção que foi acompanhado no 2º, 7º e 15º dia pós alta hospitalar e depois mensalmente até o 4º mês. Resultados: O perfil sócio-gestacional das participantes entre os grupos foi homogêneo, exceto a paridade (p 0,026). 96,7% das participantes se auto intitularam como parda/preta. Todas as participantes realizaram pré-natal, no entanto, no GC 46,7% referiram não ter recebido orientações sobre amamentação no pré-natal e no GI 55,6%. Tanto no GC quanto no GI, as lactantes apresentaram dificuldades durnte o processo de amamentação: dificuldades de pega, posição do bebê para mamar, choro após mamada, dentre outros. Conclusão: Pode-se concluir que as ações de educação em saúde por meio do diálogo entre os usuários e profissionais, com auxílio de tecnologias, sobretudo da consultoria via mensagem e/ou áudio por aplicativo, podem permitir a realização de um atendimento e o acesso à informações com mais agilidade e com isso, possibilitar a construção do conhecimento coletivo, o que traz contribuições para a promoção do aleitamento materno. |
id |
UNIFEI_42274a221f5e34ed83bc1e52d534d528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40165 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativoApp-mediated breastfeeding nursing consultationConsulta de enfermería de lactancia mediada por appLactancia materna exclusivaEducación para la saludPromoción de la saludEnseñanza.Aleitamento materno exclusivoEducação em saúdePromoção da saúdeEnsino.Exclusive breastfeedingHealth educationHealth promotionTeaching.Objetivo: Avaliar a consultoria de enfermagem mediada por aplicativos de mensagens para o processo de amamentação até os 04 meses de vida. Método: Estudo quantitativo, longitudinal, com 57 lactantes que compreendeu: 1) Consulta de enfermagem presencial na maternidade 2) Consultas de enfermagem subsequentes, mediadas por aplicativo de mensagens. Após a consulta na maternidade, as participantes foram divididas por meio de sorteio em dois grupos: o grupo controle, no qual foi realizado um novo contato ao final da pesquisa, no 4º mês, e o grupo intervenção que foi acompanhado no 2º, 7º e 15º dia pós alta hospitalar e depois mensalmente até o 4º mês. Resultados: O perfil sócio-gestacional das participantes entre os grupos foi homogêneo, exceto a paridade (p 0,026). 96,7% das participantes se auto intitularam como parda/preta. Todas as participantes realizaram pré-natal, no entanto, no GC 46,7% referiram não ter recebido orientações sobre amamentação no pré-natal e no GI 55,6%. Tanto no GC quanto no GI, as lactantes apresentaram dificuldades durnte o processo de amamentação: dificuldades de pega, posição do bebê para mamar, choro após mamada, dentre outros. Conclusão: Pode-se concluir que as ações de educação em saúde por meio do diálogo entre os usuários e profissionais, com auxílio de tecnologias, sobretudo da consultoria via mensagem e/ou áudio por aplicativo, podem permitir a realização de um atendimento e o acesso à informações com mais agilidade e com isso, possibilitar a construção do conhecimento coletivo, o que traz contribuições para a promoção do aleitamento materno.Objetivo: Evaluar la consultoría de enfermería mediada por aplicaciones de mensajería para el proceso de lactancia materna hasta los 04 meses de vida. Método: Estudio cuantitativo, longitudinal con 57 mujeres lactantes, que comprende: 1) Consulta de enfermería presencial en la maternidad 2) Consultas de enfermería posteriores, mediadas por una aplicación de mensajería. Después de la consulta en la sala de maternidad, los participantes fueron divididos aleatoriamente en dos grupos: el grupo de control, en el que se hizo un nuevo contacto al final de la investigación, en el 4º mes, y el grupo de intervención que se siguió en el 2º, 7º y 15º día tras el alta hospitalaria y luego mensualmente hasta el 4º mes. Resultados: El perfil sociogestacional de las participantes entre los grupos fue homogéneo, excepto por la paridad (p 0,026). El 96,7% de los participantes se autodenominó moreno/negro. Todas las participantes realizaron control prenatal, sin embargo, en el GC el 46,7% refirió no haber recibido orientación sobre lactancia materna durante el control prenatal y en el GI el 55,6%. Tanto en el GC como en el GI, las lactantes presentaron dificultades durante el proceso de amamantamiento: dificultades en el prensión, posición del bebé para amamantar, llanto después de amamantar, entre otras. Conclusión: Se puede concluir que las acciones de educación en salud a través del diálogo entre usuarios y profesionales, con el auxilio de las tecnologías, especialmente la consulta vía mensaje y/o audio por aplicación, pueden permitir la atención y el acceso a la información de forma más rápida y posibilitar así la construcción de saberes colectivos, que aporten aportes para la promoción de la lactancia materna.Objective: To evaluate the nursing consultancy mediated by messaging applications for the breastfeeding process up to 04 months of life. Method: Quantitative, longitudinal study with 57 lactating women, comprising: 1) Face-to-face nursing consultation at the maternity 2) Subsequent nursing consultations, mediated by a messaging application. After the consultation at the maternity ward, the participants were randomly divided into two groups: the control group, in which a new contact was made at the end of the research, in the 4th month, and the intervention group that was followed up in the 2nd, 7th and 15th day after hospital discharge and then monthly until the 4th month. Results: The socio-gestational profile of the participants between the groups was homogeneous, except for parity (p 0.026). 96.7% of the participants called themselves brown/black. All participants underwent prenatal care, however, in the CG 46.7% reported not having received guidance on breastfeeding during prenatal care and in the IG 55.6%. Both in the CG and in the GI, the lactating women presented difficulties during the breastfeeding process: difficulties in latching on, the baby's position for breastfeeding, crying after breastfeeding, among others. Conclusion: It can be concluded that health education actions through dialogue between users and professionals, with the aid of technologies, especially consulting via message and/or audio by application, can allow the provision of care and access to information more quickly and thus enable the construction of collective knowledge, which brings contributions to the promotion of breastfeeding.Research, Society and Development2023-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4016510.33448/rsd-v12i4.40165Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e4212440165Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e4212440165Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e42124401652525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40165/33349Copyright (c) 2023 Guilherme Gomes Carvalho; Elisiane Gomes Bonfim; Amanda Lúcia Barreto Dantas; Marcia Teles Oliveira Gouveiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Guilherme GomesBonfim, Elisiane Gomes Dantas, Amanda Lúcia Barreto Gouveia, Marcia Teles Oliveira 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40165Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo App-mediated breastfeeding nursing consultation Consulta de enfermería de lactancia mediada por app |
title |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo |
spellingShingle |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo Carvalho, Guilherme Gomes Lactancia materna exclusiva Educación para la salud Promoción de la salud Enseñanza. Aleitamento materno exclusivo Educação em saúde Promoção da saúde Ensino. Exclusive breastfeeding Health education Health promotion Teaching. |
title_short |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo |
title_full |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo |
title_fullStr |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo |
title_full_unstemmed |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo |
title_sort |
Consultoria de enfermagem em amamentação mediada por aplicativo |
author |
Carvalho, Guilherme Gomes |
author_facet |
Carvalho, Guilherme Gomes Bonfim, Elisiane Gomes Dantas, Amanda Lúcia Barreto Gouveia, Marcia Teles Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Bonfim, Elisiane Gomes Dantas, Amanda Lúcia Barreto Gouveia, Marcia Teles Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Guilherme Gomes Bonfim, Elisiane Gomes Dantas, Amanda Lúcia Barreto Gouveia, Marcia Teles Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lactancia materna exclusiva Educación para la salud Promoción de la salud Enseñanza. Aleitamento materno exclusivo Educação em saúde Promoção da saúde Ensino. Exclusive breastfeeding Health education Health promotion Teaching. |
topic |
Lactancia materna exclusiva Educación para la salud Promoción de la salud Enseñanza. Aleitamento materno exclusivo Educação em saúde Promoção da saúde Ensino. Exclusive breastfeeding Health education Health promotion Teaching. |
description |
Objetivo: Avaliar a consultoria de enfermagem mediada por aplicativos de mensagens para o processo de amamentação até os 04 meses de vida. Método: Estudo quantitativo, longitudinal, com 57 lactantes que compreendeu: 1) Consulta de enfermagem presencial na maternidade 2) Consultas de enfermagem subsequentes, mediadas por aplicativo de mensagens. Após a consulta na maternidade, as participantes foram divididas por meio de sorteio em dois grupos: o grupo controle, no qual foi realizado um novo contato ao final da pesquisa, no 4º mês, e o grupo intervenção que foi acompanhado no 2º, 7º e 15º dia pós alta hospitalar e depois mensalmente até o 4º mês. Resultados: O perfil sócio-gestacional das participantes entre os grupos foi homogêneo, exceto a paridade (p 0,026). 96,7% das participantes se auto intitularam como parda/preta. Todas as participantes realizaram pré-natal, no entanto, no GC 46,7% referiram não ter recebido orientações sobre amamentação no pré-natal e no GI 55,6%. Tanto no GC quanto no GI, as lactantes apresentaram dificuldades durnte o processo de amamentação: dificuldades de pega, posição do bebê para mamar, choro após mamada, dentre outros. Conclusão: Pode-se concluir que as ações de educação em saúde por meio do diálogo entre os usuários e profissionais, com auxílio de tecnologias, sobretudo da consultoria via mensagem e/ou áudio por aplicativo, podem permitir a realização de um atendimento e o acesso à informações com mais agilidade e com isso, possibilitar a construção do conhecimento coletivo, o que traz contribuições para a promoção do aleitamento materno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40165 10.33448/rsd-v12i4.40165 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40165 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i4.40165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40165/33349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e4212440165 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e4212440165 Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e4212440165 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052618144481280 |