IFPA Campus Breves: da origem a consolidação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Juliano Batista dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507
Resumo: Introdução: A Educação Profissional e Tecnológica sempre permeou o cenário educacional do Ensino Médio, ora obrigatório, ora opcional e subsequente e, mais recentemente, de forma integrada. Objetivos: Fazer uma análise desse contexto e como as políticas para o Ensino Médio foram se constituindo é um dos objetivos desse trabalho. Para além disso, apresento nesta pesquisa, valendo-me de autores regionais, como Araújo e também Carls, o contexto de construção do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Breves, na Ilha do Marajó. Contextualizar esse território é fundamental para a proposta que se desenha. Metodologia: pesquisa de campo, bem como experiências vividas durante o período em que estive no município de Breves. Resultados e conclusão:  pretende-se evidenciar que o IFPA, apesar das inúmeras dificuldades, firmou-se no território do Marajó das florestas por meio de uma construção democrática, pautada no ensino público de qualidade numa região com escassez de oportunidade.
id UNIFEI_68424faa3b4f34789e398183506d8eca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35507
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling IFPA Campus Breves: da origem a consolidação IFPA Campus Breves: from origin to consolidationIFPA Campus Breves: desde el origen hasta la consolidaciónMarajóEducação ProfissionalEnsino MédioPolíticas públicas.MarajóEducación ProfessionalEscuela SecundariaPolíticas públicas.MarajóVocational EducationHigh SchoolPublic policies.Introdução: A Educação Profissional e Tecnológica sempre permeou o cenário educacional do Ensino Médio, ora obrigatório, ora opcional e subsequente e, mais recentemente, de forma integrada. Objetivos: Fazer uma análise desse contexto e como as políticas para o Ensino Médio foram se constituindo é um dos objetivos desse trabalho. Para além disso, apresento nesta pesquisa, valendo-me de autores regionais, como Araújo e também Carls, o contexto de construção do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Breves, na Ilha do Marajó. Contextualizar esse território é fundamental para a proposta que se desenha. Metodologia: pesquisa de campo, bem como experiências vividas durante o período em que estive no município de Breves. Resultados e conclusão:  pretende-se evidenciar que o IFPA, apesar das inúmeras dificuldades, firmou-se no território do Marajó das florestas por meio de uma construção democrática, pautada no ensino público de qualidade numa região com escassez de oportunidade.Introduction: Vocational and Technological Education has always pervaded the educational scenario of High School, at times emerging as mandatory, sometimes optional, subsequent, and, more recently, in an integrated way. Objective: One of this work’s goals is to analyze such a context and how policies for High School have been constituted. Furthermore, resorting to regional authors such as Araújo and also Carls, I present in this research the context of the construction of the Instituto Federal do Pará (IFPA) – Breves campus on Marajó Island. Contextualizing this territory is fundamental for the proposal that is designed here. Methodology: The methodology implemented in this work was field research, as well as experiences I lived during my time in Breves town. Results and Conclusion: Finally, this work is intended to show that IFPA, despite its many difficulties, has established itself within the territory of Marajó forests through a democratic construction based on quality public education in a region marked by the scarcity of opportunities.Introducción: La Educación Profesional y Tecnológica siempre ha permeado el escenario educativo de la Enseñanza Secundaria, ora obligatoria, ora optativa y posterior y, más recientemente, de forma integrada. Objetivo: Uno de los objetivos de este trabajo es analizar este contexto y cómo se fueron constituyendo las políticas para la Enseñanza Secundaria. Además, presento en esta investigación, utilizando autores regionales como Araújo y también Carls, el contexto de construcción del Instituto Federal de Pará (IFPA), Campus Breves, en la Ilha do Marajó. Contextualizar este territorio es fundamental para la propuesta que se está delineando. Metodología: La metodología utilizada fue la investigación de campo, así como las experiencias durante el período que estuve en el municipio de Breves. Resultados y Conclusión: Finalmente, se pretende mostrar que el IFPA, apesar de las numerosas dificultades, se estableció en el territorio de Marajó de las florestas a través de una construcción democrática, basada en la educación pública de calidad en una región con falta de oportunidades.Research, Society and Development2022-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3550710.33448/rsd-v11i13.35507Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e355111335507Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e355111335507Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e3551113355072525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507/29787Copyright (c) 2022 Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira; Juliano Batista dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Oliveira, Cassiane de Nazaré da SilvaSantos, Juliano Batista dos2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35507Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:24.543008Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
IFPA Campus Breves: from origin to consolidation
IFPA Campus Breves: desde el origen hasta la consolidación
title IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
spellingShingle IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva
Marajó
Educação Profissional
Ensino Médio
Políticas públicas.
Marajó
Educación Professional
Escuela Secundaria
Políticas públicas.
Marajó
Vocational Education
High School
Public policies.
title_short IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
title_full IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
title_fullStr IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
title_full_unstemmed IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
title_sort IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
author Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva
author_facet Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva
Santos, Juliano Batista dos
author_role author
author2 Santos, Juliano Batista dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva
Santos, Juliano Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marajó
Educação Profissional
Ensino Médio
Políticas públicas.
Marajó
Educación Professional
Escuela Secundaria
Políticas públicas.
Marajó
Vocational Education
High School
Public policies.
topic Marajó
Educação Profissional
Ensino Médio
Políticas públicas.
Marajó
Educación Professional
Escuela Secundaria
Políticas públicas.
Marajó
Vocational Education
High School
Public policies.
description Introdução: A Educação Profissional e Tecnológica sempre permeou o cenário educacional do Ensino Médio, ora obrigatório, ora opcional e subsequente e, mais recentemente, de forma integrada. Objetivos: Fazer uma análise desse contexto e como as políticas para o Ensino Médio foram se constituindo é um dos objetivos desse trabalho. Para além disso, apresento nesta pesquisa, valendo-me de autores regionais, como Araújo e também Carls, o contexto de construção do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Breves, na Ilha do Marajó. Contextualizar esse território é fundamental para a proposta que se desenha. Metodologia: pesquisa de campo, bem como experiências vividas durante o período em que estive no município de Breves. Resultados e conclusão:  pretende-se evidenciar que o IFPA, apesar das inúmeras dificuldades, firmou-se no território do Marajó das florestas por meio de uma construção democrática, pautada no ensino público de qualidade numa região com escassez de oportunidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507
10.33448/rsd-v11i13.35507
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i13.35507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507/29787
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira; Juliano Batista dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira; Juliano Batista dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e355111335507
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e355111335507
Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e355111335507
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052772736040960