The biopsychosocial impacts suffered by the child population during the COVID-19 pandemic
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12286 |
Resumo: | Objetivo: discutir sobre o impacto biopsicossocial causado nas crianças devido às medidas de distanciamento e o isolamento social, impostas com o intuito de diminuir a transmissão do novo coronavírus, já relatados na literatura. Metodologia: realizou-se consultas nos bancos de dados da SCIELO, MEDLINE e PUBMED, utilizando os descritores “children”, “social isolation”, “psychosocial” e “covid-19”, com publicações no período de 2019 a 2020. Ao final das buscas, 15 publicações foram selecionadas para compor o estudo. Resultados e Discussão: Observou-se que durante o período de isolamento e distanciamento sociais, as crianças e os adolescentes ficaram mais propensos a desenvolver estresse crônico e agudo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e do apetite, irritabilidade, medo, insegurança e prejuízo nas interações sociais. Os grupos infantis mais vulneráveis, como os jovens que apresentam TEA e TDAH, também sofreram com as mudanças provocadas pela pandemia, apresentando alterações comportamentais. Conclusão: A população infantil está sujeita a sofrer implicações biopsicossociais com as medidas de isolamento social, sendo importante a criação de medidas que visem auxiliar a saúde mental das crianças e dos adolescentes nesse período conturbado. |
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The biopsychosocial impacts suffered by the child population during the COVID-19 pandemic Los impactos biopsicosociales sufridos por la población infantil durante la pandemia COVID-19 Os impactos biopsicossociais sofridos pela população infantil durante a pandemia do COVID-19 Infecção por coronavírusIsolamento socialCriançaImpacto psicossocial.Coronavirus infectionSocial isolationChildPsychosocial impact.Infección por coronavirusAislamiento socialNiñoImpacto psicosocial.Objetivo: discutir sobre o impacto biopsicossocial causado nas crianças devido às medidas de distanciamento e o isolamento social, impostas com o intuito de diminuir a transmissão do novo coronavírus, já relatados na literatura. Metodologia: realizou-se consultas nos bancos de dados da SCIELO, MEDLINE e PUBMED, utilizando os descritores “children”, “social isolation”, “psychosocial” e “covid-19”, com publicações no período de 2019 a 2020. Ao final das buscas, 15 publicações foram selecionadas para compor o estudo. Resultados e Discussão: Observou-se que durante o período de isolamento e distanciamento sociais, as crianças e os adolescentes ficaram mais propensos a desenvolver estresse crônico e agudo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e do apetite, irritabilidade, medo, insegurança e prejuízo nas interações sociais. Os grupos infantis mais vulneráveis, como os jovens que apresentam TEA e TDAH, também sofreram com as mudanças provocadas pela pandemia, apresentando alterações comportamentais. Conclusão: A população infantil está sujeita a sofrer implicações biopsicossociais com as medidas de isolamento social, sendo importante a criação de medidas que visem auxiliar a saúde mental das crianças e dos adolescentes nesse período conturbado.Objetivo: discutir el impacto biopsicosocial causado en los niños por las medidas de distanciamiento y aislamiento social, impuestas con el fin de reducir la transmisión del nuevo coronavirus, ya reportado en la literatura. Metodología: las consultas se realizaron en las bases de datos SCIELO, MEDLINE y PUBMED, utilizando los descriptores "niños", "aislamiento social", "psicosocial" y "covid-19", con publicaciones de 2019 a 2020. Al final de las búsquedas, se seleccionaron 15 publicaciones para componer el estudio. Resultados y Discusión: Se observó que durante el período de aislamiento social y desapego, los niños y adolescentes tenían más probabilidades de desarrollar estrés crónico y agudo, ansiedad, depresión, trastornos del sueño y del apetito, irritabilidad, miedo, inseguridad y lesiones. en las interacciones sociales. Los grupos de niños más vulnerables, como los jóvenes con TEA y TDAH, también sufrieron los cambios provocados por la pandemia, con cambios de comportamiento. Conclusión: La población infantil está sujeta a sufrir implicaciones biopsicosociales con medidas de aislamiento social, siendo importante la creación de medidas que tengan como objetivo ayudar a la salud mental de niños y adolescentes en este período convulso.Objetivo: discutir sobre o impacto biopsicossocial causado nas crianças devido às medidas de distanciamento e o isolamento social, impostas com o intuito de diminuir a transmissão do novo coronavírus, já relatados na literatura. Metodologia: realizou-se consultas nos bancos de dados da SCIELO, MEDLINE e PUBMED, utilizando os descritores “children”, “social isolation”, “psychosocial” e “covid-19”, com publicações no período de 2019 a 2020. Ao final das buscas, 15 publicações foram selecionadas para compor o estudo. Resultados e Discussão: Observou-se que durante o período de isolamento e distanciamento sociais, as crianças e os adolescentes ficaram mais propensos a desenvolver estresse crônico e agudo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono e do apetite, irritabilidade, medo, insegurança e prejuízo nas interações sociais. Os grupos infantis mais vulneráveis, como os jovens que apresentam TEA e TDAH, também sofreram com as mudanças provocadas pela pandemia, apresentando alterações comportamentais. Conclusão: A população infantil está sujeita a sofrer implicações biopsicossociais com as medidas de isolamento social, sendo importante a criação de medidas que visem auxiliar a saúde mental das crianças e dos adolescentes nesse período conturbado.Research, Society and Development2021-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1228610.33448/rsd-v10i2.12286Research, Society and Development; Vol. 10 No. 2; e54210212286Research, Society and Development; Vol. 10 Núm. 2; e54210212286Research, Society and Development; v. 10 n. 2; e542102122862525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12286/11580Copyright (c) 2021 Isadora Maria Gomes Almeida; Auvani Antunes da Silva Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Isadora Maria Gomes Silva Júnior, Auvani Antunes da 2021-03-02T09:32:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12286Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:33:54.468344Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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