A relação dos sintomas da disfunção temporomandibular com ansiedade e estresse em acadêmicos de Odontologia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41437 |
Resumo: | A disfunção temporomandibular (DTM) consiste num conjunto de sinais e sintomas que acometem a articulação temporomandibular (ATM). Sua etiologia é diversa e muitas vezes está relacionado a aspectos biopsicossociais, entre eles a qualidade do sono e fatores emocionais como estresse e ansiedade. A população jovem é classificada, em muitos estudos, como um grupo com maior propensão a ter DTM, entre eles estão os discentes do curso de Odontologia, que pela exposição a fatores geradores de estresse e ansiedade, configuram um grupo com potencial risco para o diagnóstico da disfunção temporomandibular. Este estudo objetivou avaliar a prevalência de sintomas da disfunção entre os estudantes de Odontologia de diferentes períodos, além de identificar possíveis correlações com os níveis de ansiedade e estresse. A amostra foi composta por 205 participantes que responderam a questões sociodemográficas e a três instrumentos: Índice Anamnésico de Fonseca (para sintomas de DTM), inventário de Lipp (para sinais de estresse) e o Inventário de Ansiedade de Beck. Após a coleta de dados, foi realizada a sua análise estatística. Concluiu-se que, no público estudado, houve alta prevalência de sintomas de DTM, a maioria de grau leve. O gênero feminino mostrou-se mais acometido por DTM, ansiedade e estresse. Houve associação entre presença de sintomas de DTM, níveis de ansiedade e sintomatologia de estresse, além de associação entre o grau de severidade de DTM e período final do curso. Quanto maiores os níveis de ansiedade e estresse, maior o grau de DTM. |
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A relação dos sintomas da disfunção temporomandibular com ansiedade e estresse em acadêmicos de OdontologiaThe relationship of temporomandibular disorder symptoms with anxiety and stress in Dental studentsLa relación de los síntomas del trastorno temporomandibular con la ansiedad y el estrés en estudiantes de OdontologiaAnsiedadeEstresse PsicológicoEstudantes de OdontologiaSíndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular.AnsiedadEstrés psicológicoEstudiantes de OdontologíaSíndrome de la Disfunción de Articulación Temporomandibular.AnxietyPsychological StressDental studentsTemporomandibular Joint Dysfunction Syndrome.A disfunção temporomandibular (DTM) consiste num conjunto de sinais e sintomas que acometem a articulação temporomandibular (ATM). Sua etiologia é diversa e muitas vezes está relacionado a aspectos biopsicossociais, entre eles a qualidade do sono e fatores emocionais como estresse e ansiedade. A população jovem é classificada, em muitos estudos, como um grupo com maior propensão a ter DTM, entre eles estão os discentes do curso de Odontologia, que pela exposição a fatores geradores de estresse e ansiedade, configuram um grupo com potencial risco para o diagnóstico da disfunção temporomandibular. Este estudo objetivou avaliar a prevalência de sintomas da disfunção entre os estudantes de Odontologia de diferentes períodos, além de identificar possíveis correlações com os níveis de ansiedade e estresse. A amostra foi composta por 205 participantes que responderam a questões sociodemográficas e a três instrumentos: Índice Anamnésico de Fonseca (para sintomas de DTM), inventário de Lipp (para sinais de estresse) e o Inventário de Ansiedade de Beck. Após a coleta de dados, foi realizada a sua análise estatística. Concluiu-se que, no público estudado, houve alta prevalência de sintomas de DTM, a maioria de grau leve. O gênero feminino mostrou-se mais acometido por DTM, ansiedade e estresse. Houve associação entre presença de sintomas de DTM, níveis de ansiedade e sintomatologia de estresse, além de associação entre o grau de severidade de DTM e período final do curso. Quanto maiores os níveis de ansiedade e estresse, maior o grau de DTM.Temporomandibular disorder (TMD) consists of a set of signs and symptoms that affect the temporomandibular joint (TMJ). Its etiology is diverse and is often related to biopsychosocial aspects, including sleep quality and emotional factors such as stress and anxiety. The young population is classified, in many studies, as a group with a greater propensity to have TMD, among them are students of the Dentistry course, who, due to exposure to factors that generate stress and anxiety, configure a group with potential risk for the diagnosis of temporomandibular disorders. This study aimed to evaluate the prevalence of dysfunction symptoms among Dentistry students from different periods, in addition to identifying possible correlations with levels of anxiety and stress. The sample consisted of 205 participants who answered sociodemographic questions and three instruments: Fonseca's Anamnestic Index (for TMD symptoms), Lipp's inventory (for signs of stress) and Beck's Anxiety Inventory. After data collection, statistical analysis was performed. It was concluded that, in the studied public, there was a high prevalence of TMD symptoms, mostly mild. The female gender was more affected by TMD, anxiety and stress. There was an association between the presence of TMD symptoms, anxiety levels and stress symptoms, in addition to an association between the degree of TMD severity and the final period of the course. The higher the levels of anxiety and stress, the greater the degree of TMD.El trastorno temporomandibular (TTM) consiste en un conjunto de signos y síntomas que afectan a la articulación temporomandibular (ATM). Su etiología es diversa y suele estar relacionada con aspectos biopsicosociales, como la calidad del sueño y factores emocionales. La población joven es catalogada, en muchos estudios, como un grupo con mayor propensión a tener TTM, entre ellos se encuentran los estudiantes de la carrera de Odontología, quienes, por la exposición a factores generadores de estrés y ansiedad, configuran un grupo con potencial riesgo de el diagnóstico de los trastornos temporomandibulares. Este estudio tuvo como objetivo evaluar la prevalencia de síntomas disfuncionales entre estudiantes de Odontología de diferentes períodos, además de identificar posibles correlaciones con los niveles de ansiedad y estrés. La muestra estuvo compuesta por 205 participantes que respondieron preguntas sociodemográficas y tres instrumentos: el Índice Anamnéstico de Fonseca (para síntomas de TTM), el Inventario de Lipp (para signos de estrés) y el Inventario de Ansiedad de Beck. Después de la recolección de datos, se realizó el análisis estadístico. Se concluyó que, en el público estudiado, hubo una alta prevalencia de síntomas de TTM, en su mayoría leves. El género femenino se vio más afectado por TTM, ansiedad y estrés. Hubo asociación entre la presencia de síntomas de TTM, los niveles de ansiedad y los síntomas de estrés, además de una asociación entre el grado de severidad de los TTM y el período final de curso. A mayor nivel de ansiedad y estrés, mayor grado de TTM.Research, Society and Development2023-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4143710.33448/rsd-v12i5.41437Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e4312541437Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e4312541437Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e43125414372525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41437/33677Copyright (c) 2023 Fernanda Santos de Oliveira; Érico Artur da Silva Leite; Jennifer Camila de Souza Fornari; Júlia Maria de Oliveira Santos; Crisdan Caina Costa Chagas; Roberta Machado Pimentel Rebello de Mattos; Déborah Pimentelhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Fernanda Santos deLeite, Érico Artur da SilvaFornari, Jennifer Camila de Souza Santos, Júlia Maria de OliveiraChagas, Crisdan Caina CostaMattos, Roberta Machado Pimentel Rebello dePimentel, Déborah2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41437Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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