Simuladores para treinamento de acessos vasculares: uma revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38389 |
Resumo: | Um modelo ideal para treinamento de procedimentos seria idêntico em sensibilidade e precisão ao paciente real, permitir várias tentativas, estar disponível e acessível e resultar em maior segurança do paciente. O objetivo é realizar uma revisão integrativa acerca dos últimos modelos desenvolvidos para o treinamento de acessos vasculares e a sua importância na prática médica. Para isso, utilizou-se da revisão integrativa a partir do Pubmed e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com textos publicados de 2015 a 2022. A busca foi realizada através dos seguintes descritores em saúde: Simuladores; Acesso vascular; Treinamento por simulação; Dispositivos de Acesso. Foram identificados modelos de simulação compostos por tecidos animais e materiais sintéticos com ou sem o uso de tecnologia virtual por ultrassom. Os modelos foram projetados para instrução do acesso venoso. Frente aos avanços e desafios das estratégias para o ensino de habilidades, compreende-se que os simuladores de acesso venoso podem ser uma nova modalidade educacional para treinamento de estudantes e profissionais da saúde. É importante ressaltar que com simuladores os alunos aproveitam o erro como oportunidade de aprendizagem. |
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Simuladores para treinamento de acessos vasculares: uma revisão integrativaSimulators for vascular access training: an integrative reviewSimuladores para entrenamiento de acceso vascular: una revisión integradoraSimulatorsVascular accessSimulation trainingAccess devices.SimuladoresAcceso vascularEntrenamiento de simulaciónDispositivos de acceso.SimuladoresAcesso vascularTreinamento por simulaçãoDispositivos de acesso.Um modelo ideal para treinamento de procedimentos seria idêntico em sensibilidade e precisão ao paciente real, permitir várias tentativas, estar disponível e acessível e resultar em maior segurança do paciente. O objetivo é realizar uma revisão integrativa acerca dos últimos modelos desenvolvidos para o treinamento de acessos vasculares e a sua importância na prática médica. Para isso, utilizou-se da revisão integrativa a partir do Pubmed e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com textos publicados de 2015 a 2022. A busca foi realizada através dos seguintes descritores em saúde: Simuladores; Acesso vascular; Treinamento por simulação; Dispositivos de Acesso. Foram identificados modelos de simulação compostos por tecidos animais e materiais sintéticos com ou sem o uso de tecnologia virtual por ultrassom. Os modelos foram projetados para instrução do acesso venoso. Frente aos avanços e desafios das estratégias para o ensino de habilidades, compreende-se que os simuladores de acesso venoso podem ser uma nova modalidade educacional para treinamento de estudantes e profissionais da saúde. É importante ressaltar que com simuladores os alunos aproveitam o erro como oportunidade de aprendizagem.An ideal model for procedure training would be identical in sensitivity and accuracy to the real patient, allow multiple attempts, be available and accessible, and result in greater patient safety. The objective is to carry out an integrative review of the latest models developed for vascular access training and their importance in medical practice. For this, we used the integrative review from Pubmed and the Virtual Health Library (BVS), with texts published from 2015 to 2022. The search was performed using the following health descriptors: Simulators; Vascular access; Simulation training; Access Devices. Simulation models composed of animal tissues and synthetic materials with or without the use of virtual ultrasound technology were identified. The models were designed for venous access instruction. Faced with the advances and challenges of strategies for teaching skills, it is understood that venous access simulators can be a new educational modality for training students and health professionals. It is important to emphasize that with simulators the students take advantage of the error as a learning opportunity.Un modelo ideal para la capacitación en procedimientos sería idéntico en sensibilidad y precisión al paciente real, permitiría múltiples intentos, estaría disponible y accesible y daría como resultado una mayor seguridad para el paciente. El objetivo es realizar una revisión integradora de los últimos modelos desarrollados para el entrenamiento en acceso vascular y su importancia en la práctica médica. Para ello, se utilizó la revisión integradora de Pubmed y la Biblioteca Virtual en Salud (BVS), con textos publicados de 2015 a 2022. La búsqueda se realizó utilizando los siguientes descriptores de salud: Simuladores; acceso vascular; Entrenamiento de simulación; Dispositivos de acceso. Se identificaron modelos de simulación compuestos por tejidos animales y materiales sintéticos con o sin el uso de tecnología de ultrasonido virtual. Los modelos fueron diseñados para la instrucción de acceso venoso. Ante los avances y desafíos de las estrategias para la enseñanza de habilidades, se entiende que los simuladores de acceso venoso pueden ser una nueva modalidad educativa para la formación de estudiantes y profesionales de la salud. Es importante recalcar que con los simuladores los alumnos aprovechan el error como oportunidad de aprendizaje.Research, Society and Development2022-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3838910.33448/rsd-v11i16.38389Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e313111638389Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e313111638389Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3131116383892525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38389/31682Copyright (c) 2022 Pedro Henrique Leite Lima; Evellyn Bezerra Cordeiro ; Gabrielle Guimarães Araújo; Paula Tereza Fontes de Goes Vasconcelos; Sarah Maria Lucena Teles Cruz; Gustavo Rocha Costa Freitas; Tharcia Kiara Beserra de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Pedro Henrique Leite Cordeiro , Evellyn Bezerra Araújo, Gabrielle GuimarãesVasconcelos, Paula Tereza Fontes de Goes Cruz, Sarah Maria Lucena TelesFreitas, Gustavo Rocha CostaOliveira, Tharcia Kiara Beserra de2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38389Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:08.321117Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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