Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Aline Moraes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bezerra, Camila Andresa Monte, Anjos, Beatriz Cristina Barbosa, Pinto, Ana Carolina Almeida Pimentel, Anjos, Thiago Augusto Ferreira dos, Barata, Joici Carvalho, Santos, Gabriele Freitas dos, Marinho, Rebecca Lobato, Cardoso, Rayane Franklin Mourão, Coelho , Larissa Aline Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37388
Resumo: Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem em prática do componente curricular “Saúde da Criança e Adolescente na Atenção Primária”. A metodologia tratou-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Os participantes do estudo foram compostos por 10 progenitores de crianças na faixa etária da primeira infância, e que compareceram à consulta de enfermagem em puericultura. Para analisar e interpretar os dados coletados, foi utilizado a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados foram obtidos durante as consultas de puericultura realizadas, foi perguntado aos progenitores sobre o uso de PICs nas crianças e eles relataram que utilizavam chá de erva-cidreira para cólicas, massagens abdominais para a constipação e o uso de músicas para acalmar o bebê. Baseado nisso, na discussão atentou-se para questões norteadoras do tema, e levantando-se hipótese da funcionalidade das práticas integrativas e não farmacológicas em crianças na primeira infância. Conclui-se que as PICs surgem como uma forma não medicamentosa para o alívio de sintomas comuns na primeira infância. Dessa forma, a enfermagem tem um papel de destaque na orientação acerca da utilização adequada dessas práticas, com a finalidade de garantir uma assistência holística, qualificada e humanizada ao usuário. Assim, nota-se a relevância da capacitação e contínua atualização do profissional diante das PICS. Apesar disso, é importante ressaltar a carência de artigos com o mesmo viés científico, o que demonstra a necessidade de produções científicas que possam explicar e relatar sobre a aplicabilidade das PICs no público infantil.
id UNIFEI_4c714d5a83a4d4dd48b702e8aec5cb41
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37388
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência Using integrative and complementary practices as mitigating resources for common early childhood issues: Experience reportUso de Prácticas Integrativas y complementarias como un recurso mitigador para problemas comunes de la primera infancia: Informe de experiencia Complementary therapiesChild healthNursing care.Terapias complementariasSalud InfantilCuidados de enfermeira.Terapias complementaresSaúde da criançaCuidados de enfermagem.Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem em prática do componente curricular “Saúde da Criança e Adolescente na Atenção Primária”. A metodologia tratou-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Os participantes do estudo foram compostos por 10 progenitores de crianças na faixa etária da primeira infância, e que compareceram à consulta de enfermagem em puericultura. Para analisar e interpretar os dados coletados, foi utilizado a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados foram obtidos durante as consultas de puericultura realizadas, foi perguntado aos progenitores sobre o uso de PICs nas crianças e eles relataram que utilizavam chá de erva-cidreira para cólicas, massagens abdominais para a constipação e o uso de músicas para acalmar o bebê. Baseado nisso, na discussão atentou-se para questões norteadoras do tema, e levantando-se hipótese da funcionalidade das práticas integrativas e não farmacológicas em crianças na primeira infância. Conclui-se que as PICs surgem como uma forma não medicamentosa para o alívio de sintomas comuns na primeira infância. Dessa forma, a enfermagem tem um papel de destaque na orientação acerca da utilização adequada dessas práticas, com a finalidade de garantir uma assistência holística, qualificada e humanizada ao usuário. Assim, nota-se a relevância da capacitação e contínua atualização do profissional diante das PICS. Apesar disso, é importante ressaltar a carência de artigos com o mesmo viés científico, o que demonstra a necessidade de produções científicas que possam explicar e relatar sobre a aplicabilidade das PICs no público infantil.The objective was to improvethe experience experienced by nursing students in practice of the curricular component "Child and Adolescent Health in Primary Care".  The methodology was a descriptive study of qualitative approach, of the type of experience report. The study participants were composed of 10 parents of children in the early childhood age group, who attended the nursing consultation in childcare. Bardin's proposed content analysis technique was used to analyze and interpret the collected data. The results were obtid during childcare consultations performed, parents were asked about the use of PICs in children, and they reported that they used lemon balm tea for cramps, abdominal massages for constipation and the use of music to calm the baby. Based on this, the discussion was made to guide issues of the theme, and the hypothesis of the functionality of integrative and non-pharmacological practices in early childhood children was raised. It is concluded that PICs appear as a non-drug form for the relief of common symptoms in early childhood. Thus, nursing plays a prominent role in guiding the proper use of these practices, with the purpose of ensuring holistic, qualified and humanized care to the user. Thus, it is noted the relevance of training and continuous updating of the professional in the face of PICS. Nevertheless, it is important to highlight the lack of articles with the same scientific bias, which demonstrates the need for scientific productions that can explain and report on the applicability of PICs in children.El objetivo fue mejorar la experiencia experimentada por los estudiantes de enfermería en la práctica del componente curricular "Salud del Niño y del Adolescente en la Atención Primaria".  La metodología fue un estudio descriptivo de abordaje cualitativo, del tipo de informe de experiencia. Los participantes del estudio fueron compuestos por 10 padres de niños en el grupo de edad de la primera infancia, que asistieron a la consulta de enfermería en el cuidado del niño. La técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin se utilizó para analizar e interpretar los datos recolectados. Los resultados fueron obtides durante las consultas de cuidado infantil realizadas, se preguntó a los padres sobre el uso de PIC en niños e informaron que usaron té de bálsamo de limón para los calambres, masajes abdominales para el estreñimiento y el uso de música para calmar al bebé. Con base en esto, la discusión se hizo para orientar los temas del tema, y se planteó la hipótesis de la funcionalidad de las prácticas integradoras y no farmacológicas en niños de la primera infancia. Se concluye que los PIC aparecen como una forma no farmacológica para el alivio de los síntomas comunes en la primera infancia. Así, la enfermería juega un papel destacado en la orientación del uso adecuado de estas prácticas, con el propósito de garantizar una atención holística, calificada y humanizada al usuario. Así, se señala la relevancia de la formación y actualización continua del profesional frente a PICS. Sin embargo, es importante destacar la falta de artículos con el mismo sesgo científico, lo que demuestra la necesidad de producciones científicas que puedan explicar e informar sobre la aplicabilidad de los PIC en niños.Research, Society and Development2022-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3738810.33448/rsd-v11i15.37388Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e516111537388Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e516111537388Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5161115373882525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37388/31247Copyright (c) 2022 Aline Moraes Monteiro; Camila Andresa Monte Bezerra; Beatriz Cristina Barbosa Anjos; Ana Carolina Almeida Pimentel Pinto; Thiago Augusto Ferreira dos Anjos; Joici Carvalho Barata; Gabriele Freitas dos Santos; Rebecca Lobato Marinho; Rayane Franklin Mourão Cardoso; Larissa Aline Costa Coelho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Aline MoraesBezerra, Camila Andresa MonteAnjos, Beatriz Cristina BarbosaPinto, Ana Carolina Almeida PimentelAnjos, Thiago Augusto Ferreira dos Barata, Joici Carvalho Santos, Gabriele Freitas dos Marinho, Rebecca Lobato Cardoso, Rayane Franklin Mourão Coelho , Larissa Aline Costa 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37388Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:34.979911Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência
Using integrative and complementary practices as mitigating resources for common early childhood issues: Experience report
Uso de Prácticas Integrativas y complementarias como un recurso mitigador para problemas comunes de la primera infancia: Informe de experiencia
title Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência
spellingShingle Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência
Monteiro, Aline Moraes
Complementary therapies
Child health
Nursing care.
Terapias complementarias
Salud Infantil
Cuidados de enfermeira.
Terapias complementares
Saúde da criança
Cuidados de enfermagem.
title_short Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência
title_full Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência
title_fullStr Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência
title_full_unstemmed Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência
title_sort Utilização de Práticas Integrativas e Complementares como recurso mitigador de problemas comuns da primeira infância: Relato de experiência
author Monteiro, Aline Moraes
author_facet Monteiro, Aline Moraes
Bezerra, Camila Andresa Monte
Anjos, Beatriz Cristina Barbosa
Pinto, Ana Carolina Almeida Pimentel
Anjos, Thiago Augusto Ferreira dos
Barata, Joici Carvalho
Santos, Gabriele Freitas dos
Marinho, Rebecca Lobato
Cardoso, Rayane Franklin Mourão
Coelho , Larissa Aline Costa
author_role author
author2 Bezerra, Camila Andresa Monte
Anjos, Beatriz Cristina Barbosa
Pinto, Ana Carolina Almeida Pimentel
Anjos, Thiago Augusto Ferreira dos
Barata, Joici Carvalho
Santos, Gabriele Freitas dos
Marinho, Rebecca Lobato
Cardoso, Rayane Franklin Mourão
Coelho , Larissa Aline Costa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Aline Moraes
Bezerra, Camila Andresa Monte
Anjos, Beatriz Cristina Barbosa
Pinto, Ana Carolina Almeida Pimentel
Anjos, Thiago Augusto Ferreira dos
Barata, Joici Carvalho
Santos, Gabriele Freitas dos
Marinho, Rebecca Lobato
Cardoso, Rayane Franklin Mourão
Coelho , Larissa Aline Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Complementary therapies
Child health
Nursing care.
Terapias complementarias
Salud Infantil
Cuidados de enfermeira.
Terapias complementares
Saúde da criança
Cuidados de enfermagem.
topic Complementary therapies
Child health
Nursing care.
Terapias complementarias
Salud Infantil
Cuidados de enfermeira.
Terapias complementares
Saúde da criança
Cuidados de enfermagem.
description Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem em prática do componente curricular “Saúde da Criança e Adolescente na Atenção Primária”. A metodologia tratou-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Os participantes do estudo foram compostos por 10 progenitores de crianças na faixa etária da primeira infância, e que compareceram à consulta de enfermagem em puericultura. Para analisar e interpretar os dados coletados, foi utilizado a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados foram obtidos durante as consultas de puericultura realizadas, foi perguntado aos progenitores sobre o uso de PICs nas crianças e eles relataram que utilizavam chá de erva-cidreira para cólicas, massagens abdominais para a constipação e o uso de músicas para acalmar o bebê. Baseado nisso, na discussão atentou-se para questões norteadoras do tema, e levantando-se hipótese da funcionalidade das práticas integrativas e não farmacológicas em crianças na primeira infância. Conclui-se que as PICs surgem como uma forma não medicamentosa para o alívio de sintomas comuns na primeira infância. Dessa forma, a enfermagem tem um papel de destaque na orientação acerca da utilização adequada dessas práticas, com a finalidade de garantir uma assistência holística, qualificada e humanizada ao usuário. Assim, nota-se a relevância da capacitação e contínua atualização do profissional diante das PICS. Apesar disso, é importante ressaltar a carência de artigos com o mesmo viés científico, o que demonstra a necessidade de produções científicas que possam explicar e relatar sobre a aplicabilidade das PICs no público infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37388
10.33448/rsd-v11i15.37388
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37388
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37388/31247
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e516111537388
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e516111537388
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e516111537388
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052729264177152