Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luís Eduardo Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira , Aline Xavier, Santos, Maria Gabriele Rodrigues dos, Lacerda, Maria Vitória, Ricarte , Kátia Magaly Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40040
Resumo: Objetivo: O objetivo do trabalho foi correlacionar o nível de motricidade com a qualidade de vida de crianças na pandemia. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, de caráter quantitativo e natureza descritiva e exploratória que compreendeu uma amostra final de 75 escolares, com idade entre 9 e 10 anos, matriculados em escolas públicas. As crianças responderam um questionário sobre seu perfil sociodemográfico e escolar na pandemia. A avaliação do desempenho motor ocorreu por meio da EDM de Rosa Neto (2002), enquanto a percepção subjetiva de qualidade de vida dos escolares através do questionário AUQEI. Resultados: A grande maioria dos escolares apresentaram um nível de qualidade de vida satisfatório (76%). Ao analisar isoladamente os domínios, constatou-se que o item “autonomia” dos avaliados possui prevalência (92%) de escolares que demostraram insatisfação. Percebeu-se que a grande maioria se mostrou estar dentro dos padrões de normalidade para aos níveis de desenvolvimento motor (62,7%) e ao associar à qualidade de vida, não foi confirmado nenhuma diferença significativa (p<0,001) entre as variáveis. No entanto, observou-se que 33,3% dos avaliados que tiveram um desenvolvimento motor classificado como inferior, apresentaram um nível insatisfatório quanto a análise subjetiva de sua qualidade de vida e ainda que 25% das crianças que se mantiveram no ensino remoto e 37,5% que permaneceram no ensino híbrido apresentaram déficit na idade motora. Conclusão: Concluiu-se que não houve uma associação significativa entre as variáveis de desenvolvimento motor e qualidade de vida. Entretanto, o domínio “autonomia” esteve visivelmente afetado.  
id UNIFEI_4d6bfc41f7a1c6b54b1cef0d9b542286
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40040
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19 Motricity and quality of life in children during the COVID-19 pandemic Motricidad y calidad de vida en niños durante la pandemia de COVID-19Desempeño psicomotorCalidad de vidaNiñosCOVID-19.Psychomotor performanceQuality of lifeKidsCOVID-19.Desempenho psicomotorQualidade de vidaCriançasCOVID-19.Objetivo: O objetivo do trabalho foi correlacionar o nível de motricidade com a qualidade de vida de crianças na pandemia. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, de caráter quantitativo e natureza descritiva e exploratória que compreendeu uma amostra final de 75 escolares, com idade entre 9 e 10 anos, matriculados em escolas públicas. As crianças responderam um questionário sobre seu perfil sociodemográfico e escolar na pandemia. A avaliação do desempenho motor ocorreu por meio da EDM de Rosa Neto (2002), enquanto a percepção subjetiva de qualidade de vida dos escolares através do questionário AUQEI. Resultados: A grande maioria dos escolares apresentaram um nível de qualidade de vida satisfatório (76%). Ao analisar isoladamente os domínios, constatou-se que o item “autonomia” dos avaliados possui prevalência (92%) de escolares que demostraram insatisfação. Percebeu-se que a grande maioria se mostrou estar dentro dos padrões de normalidade para aos níveis de desenvolvimento motor (62,7%) e ao associar à qualidade de vida, não foi confirmado nenhuma diferença significativa (p<0,001) entre as variáveis. No entanto, observou-se que 33,3% dos avaliados que tiveram um desenvolvimento motor classificado como inferior, apresentaram um nível insatisfatório quanto a análise subjetiva de sua qualidade de vida e ainda que 25% das crianças que se mantiveram no ensino remoto e 37,5% que permaneceram no ensino híbrido apresentaram déficit na idade motora. Conclusão: Concluiu-se que não houve uma associação significativa entre as variáveis de desenvolvimento motor e qualidade de vida. Entretanto, o domínio “autonomia” esteve visivelmente afetado.  Objective: The objective of the work was to correlate the level of motricity with the quality of life of children in the pandemic. Methodology: A cross-sectional, quantitative, descriptive and exploratory study was carried out, comprising a final sample of 75 schoolchildren, aged between 9 and 10 years, enrolled in public schools. The children answered a questionnaire about their sociodemographic and school profile in the pandemic. The assessment of motor performance took place through the EDM of Rosa Neto (2002), while the subjective perception of quality of life of the students through the AUQEI questionnaire. Results: The vast majority of students had a satisfactory level of quality of life (76%). When analyzing the domains separately, it was found that the item “autonomy” of those evaluated has a prevalence (92%) of students who showed dissatisfaction. It was noticed that the vast majority proved to be within the normal range for motor development levels (62.7%) and when associated with quality of life, no significant difference was confirmed (p<0.001) between the variables. However, it was observed that 33.3% of those evaluated who had a motor development classified as inferior, presented an unsatisfactory level regarding the subjective analysis of their quality of life and although 25% of the children who remained in the remote teaching and 37, 5% who remained in hybrid teaching had a deficit in motor age. Conclusion: It was concluded that there was no significant association between the variables of motor development and quality of life. However, the domain “autonomy” is visibly affected.Objetivo: El objetivo del trabajo fue correlacionar el nivel de motricidad con la calidad de vida de los niños en la pandemia. Método: Se realizó un estudio transversal, cuantitativo, descriptivo y exploratorio, comprendiendo una muestra final de 75 estudiantes, con edades entre 9 y 10 años, matriculados en escuelas públicas. Los niños respondieron un cuestionario sobre su perfil sociodemográfico y escolar durante la pandemia. La evaluación del rendimiento motor ocurrió a través del EDM de Rosa Neto (2002), mientras que la percepción subjetiva de calidad de vida de los estudiantes a través del cuestionario AUQEI. Resultados: La gran mayoría de los estudiantes tuvo un nivel de calidad de vida satisfactorio (76%). Al analizar los dominios por separado, se encontró que el ítem “autonomía” de los evaluados tiene una prevalencia (92%) de estudiantes que mostraron insatisfacción. Se percibió que la gran mayoría se mostró dentro del rango normal para los niveles de desarrollo motor (62,7%) y al asociarlo a la calidad de vida no se constató diferencia significativa (p<0,001) entre las variables. Sin embargo, se observó que el 33,3% de los evaluados que tenían un desarrollo motor clasificado como inferior, presentaron un nivel insatisfactorio en cuanto al análisis subjetivo de su calidad de vida e incluso que el 25% de los niños que permanecieron en educación a distancia y el 37. El 5% que permaneció en la educación semipresencial mostró un déficit en la edad motriz. Conclusión: Se concluyó que no hubo asociación significativa entre las variables de desarrollo motor y calidad de vida. Sin embargo, el dominio de la “autonomía” se vio visiblemente afectado.Research, Society and Development2023-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4004010.33448/rsd-v12i2.40040Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e23812240040Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e23812240040Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e238122400402525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40040/32914Copyright (c) 2023 Luís Eduardo Lima Santos; Aline Xavier Ferreira ; Maria Gabriele Rodrigues dos Santos; Maria Vitória Lacerda; Kátia Magaly Pires Ricarte https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luís Eduardo Lima Ferreira , Aline Xavier Santos, Maria Gabriele Rodrigues dos Lacerda, Maria Vitória Ricarte , Kátia Magaly Pires 2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40040Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19
Motricity and quality of life in children during the COVID-19 pandemic
Motricidad y calidad de vida en niños durante la pandemia de COVID-19
title Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19
spellingShingle Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19
Santos, Luís Eduardo Lima
Desempeño psicomotor
Calidad de vida
Niños
COVID-19.
Psychomotor performance
Quality of life
Kids
COVID-19.
Desempenho psicomotor
Qualidade de vida
Crianças
COVID-19.
title_short Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19
title_full Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19
title_fullStr Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19
title_full_unstemmed Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19
title_sort Motricidade e qualidade de vida em crianças durante a pandemia por COVID-19
author Santos, Luís Eduardo Lima
author_facet Santos, Luís Eduardo Lima
Ferreira , Aline Xavier
Santos, Maria Gabriele Rodrigues dos
Lacerda, Maria Vitória
Ricarte , Kátia Magaly Pires
author_role author
author2 Ferreira , Aline Xavier
Santos, Maria Gabriele Rodrigues dos
Lacerda, Maria Vitória
Ricarte , Kátia Magaly Pires
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luís Eduardo Lima
Ferreira , Aline Xavier
Santos, Maria Gabriele Rodrigues dos
Lacerda, Maria Vitória
Ricarte , Kátia Magaly Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Desempeño psicomotor
Calidad de vida
Niños
COVID-19.
Psychomotor performance
Quality of life
Kids
COVID-19.
Desempenho psicomotor
Qualidade de vida
Crianças
COVID-19.
topic Desempeño psicomotor
Calidad de vida
Niños
COVID-19.
Psychomotor performance
Quality of life
Kids
COVID-19.
Desempenho psicomotor
Qualidade de vida
Crianças
COVID-19.
description Objetivo: O objetivo do trabalho foi correlacionar o nível de motricidade com a qualidade de vida de crianças na pandemia. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, de caráter quantitativo e natureza descritiva e exploratória que compreendeu uma amostra final de 75 escolares, com idade entre 9 e 10 anos, matriculados em escolas públicas. As crianças responderam um questionário sobre seu perfil sociodemográfico e escolar na pandemia. A avaliação do desempenho motor ocorreu por meio da EDM de Rosa Neto (2002), enquanto a percepção subjetiva de qualidade de vida dos escolares através do questionário AUQEI. Resultados: A grande maioria dos escolares apresentaram um nível de qualidade de vida satisfatório (76%). Ao analisar isoladamente os domínios, constatou-se que o item “autonomia” dos avaliados possui prevalência (92%) de escolares que demostraram insatisfação. Percebeu-se que a grande maioria se mostrou estar dentro dos padrões de normalidade para aos níveis de desenvolvimento motor (62,7%) e ao associar à qualidade de vida, não foi confirmado nenhuma diferença significativa (p<0,001) entre as variáveis. No entanto, observou-se que 33,3% dos avaliados que tiveram um desenvolvimento motor classificado como inferior, apresentaram um nível insatisfatório quanto a análise subjetiva de sua qualidade de vida e ainda que 25% das crianças que se mantiveram no ensino remoto e 37,5% que permaneceram no ensino híbrido apresentaram déficit na idade motora. Conclusão: Concluiu-se que não houve uma associação significativa entre as variáveis de desenvolvimento motor e qualidade de vida. Entretanto, o domínio “autonomia” esteve visivelmente afetado.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40040
10.33448/rsd-v12i2.40040
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40040
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i2.40040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40040/32914
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e23812240040
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e23812240040
Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e23812240040
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052617541550080