Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880 |
Resumo: | Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo sobre o controle da Leishmaniose, a partir da pesquisa-ação, como uma das estratégias de enfrentamento desta zoonose. Metodologia: baseou-se nos fundamentos de pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. O primeiro passo foi a realização de uma roda de conversa com os escolares e seus professores para discutir os games mais populares entre eles e o recolhimento de conhecimentos prévios junto a uma apresentação teórica sobre a temática com os estudantes da escola municipal de educação básica na cidade de Girau do Ponciano- AL, onde foi analisado o conhecimento pré e pós apresentação da temática entre os estudantes sobre Leishmaniose Visceral. Resultados: A partir da análise dos dados obtidos, foi utilizada a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa-ação, a saber, detecção do problema, interação, acompanhamento das decisões e ações; resolução de problema; nível de consciência para planejar e aplicar uma intervenção educativa participativa utilizando um game para estudantes de outras escolas. Conclusão: A presente pesquisa, abordou a problemática das Zoonoses, com ênfase na Leishmaniose de maneira mais contextualizada e divertida por meio de um game educativo, para chamar a atenção dos escolares e assim motivá-los para serem agentes de multiplicação destes conhecimentos em sua comunidade. |
id |
UNIFEI_5d2b1a36dcd6b8a6cf1c735742401386 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42880 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação Fighting visceral leishmaniasis using innovative technology: Construction of an educational game based on action research Lucha contra la leishmaniasis visceral mediante tecnología innovadora: Construcción de un juego educativo basado en la investigación-acciónCopingVisceral LeishmaniasisSearchAction.AlbardillaBuscarLeishmaniasis visceralAcción.EnfrentamentoPesquisaLeishmaniose visceralAção.Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo sobre o controle da Leishmaniose, a partir da pesquisa-ação, como uma das estratégias de enfrentamento desta zoonose. Metodologia: baseou-se nos fundamentos de pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. O primeiro passo foi a realização de uma roda de conversa com os escolares e seus professores para discutir os games mais populares entre eles e o recolhimento de conhecimentos prévios junto a uma apresentação teórica sobre a temática com os estudantes da escola municipal de educação básica na cidade de Girau do Ponciano- AL, onde foi analisado o conhecimento pré e pós apresentação da temática entre os estudantes sobre Leishmaniose Visceral. Resultados: A partir da análise dos dados obtidos, foi utilizada a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa-ação, a saber, detecção do problema, interação, acompanhamento das decisões e ações; resolução de problema; nível de consciência para planejar e aplicar uma intervenção educativa participativa utilizando um game para estudantes de outras escolas. Conclusão: A presente pesquisa, abordou a problemática das Zoonoses, com ênfase na Leishmaniose de maneira mais contextualizada e divertida por meio de um game educativo, para chamar a atenção dos escolares e assim motivá-los para serem agentes de multiplicação destes conhecimentos em sua comunidade.Objective: To develop and evaluate a game about the control of Leishmaniasis, based on action research, as one of the coping strategies for this zoonosis. Methodology: it was based on the fundamentals of participatory action-research, which considers fundamental the participation of the subjects involved both in the knowledge production process and in decision-making. The first step was to hold a conversation circle with the students and their teachers to discuss the most popular games among them and the gathering of prior knowledge along with a theoretical presentation on the subject with students from the municipal school of basic education in the city de Girau do Ponciano-AL, where the knowledge before and after presentation of the theme among students about Visceral Leishmaniasis was analyzed. Results: Based on the analysis of the data obtained, the theoretical and methodological foundation of action research was used, namely, detection of the problem, interaction, monitoring of decisions and actions; problem solving; level of awareness to plan and apply a participatory educational intervention using a game for students from other schools. Conclusion: This research addressed the problem of Zoonoses, with emphasis on Leishmaniasis in a more contextualized and fun way through an educational game, to draw the attention of students and thus motivate them to be agents of multiplication of this knowledge in their Community.Objetivo: Desarrollar y evaluar un juego sobre el control de la Leishmaniasis, basado en la investigación acción, como una de las estrategias de enfrentamiento a esta zoonosis. Metodología: se basó en los fundamentos de la investigación-acción participativa, que considera fundamental la participación de los sujetos involucrados tanto en el proceso de producción de conocimiento como en la toma de decisiones. El primer paso fue realizar una rueda de conversación con los estudiantes y sus docentes para discutir los juegos más populares entre ellos y la recopilación de conocimientos previos junto con una presentación teórica sobre el tema con estudiantes de la escuela municipal de educación básica de la ciudad de Girau do Ponciano-AL, donde se analizó el conocimiento antes y después de la presentación del tema entre los estudiantes sobre la Leishmaniasis Visceral. Resultados: A partir del análisis de los datos obtenidos, se utilizó el fundamento teórico y metodológico de la investigación acción, a saber, detección del problema, interacción, seguimiento de decisiones y acciones; resolución de problemas; nivel de conciencia para planificar y aplicar una intervención educativa participativa mediante un juego para alumnos de otras escuelas. Conclusión: Esta investigación abordó la problemática de las Zoonosis, con énfasis en la Leishmaniasis de una forma más contextualizada y divertida a través de un juego educativo, para llamar la atención de los estudiantes y así motivarlos a ser agentes de multiplicación de este conocimiento en su comunidad.Research, Society and Development2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4288010.33448/rsd-v12i8.42880Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e3312842880Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e3312842880Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e33128428802525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880/34548Copyright (c) 2023 Ewerton Igor Alves de Almeida; Evanio da Silva; Maria Gabriella Silva Araujo; Yolanda Karla Cupertino da Silva; Daniele Cristina de Oliveira Lima da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ewerton Igor Alves de Silva, Evanio da Araujo, Maria Gabriella Silva Silva, Yolanda Karla Cupertino da Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42880Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação Fighting visceral leishmaniasis using innovative technology: Construction of an educational game based on action research Lucha contra la leishmaniasis visceral mediante tecnología innovadora: Construcción de un juego educativo basado en la investigación-acción |
title |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação |
spellingShingle |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação Almeida, Ewerton Igor Alves de Coping Visceral Leishmaniasis Search Action. Albardilla Buscar Leishmaniasis visceral Acción. Enfrentamento Pesquisa Leishmaniose visceral Ação. |
title_short |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação |
title_full |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação |
title_fullStr |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação |
title_sort |
Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação |
author |
Almeida, Ewerton Igor Alves de |
author_facet |
Almeida, Ewerton Igor Alves de Silva, Evanio da Araujo, Maria Gabriella Silva Silva, Yolanda Karla Cupertino da Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Evanio da Araujo, Maria Gabriella Silva Silva, Yolanda Karla Cupertino da Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ewerton Igor Alves de Silva, Evanio da Araujo, Maria Gabriella Silva Silva, Yolanda Karla Cupertino da Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coping Visceral Leishmaniasis Search Action. Albardilla Buscar Leishmaniasis visceral Acción. Enfrentamento Pesquisa Leishmaniose visceral Ação. |
topic |
Coping Visceral Leishmaniasis Search Action. Albardilla Buscar Leishmaniasis visceral Acción. Enfrentamento Pesquisa Leishmaniose visceral Ação. |
description |
Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo sobre o controle da Leishmaniose, a partir da pesquisa-ação, como uma das estratégias de enfrentamento desta zoonose. Metodologia: baseou-se nos fundamentos de pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. O primeiro passo foi a realização de uma roda de conversa com os escolares e seus professores para discutir os games mais populares entre eles e o recolhimento de conhecimentos prévios junto a uma apresentação teórica sobre a temática com os estudantes da escola municipal de educação básica na cidade de Girau do Ponciano- AL, onde foi analisado o conhecimento pré e pós apresentação da temática entre os estudantes sobre Leishmaniose Visceral. Resultados: A partir da análise dos dados obtidos, foi utilizada a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa-ação, a saber, detecção do problema, interação, acompanhamento das decisões e ações; resolução de problema; nível de consciência para planejar e aplicar uma intervenção educativa participativa utilizando um game para estudantes de outras escolas. Conclusão: A presente pesquisa, abordou a problemática das Zoonoses, com ênfase na Leishmaniose de maneira mais contextualizada e divertida por meio de um game educativo, para chamar a atenção dos escolares e assim motivá-los para serem agentes de multiplicação destes conhecimentos em sua comunidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880 10.33448/rsd-v12i8.42880 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i8.42880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880/34548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e3312842880 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e3312842880 Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e3312842880 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052629284552704 |