Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ewerton Igor Alves de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Evanio da, Araujo, Maria Gabriella Silva, Silva, Yolanda Karla Cupertino da, Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880
Resumo: Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo sobre o controle da Leishmaniose, a partir da pesquisa-ação, como uma das estratégias de enfrentamento desta zoonose. Metodologia: baseou-se nos fundamentos de pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. O primeiro passo foi a realização de uma roda de conversa com os escolares e seus professores para discutir os games mais populares entre eles e o recolhimento de conhecimentos prévios junto a uma apresentação teórica sobre a temática com os estudantes da escola municipal de educação básica na cidade de Girau do Ponciano- AL, onde foi analisado o conhecimento pré e pós apresentação da temática entre os estudantes sobre Leishmaniose Visceral. Resultados: A partir da análise dos dados obtidos, foi utilizada a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa-ação, a saber, detecção do problema, interação, acompanhamento das decisões e ações; resolução de problema; nível de consciência para planejar e aplicar uma intervenção educativa participativa utilizando um game para estudantes de outras escolas. Conclusão: A presente pesquisa, abordou  a problemática das Zoonoses, com ênfase na Leishmaniose de maneira mais contextualizada e divertida por meio de um game educativo, para chamar a atenção dos escolares e assim motivá-los para serem agentes de multiplicação destes conhecimentos em sua comunidade.
id UNIFEI_5d2b1a36dcd6b8a6cf1c735742401386
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42880
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação Fighting visceral leishmaniasis using innovative technology: Construction of an educational game based on action research Lucha contra la leishmaniasis visceral mediante tecnología innovadora: Construcción de un juego educativo basado en la investigación-acciónCopingVisceral LeishmaniasisSearchAction.AlbardillaBuscarLeishmaniasis visceralAcción.EnfrentamentoPesquisaLeishmaniose visceralAção.Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo sobre o controle da Leishmaniose, a partir da pesquisa-ação, como uma das estratégias de enfrentamento desta zoonose. Metodologia: baseou-se nos fundamentos de pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. O primeiro passo foi a realização de uma roda de conversa com os escolares e seus professores para discutir os games mais populares entre eles e o recolhimento de conhecimentos prévios junto a uma apresentação teórica sobre a temática com os estudantes da escola municipal de educação básica na cidade de Girau do Ponciano- AL, onde foi analisado o conhecimento pré e pós apresentação da temática entre os estudantes sobre Leishmaniose Visceral. Resultados: A partir da análise dos dados obtidos, foi utilizada a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa-ação, a saber, detecção do problema, interação, acompanhamento das decisões e ações; resolução de problema; nível de consciência para planejar e aplicar uma intervenção educativa participativa utilizando um game para estudantes de outras escolas. Conclusão: A presente pesquisa, abordou  a problemática das Zoonoses, com ênfase na Leishmaniose de maneira mais contextualizada e divertida por meio de um game educativo, para chamar a atenção dos escolares e assim motivá-los para serem agentes de multiplicação destes conhecimentos em sua comunidade.Objective: To develop and evaluate a game about the control of Leishmaniasis, based on action research, as one of the coping strategies for this zoonosis. Methodology: it was based on the fundamentals of participatory action-research, which considers fundamental the participation of the subjects involved both in the knowledge production process and in decision-making. The first step was to hold a conversation circle with the students and their teachers to discuss the most popular games among them and the gathering of prior knowledge along with a theoretical presentation on the subject with students from the municipal school of basic education in the city de Girau do Ponciano-AL, where the knowledge before and after presentation of the theme among students about Visceral Leishmaniasis was analyzed. Results: Based on the analysis of the data obtained, the theoretical and methodological foundation of action research was used, namely, detection of the problem, interaction, monitoring of decisions and actions; problem solving; level of awareness to plan and apply a participatory educational intervention using a game for students from other schools. Conclusion: This research addressed the problem of Zoonoses, with emphasis on Leishmaniasis in a more contextualized and fun way through an educational game, to draw the attention of students and thus motivate them to be agents of multiplication of this knowledge in their Community.Objetivo: Desarrollar y evaluar un juego sobre el control de la Leishmaniasis, basado en la investigación acción, como una de las estrategias de enfrentamiento a esta zoonosis. Metodología: se basó en los fundamentos de la investigación-acción participativa, que considera fundamental la participación de los sujetos involucrados tanto en el proceso de producción de conocimiento como en la toma de decisiones. El primer paso fue realizar una rueda de conversación con los estudiantes y sus docentes para discutir los juegos más populares entre ellos y la recopilación de conocimientos previos junto con una presentación teórica sobre el tema con estudiantes de la escuela municipal de educación básica de la ciudad de Girau do Ponciano-AL, donde se analizó el conocimiento antes y después de la presentación del tema entre los estudiantes sobre la Leishmaniasis Visceral. Resultados: A partir del análisis de los datos obtenidos, se utilizó el fundamento teórico y metodológico de la investigación acción, a saber, detección del problema, interacción, seguimiento de decisiones y acciones; resolución de problemas; nivel de conciencia para planificar y aplicar una intervención educativa participativa mediante un juego para alumnos de otras escuelas. Conclusión: Esta investigación abordó la problemática de las Zoonosis, con énfasis en la Leishmaniasis de una forma más contextualizada y divertida a través de un juego educativo, para llamar la atención de los estudiantes y así motivarlos a ser agentes de multiplicación de este conocimiento en su comunidad.Research, Society and Development2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4288010.33448/rsd-v12i8.42880Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e3312842880Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e3312842880Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e33128428802525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880/34548Copyright (c) 2023 Ewerton Igor Alves de Almeida; Evanio da Silva; Maria Gabriella Silva Araujo; Yolanda Karla Cupertino da Silva; Daniele Cristina de Oliveira Lima da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ewerton Igor Alves de Silva, Evanio da Araujo, Maria Gabriella Silva Silva, Yolanda Karla Cupertino da Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42880Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
Fighting visceral leishmaniasis using innovative technology: Construction of an educational game based on action research
Lucha contra la leishmaniasis visceral mediante tecnología innovadora: Construcción de un juego educativo basado en la investigación-acción
title Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
spellingShingle Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
Almeida, Ewerton Igor Alves de
Coping
Visceral Leishmaniasis
Search
Action.
Albardilla
Buscar
Leishmaniasis visceral
Acción.
Enfrentamento
Pesquisa
Leishmaniose visceral
Ação.
title_short Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
title_full Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
title_fullStr Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
title_full_unstemmed Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
title_sort Enfrentamento da leishmaniose visceral utilizando tecnologia inovadora: Construção de um game educativo a partir da pesquisa-ação
author Almeida, Ewerton Igor Alves de
author_facet Almeida, Ewerton Igor Alves de
Silva, Evanio da
Araujo, Maria Gabriella Silva
Silva, Yolanda Karla Cupertino da
Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da
author_role author
author2 Silva, Evanio da
Araujo, Maria Gabriella Silva
Silva, Yolanda Karla Cupertino da
Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ewerton Igor Alves de
Silva, Evanio da
Araujo, Maria Gabriella Silva
Silva, Yolanda Karla Cupertino da
Silva , Daniele Cristina de Oliveira Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Coping
Visceral Leishmaniasis
Search
Action.
Albardilla
Buscar
Leishmaniasis visceral
Acción.
Enfrentamento
Pesquisa
Leishmaniose visceral
Ação.
topic Coping
Visceral Leishmaniasis
Search
Action.
Albardilla
Buscar
Leishmaniasis visceral
Acción.
Enfrentamento
Pesquisa
Leishmaniose visceral
Ação.
description Objetivo: Desenvolver e avaliar um jogo sobre o controle da Leishmaniose, a partir da pesquisa-ação, como uma das estratégias de enfrentamento desta zoonose. Metodologia: baseou-se nos fundamentos de pesquisa-ação participativa, que considera fundamental a participação dos sujeitos envolvidos tanto no processo de produção de conhecimentos quanto na tomada de decisões. O primeiro passo foi a realização de uma roda de conversa com os escolares e seus professores para discutir os games mais populares entre eles e o recolhimento de conhecimentos prévios junto a uma apresentação teórica sobre a temática com os estudantes da escola municipal de educação básica na cidade de Girau do Ponciano- AL, onde foi analisado o conhecimento pré e pós apresentação da temática entre os estudantes sobre Leishmaniose Visceral. Resultados: A partir da análise dos dados obtidos, foi utilizada a fundamentação teórica e metodológica da pesquisa-ação, a saber, detecção do problema, interação, acompanhamento das decisões e ações; resolução de problema; nível de consciência para planejar e aplicar uma intervenção educativa participativa utilizando um game para estudantes de outras escolas. Conclusão: A presente pesquisa, abordou  a problemática das Zoonoses, com ênfase na Leishmaniose de maneira mais contextualizada e divertida por meio de um game educativo, para chamar a atenção dos escolares e assim motivá-los para serem agentes de multiplicação destes conhecimentos em sua comunidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880
10.33448/rsd-v12i8.42880
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i8.42880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42880/34548
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e3312842880
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e3312842880
Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e3312842880
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052629284552704