IFPA Campus Breves: da origem a consolidação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507 |
Resumo: | Introdução: A Educação Profissional e Tecnológica sempre permeou o cenário educacional do Ensino Médio, ora obrigatório, ora opcional e subsequente e, mais recentemente, de forma integrada. Objetivos: Fazer uma análise desse contexto e como as políticas para o Ensino Médio foram se constituindo é um dos objetivos desse trabalho. Para além disso, apresento nesta pesquisa, valendo-me de autores regionais, como Araújo e também Carls, o contexto de construção do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Breves, na Ilha do Marajó. Contextualizar esse território é fundamental para a proposta que se desenha. Metodologia: pesquisa de campo, bem como experiências vividas durante o período em que estive no município de Breves. Resultados e conclusão: pretende-se evidenciar que o IFPA, apesar das inúmeras dificuldades, firmou-se no território do Marajó das florestas por meio de uma construção democrática, pautada no ensino público de qualidade numa região com escassez de oportunidade. |
id |
UNIFEI_68424faa3b4f34789e398183506d8eca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35507 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação IFPA Campus Breves: from origin to consolidationIFPA Campus Breves: desde el origen hasta la consolidaciónMarajóEducação ProfissionalEnsino MédioPolíticas públicas.MarajóEducación ProfessionalEscuela SecundariaPolíticas públicas.MarajóVocational EducationHigh SchoolPublic policies.Introdução: A Educação Profissional e Tecnológica sempre permeou o cenário educacional do Ensino Médio, ora obrigatório, ora opcional e subsequente e, mais recentemente, de forma integrada. Objetivos: Fazer uma análise desse contexto e como as políticas para o Ensino Médio foram se constituindo é um dos objetivos desse trabalho. Para além disso, apresento nesta pesquisa, valendo-me de autores regionais, como Araújo e também Carls, o contexto de construção do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Breves, na Ilha do Marajó. Contextualizar esse território é fundamental para a proposta que se desenha. Metodologia: pesquisa de campo, bem como experiências vividas durante o período em que estive no município de Breves. Resultados e conclusão: pretende-se evidenciar que o IFPA, apesar das inúmeras dificuldades, firmou-se no território do Marajó das florestas por meio de uma construção democrática, pautada no ensino público de qualidade numa região com escassez de oportunidade.Introduction: Vocational and Technological Education has always pervaded the educational scenario of High School, at times emerging as mandatory, sometimes optional, subsequent, and, more recently, in an integrated way. Objective: One of this work’s goals is to analyze such a context and how policies for High School have been constituted. Furthermore, resorting to regional authors such as Araújo and also Carls, I present in this research the context of the construction of the Instituto Federal do Pará (IFPA) – Breves campus on Marajó Island. Contextualizing this territory is fundamental for the proposal that is designed here. Methodology: The methodology implemented in this work was field research, as well as experiences I lived during my time in Breves town. Results and Conclusion: Finally, this work is intended to show that IFPA, despite its many difficulties, has established itself within the territory of Marajó forests through a democratic construction based on quality public education in a region marked by the scarcity of opportunities.Introducción: La Educación Profesional y Tecnológica siempre ha permeado el escenario educativo de la Enseñanza Secundaria, ora obligatoria, ora optativa y posterior y, más recientemente, de forma integrada. Objetivo: Uno de los objetivos de este trabajo es analizar este contexto y cómo se fueron constituyendo las políticas para la Enseñanza Secundaria. Además, presento en esta investigación, utilizando autores regionales como Araújo y también Carls, el contexto de construcción del Instituto Federal de Pará (IFPA), Campus Breves, en la Ilha do Marajó. Contextualizar este territorio es fundamental para la propuesta que se está delineando. Metodología: La metodología utilizada fue la investigación de campo, así como las experiencias durante el período que estuve en el municipio de Breves. Resultados y Conclusión: Finalmente, se pretende mostrar que el IFPA, apesar de las numerosas dificultades, se estableció en el territorio de Marajó de las florestas a través de una construcción democrática, basada en la educación pública de calidad en una región con falta de oportunidades.Research, Society and Development2022-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3550710.33448/rsd-v11i13.35507Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e355111335507Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e355111335507Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e3551113355072525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507/29787Copyright (c) 2022 Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira; Juliano Batista dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Oliveira, Cassiane de Nazaré da SilvaSantos, Juliano Batista dos2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35507Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:24.543008Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação IFPA Campus Breves: from origin to consolidation IFPA Campus Breves: desde el origen hasta la consolidación |
title |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação |
spellingShingle |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva Marajó Educação Profissional Ensino Médio Políticas públicas. Marajó Educación Professional Escuela Secundaria Políticas públicas. Marajó Vocational Education High School Public policies. |
title_short |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação |
title_full |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação |
title_fullStr |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação |
title_full_unstemmed |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação |
title_sort |
IFPA Campus Breves: da origem a consolidação |
author |
Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva |
author_facet |
Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva Santos, Juliano Batista dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Juliano Batista dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cassiane de Nazaré da Silva Santos, Juliano Batista dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marajó Educação Profissional Ensino Médio Políticas públicas. Marajó Educación Professional Escuela Secundaria Políticas públicas. Marajó Vocational Education High School Public policies. |
topic |
Marajó Educação Profissional Ensino Médio Políticas públicas. Marajó Educación Professional Escuela Secundaria Políticas públicas. Marajó Vocational Education High School Public policies. |
description |
Introdução: A Educação Profissional e Tecnológica sempre permeou o cenário educacional do Ensino Médio, ora obrigatório, ora opcional e subsequente e, mais recentemente, de forma integrada. Objetivos: Fazer uma análise desse contexto e como as políticas para o Ensino Médio foram se constituindo é um dos objetivos desse trabalho. Para além disso, apresento nesta pesquisa, valendo-me de autores regionais, como Araújo e também Carls, o contexto de construção do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Breves, na Ilha do Marajó. Contextualizar esse território é fundamental para a proposta que se desenha. Metodologia: pesquisa de campo, bem como experiências vividas durante o período em que estive no município de Breves. Resultados e conclusão: pretende-se evidenciar que o IFPA, apesar das inúmeras dificuldades, firmou-se no território do Marajó das florestas por meio de uma construção democrática, pautada no ensino público de qualidade numa região com escassez de oportunidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507 10.33448/rsd-v11i13.35507 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i13.35507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35507/29787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira; Juliano Batista dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cassiane de Nazaré da Silva Oliveira; Juliano Batista dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e355111335507 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e355111335507 Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e355111335507 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052772736040960 |