Análise da tendência temporal e dos fatores associados às lesões osteomusculares causadas por acidentes de trânsito no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bianca Gabriella de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Felipe Francelino de, Quintella, Kelvim Barbosa, Piccinin, Gabriele Elisete, Metzger Filho, Alfredo Renato, Silva, Laís Cristina Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42913
Resumo: Objetivo: Identificar a prevalência e mortalidade das internações por lesões osteomusculares por acidente de trânsito no Brasil. Métodos: Consiste em uma investigação clínica retrospectiva, através de estudo epidemiológico quantitativo descritivo, cujos dados foram obtidos por meio de consultas nas bases de dados Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A amostra do estudo foram pacientes internados vítimas de acidentes de trânsito envolvendo lesões osteomusculares no Brasil durante os anos de 2018 a 2022. Resultados: Foram registrados 1.118.984 casos de lesões osteomusculares por acidentes de trânsito durante o período de 2018-2022 no Brasil. A faixa etária mais envolvida foi a dos 20 - 40 anos (48,7%), crianças e adolescentes compreenderam grande parte desta população (14,8%). Foram registrados 142.130 óbitos. Conclusão: As lesões osteomusculares por acidente de trânsito repercutem em impactos socioeconômicos significativos, sendo essencial a inserção de políticas sociais direcionadas à fiscalização e redução de riscos.
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A amostra do estudo foram pacientes internados vítimas de acidentes de trânsito envolvendo lesões osteomusculares no Brasil durante os anos de 2018 a 2022. Resultados: Foram registrados 1.118.984 casos de lesões osteomusculares por acidentes de trânsito durante o período de 2018-2022 no Brasil. A faixa etária mais envolvida foi a dos 20 - 40 anos (48,7%), crianças e adolescentes compreenderam grande parte desta população (14,8%). Foram registrados 142.130 óbitos. Conclusão: As lesões osteomusculares por acidente de trânsito repercutem em impactos socioeconômicos significativos, sendo essencial a inserção de políticas sociais direcionadas à fiscalização e redução de riscos.Objective: To identify the prevalence and mortality of hospitalizations for musculoskeletal injuries due to traffic accidents in Brazil. Methods: This is a retrospective clinical investigation, through a quantitative epidemiological study, whose data were obtained by consulting the databases Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). The study sample were patients hospitalized victims of traffic accidents involving musculoskeletal injuries in Brazil during the years 2018 to 2022. Results: 1,118,984 cases of musculoskeletal injuries due to traffic accidents were recorded during the period 2018-2022 in Brazil. The most involved age group was 20 - 40 years (48.7%), children and adolescents comprised a large part of this population (14.8%). 142,130 deaths were recorded. Conclusion: Musculoskeletal injuries due to traffic accidents result in significant socioeconomic impacts, and the insertion of social policies aimed at monitoring and risk reduction is essential.Objetivo: Identificar la prevalencia y la mortalidad de las hospitalizaciones por lesiones osteomusculares debidas a accidentes de tránsito en Brasil. Métodos: Consiste en una investigación clínica retrospectiva, a través de un estudio epidemiológico cuantitativo descriptivo, cuyos datos fueron obtenidos a través de consultas en las bases de datos del Departamento de Informática del Sistema Único de Salud (DATASUS). La muestra del estudio fueron pacientes hospitalizados víctimas de accidentes de tránsito con lesiones musculoesqueléticas en Brasil durante los años 2018 a 2022. Resultados: Se registraron 1.118.984 casos de lesiones musculoesqueléticas por accidentes de tránsito durante el período 2018-2022 en Brasil. El grupo de edad más involucrado fue de 20 a 40 años (48,7%), los niños y adolescentes comprendieron una gran parte de esta población (14,8%). Se registraron 142 130 muertes. Conclusión: Las lesiones musculoesqueléticas por accidentes de tránsito tienen impactos socioeconómicos significativos, siendo fundamental la inserción de políticas sociales dirigidas a la monitorización y reducción de riesgos.Research, Society and Development2023-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4291310.33448/rsd-v12i8.42913Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e6712842913Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e6712842913Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e67128429132525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42913/34588Copyright (c) 2023 Bianca Gabriella de Oliveira; Felipe Francelino de Oliveira; Kelvim Barbosa Quintella; Gabriele Elisete Piccinin; Alfredo Renato Metzger Filho; Laís Cristina Pereira da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bianca Gabriella de Oliveira, Felipe Francelino de Quintella, Kelvim Barbosa Piccinin, Gabriele Elisete Metzger Filho, Alfredo Renato Silva, Laís Cristina Pereira da 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42913Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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