Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Procópio, Kérima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves, Cristina Garcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40854
Resumo: Introdução: A educação em saúde está totalmente vinculada ao pré-natal, tendo como objetivo principal a promoção da saúde da gestante, cabendo ao profissional desenvolver medidas educativas que possam mudar comportamentos. Por isso, este trabalho analisou as evidências disponíveis na literatura sobre o preparo das gestantes no pré-natal de risco habitual, para o momento do parto vaginal. Metodologia: A metodologia escolhida trata-se de uma revisão integrativa (RI) que irá buscar, por meio da produção científica nacional e internacional, responder à pergunta norteadora deste estudo: Quais são as evidências disponíveis na literatura sobre o preparo de gestantes para o parto através da educação e saúde? Critérios de inclusão: produções textuais publicadas em português e inglês, disponíveis de junho 2012 a junho 2022, sobre o tema. Critério de exclusão: serão desconsiderados os artigos de revisão de literatura. A análise e síntese dos dados foram realizadas de forma descritiva com os dados característicos de cada estudo registrado em tabelas. Resultados: Foram selecionados 3 artigos, analisados por título e resumo, para leitura na íntegra. Considerações finais: Os programas de educação em saúde para gestantes, fornecidos por profissionais capacitados, devem ser considerados como parte natural da rotina pré-natal. O ato de reproduzir conhecimento para mulheres grávidas diminui o medo do parto, ansiedade e estresse, assim como também aumenta a autoeficácia no momento da parturição.
id UNIFEI_51b6f3b5c3285db4ba689b5ade582114
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40854
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativaHealth education in the preparation of pregnant women for delivery in Primary Care: Integrative reviewLa educación en salud en la preparación de la embarazada para el parto en la Atención Primaria: Revisión integrativaPregnancyPrenatal careNursing carePrenatal educationChildbirth work.EmbarazoCuidado prenatalCuidado de enfermeraEducación prenatalTrabajo de parto.GravidezCuidado pré-natalCuidados de enfermagemEducação pré-natalTrabalho de parto.Introdução: A educação em saúde está totalmente vinculada ao pré-natal, tendo como objetivo principal a promoção da saúde da gestante, cabendo ao profissional desenvolver medidas educativas que possam mudar comportamentos. Por isso, este trabalho analisou as evidências disponíveis na literatura sobre o preparo das gestantes no pré-natal de risco habitual, para o momento do parto vaginal. Metodologia: A metodologia escolhida trata-se de uma revisão integrativa (RI) que irá buscar, por meio da produção científica nacional e internacional, responder à pergunta norteadora deste estudo: Quais são as evidências disponíveis na literatura sobre o preparo de gestantes para o parto através da educação e saúde? Critérios de inclusão: produções textuais publicadas em português e inglês, disponíveis de junho 2012 a junho 2022, sobre o tema. Critério de exclusão: serão desconsiderados os artigos de revisão de literatura. A análise e síntese dos dados foram realizadas de forma descritiva com os dados característicos de cada estudo registrado em tabelas. Resultados: Foram selecionados 3 artigos, analisados por título e resumo, para leitura na íntegra. Considerações finais: Os programas de educação em saúde para gestantes, fornecidos por profissionais capacitados, devem ser considerados como parte natural da rotina pré-natal. O ato de reproduzir conhecimento para mulheres grávidas diminui o medo do parto, ansiedade e estresse, assim como também aumenta a autoeficácia no momento da parturição.Introduction: Health education is fully linked to prenatal care, with the main objective of promoting the health of pregnant women, and it is up to the professional to develop educational measures that can change behaviors. For this reason, this study analyzed the evidence available in the literature on the preparation of pregnant women in prenatal care at usual risk, for the moment of vaginal delivery. Methodology: The methodology chosen is an integrative review (IR) that will seek, through national and international scientific production, to answer the guiding question of this study: What evidence is available in the literature on preparing pregnant women for childbirth through education and health? Inclusion criteria: textual productions published in Portuguese and English, available from June 2012 to June 2022, on the subject. Exclusion criteria: literature review articles will be disregarded. The analysis and synthesis of the data were carried out descriptively with the characteristic data of each study recorded in tables. Results: 3 articles were selected, analyzed by title and abstract, for full reading. Final considerations: Health education programs for pregnant women, provided by trained professionals, should be considered a natural part of the prenatal routine. The act of reproducing knowledge for pregnant women decreases fear of childbirth, anxiety and stress, as well as increases self-efficacy at the time of parturition.Introducción: La educación en salud está plenamente ligada al control prenatal, con el objetivo principal de promover la salud de las gestantes, y corresponde al profesional desarrollar medidas educativas que puedan modificar conductas. Por ello, este estudio analizó las evidencias disponibles en la literatura sobre la preparación de las gestantes en el prenatal de riesgo habitual, para el momento del parto vaginal. Metodología: La metodología escogida es una revisión integradora (RI) que buscará, a través de la producción científica nacional e internacional, responder a la pregunta orientadora de este estudio: ¿Qué evidencia hay disponible en la literatura sobre la preparación de las gestantes para el parto a través de la educación y la salud? Criterios de inclusión: producciones textuales publicadas en portugués e inglés, disponibles de junio de 2012 a junio de 2022, sobre el tema. Criterios de exclusión: no se tendrán en cuenta los artículos de revisión bibliográfica. El análisis y síntesis de los datos se realizó de forma descriptiva con los datos característicos de cada estudio registrados en tablas. Resultados: Se seleccionaron 3 artículos, analizados por título y resumen, para lectura completa. Consideraciones finales: Los programas de educación en salud para gestantes, impartidos por profesionales capacitados, deben ser considerados parte natural de la rutina prenatal. El acto de reproducir conocimientos para las gestantes disminuye el miedo al parto, la ansiedad y el estrés, así como aumenta la autoeficacia al momento del parto.Research, Society and Development2023-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4085410.33448/rsd-v12i4.40854Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e16812440854Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e16812440854Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e168124408542525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40854/33490Copyright (c) 2023 Kérima Procópio; Cristina Garcia Lopes Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessProcópio, KérimaAlves, Cristina Garcia Lopes 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40854Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa
Health education in the preparation of pregnant women for delivery in Primary Care: Integrative review
La educación en salud en la preparación de la embarazada para el parto en la Atención Primaria: Revisión integrativa
title Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa
spellingShingle Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa
Procópio, Kérima
Pregnancy
Prenatal care
Nursing care
Prenatal education
Childbirth work.
Embarazo
Cuidado prenatal
Cuidado de enfermera
Educación prenatal
Trabajo de parto.
Gravidez
Cuidado pré-natal
Cuidados de enfermagem
Educação pré-natal
Trabalho de parto.
title_short Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa
title_full Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa
title_fullStr Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa
title_full_unstemmed Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa
title_sort Educação em saúde no preparo de gestantes para o parto na Atenção Primária: Revisão integrativa
author Procópio, Kérima
author_facet Procópio, Kérima
Alves, Cristina Garcia Lopes
author_role author
author2 Alves, Cristina Garcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Procópio, Kérima
Alves, Cristina Garcia Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Pregnancy
Prenatal care
Nursing care
Prenatal education
Childbirth work.
Embarazo
Cuidado prenatal
Cuidado de enfermera
Educación prenatal
Trabajo de parto.
Gravidez
Cuidado pré-natal
Cuidados de enfermagem
Educação pré-natal
Trabalho de parto.
topic Pregnancy
Prenatal care
Nursing care
Prenatal education
Childbirth work.
Embarazo
Cuidado prenatal
Cuidado de enfermera
Educación prenatal
Trabajo de parto.
Gravidez
Cuidado pré-natal
Cuidados de enfermagem
Educação pré-natal
Trabalho de parto.
description Introdução: A educação em saúde está totalmente vinculada ao pré-natal, tendo como objetivo principal a promoção da saúde da gestante, cabendo ao profissional desenvolver medidas educativas que possam mudar comportamentos. Por isso, este trabalho analisou as evidências disponíveis na literatura sobre o preparo das gestantes no pré-natal de risco habitual, para o momento do parto vaginal. Metodologia: A metodologia escolhida trata-se de uma revisão integrativa (RI) que irá buscar, por meio da produção científica nacional e internacional, responder à pergunta norteadora deste estudo: Quais são as evidências disponíveis na literatura sobre o preparo de gestantes para o parto através da educação e saúde? Critérios de inclusão: produções textuais publicadas em português e inglês, disponíveis de junho 2012 a junho 2022, sobre o tema. Critério de exclusão: serão desconsiderados os artigos de revisão de literatura. A análise e síntese dos dados foram realizadas de forma descritiva com os dados característicos de cada estudo registrado em tabelas. Resultados: Foram selecionados 3 artigos, analisados por título e resumo, para leitura na íntegra. Considerações finais: Os programas de educação em saúde para gestantes, fornecidos por profissionais capacitados, devem ser considerados como parte natural da rotina pré-natal. O ato de reproduzir conhecimento para mulheres grávidas diminui o medo do parto, ansiedade e estresse, assim como também aumenta a autoeficácia no momento da parturição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40854
10.33448/rsd-v12i4.40854
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40854
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i4.40854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40854/33490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Kérima Procópio; Cristina Garcia Lopes Alves
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Kérima Procópio; Cristina Garcia Lopes Alves
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e16812440854
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e16812440854
Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e16812440854
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052621184303104