A Universidade como ferramenta do conhecimento dos estudantes de Odontologia sobre temas bioéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Victor Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Maria Laura Soares, Viana, Paula Daiane Nunes, Evaristo, Thyago Kauan Ramos, Santana, Letícia Maria Branco de, Souza, Vinicius José Santiago de, Pinheiro, José Thadeu, Santiago, Adriana Paula de Andrade da Costa e Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44142
Resumo: A valorização da bioética como parte do aperfeiçoamento ético-humanístico dos cirurgiões-dentistas tem cada vez se tornado mais evidente. Neste sentido, este trabalho teve o objetivo de verificar a percepção da informação que estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco têm sobre dilemas bioéticos, aferindo também o percentual de participação do ensino universitário para o desenvolvimento deste conhecimento. Para isto foi aplicado questionário semiestruturado, por meio de formulário google forms, para o qual os participantes receberam um link pelo endereço de E-mail ou aplicativo whatsApp, utilizando amostragem de conveniência obtida pela metodologia “bola de neve”. Fizeram parte da pesquisa discentes matriculados no curso de Odontologia da UFPE sendo excluídos os que tivessem trancado a faculdade. A amostra foi composta de 65 estudantes, sendo 80% do sexo feminino, sendo os 3º e 5º períodos os com maior número de participantes. Os resultados demonstraram equilibrada percepção de conhecimento entre os estudantes sobre os temas indicados no questionário, os quais em mais de 50% informaram conhecer 08 dos 10 temas bioéticos. A universidade (93,8%), as redes sociais (53,8%) e o ensino médio (41,5%) foram as principais fontes indicadas para a tomada de conhecimento. Pode-se concluir ser relevante a participação e contribuição da universidade para a construção do conhecimento dos discentes sobre os temas bioéticos, não sendo, entretanto a única fonte de informação sobre eles.
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spelling A Universidade como ferramenta do conhecimento dos estudantes de Odontologia sobre temas bioéticosThe University as a tool for knowledge of Dentistry students on bioethical topicsLa Universidad como herramienta para el conocimiento de los estudiantes de Odontología sobre temas de bioéticaBioethicalEducationUniversityOdontology.BioéticaEducaciónUniversidadOdontología.BioéticaEducaçãoUniversidadeOdontologia.A valorização da bioética como parte do aperfeiçoamento ético-humanístico dos cirurgiões-dentistas tem cada vez se tornado mais evidente. Neste sentido, este trabalho teve o objetivo de verificar a percepção da informação que estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco têm sobre dilemas bioéticos, aferindo também o percentual de participação do ensino universitário para o desenvolvimento deste conhecimento. Para isto foi aplicado questionário semiestruturado, por meio de formulário google forms, para o qual os participantes receberam um link pelo endereço de E-mail ou aplicativo whatsApp, utilizando amostragem de conveniência obtida pela metodologia “bola de neve”. Fizeram parte da pesquisa discentes matriculados no curso de Odontologia da UFPE sendo excluídos os que tivessem trancado a faculdade. A amostra foi composta de 65 estudantes, sendo 80% do sexo feminino, sendo os 3º e 5º períodos os com maior número de participantes. Os resultados demonstraram equilibrada percepção de conhecimento entre os estudantes sobre os temas indicados no questionário, os quais em mais de 50% informaram conhecer 08 dos 10 temas bioéticos. A universidade (93,8%), as redes sociais (53,8%) e o ensino médio (41,5%) foram as principais fontes indicadas para a tomada de conhecimento. Pode-se concluir ser relevante a participação e contribuição da universidade para a construção do conhecimento dos discentes sobre os temas bioéticos, não sendo, entretanto a única fonte de informação sobre eles.The appreciation of bioethics as part of the ethical-humanistic improvement of dental surgeons has become increasingly evident. In this sense, this research aimed to verify the perception of information that dentistry students at the Federal University of Pernambuco have about bioethical dilemmas, also measuring the percentage of participation of university education in the development of this knowledge. For this, a semi-structured questionnaire was applied, using a Google Forms form, to which participants received a link via email address or WhatsApp application, using convenience sampling obtained by the “snowball” methodology. Students enrolled in the UFPE dentistry course took part in the research, excluding those who had left college. The sample was made up of 65 students, 80% of whom were female, with the 3rd and 5th periods having the highest number of participants. The results demonstrated a balanced perception of knowledge among students on the topics indicated in the questionnaire, with more than 50% reporting knowing 8 of the 10 bioethical topics. The university (93.8%), social networks (53.8%) and high school (41.5%) were the main sources indicated for gaining knowledge. It can be concluded that the university's participation and contribution to the construction of students' knowledge on bioethical topics is relevant, although it is not the only source of information about them.Cada vez se hace más evidente la valorización de la bioética como parte del perfeccionamiento ético-humanístico de los cirujanos dentistas. En este sentido, este trabajo tuvo como objetivo verificar la percepción de la información que tienen los estudiantes de odontología de la Universidad Federal de Pernambuco sobre dilemas bioéticos, midiendo también el porcentaje de participación de la educación universitaria en el desarrollo de ese conocimiento. Para ello se aplicó un cuestionario semiestructurado, mediante un formulario de Google Forms, al cual los participantes recibieron un enlace vía dirección de correo electrónico o aplicación WhatsApp, utilizando un muestreo por conveniencia obtenido mediante la metodología de “bola de nieve”. Participaron de la investigación estudiantes matriculados en la carrera de odontología de la UFPE, excluidos los que habían abandonado la universidad. La muestra estuvo compuesta por 65 estudiantes, de los cuales el 80% eran mujeres, siendo el 3º y 5º periodo el de mayor número de participantes. Los resultados demostraron una percepción equilibrada del conocimiento entre los estudiantes sobre los temas indicados en el cuestionario, con más del 50% reportando conocer 8 de los 10 temas bioéticos. La universidad (93,8%), las redes sociales (53,8%) y la escuela secundaria (41,5%) fueron las principales fuentes señaladas para la adquisición de conocimientos. Se puede concluir que la participación y aporte de la universidad en la construcción del conocimiento de los estudiantes sobre temas bioéticos es relevante, aunque no es la única fuente de información sobre los mismos.Research, Society and Development2023-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4414210.33448/rsd-v12i13.44142Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e57121344142Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e57121344142Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e571213441422525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44142/35454Copyright (c) 2023 Victor Miguel dos Santos Silva; Maria Laura Soares Pereira; Paula Daiane Nunes Viana; Thyago Kauan Ramos Evaristo; Letícia Maria Branco de Santana; Vinicius José Santiago de Souza; José Thadeu Pinheiro; Adriana Paula de Andrade da Costa e Silva Santiagohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Victor Miguel dos Santos Pereira, Maria Laura Soares Viana, Paula Daiane Nunes Evaristo, Thyago Kauan Ramos Santana, Letícia Maria Branco de Souza, Vinicius José Santiago de Pinheiro, José ThadeuSantiago, Adriana Paula de Andrade da Costa e Silva 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44142Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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