Prevalência de Depressão e fatores associados em estudantes universitários do curso de Educação Física praticantes e não praticantes de exercício físico de uma capital do Nordeste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37395 |
Resumo: | Os universitários vivenciam experiências da vida acadêmica que envolve exigências da sociedade, dentre elas adaptar-se às pressões e mudanças do cotidiano, alem de provas e trabalhos, carga de estudos e mudanças tecnológicas na forma de estudar, tudo isso pode favorecer o desenvolvimento da depressão. O estudo teve como objetivo comparar a prevalência de depressão e fatores associados em estudantes universitários do curso de Educação Física praticantes e não praticantes de exercício físico. Trata-se de um estudo com análise quantitativa descritiva. A amostra foi composta por 200 acadêmicos sendo 100 do sexo feminino e 100 do sexo masculino, todos universitários de IES. O instrumento utilizado na pesquisa foi o inventário de depressão de Beck (BDI). Para análise dos dados, utilizou-se o Software Microsoft Office Excel. Os resultados apontaram que os níveis de depressão foram classificados prevalentemente em mínimo (53.0%), seguidos respectivamente por leve e moderados (22.0 %) e (25.0%). Os homens estão minimamente mais depressivos (61.0%) em relação às mulheres (44.0%), enquanto que, as mulheres estão modernamente mais depressivas (29.0%), porem a prevalência de depressão de nível grave foi maior no sexo masculino (6.0%). Em relação aos níveis de depressão de universitários praticantes e não praticantes de exercício não foram identificadas associação com a depressão (p = 0,163). Conclui-se que os exercícios físicos podem estar correlacionados a liberação de hormônios, desempenham papel importante no humor e saúde mental, mostrando-se muito eficaz principalmente nos casos leves e moderados da depressão. |
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Prevalência de Depressão e fatores associados em estudantes universitários do curso de Educação Física praticantes e não praticantes de exercício físico de uma capital do NordestePrevalence of Depression and associated factors in university students oh the Physical Education course practitioners and non-practitioners of the physical exercise in a capital of the Northeast Prevalencia de Depresión y factores asociados en universitários del curso de Educación Física practicantes y no practicantes de ejercicio físico en una capital del NordesteEducación FísicaDepresiónEstudiantesEjercicio.DepressãoEducação FísicaEstudantesExercício físico. DepressionPhysical EducationStudentsExercise.Os universitários vivenciam experiências da vida acadêmica que envolve exigências da sociedade, dentre elas adaptar-se às pressões e mudanças do cotidiano, alem de provas e trabalhos, carga de estudos e mudanças tecnológicas na forma de estudar, tudo isso pode favorecer o desenvolvimento da depressão. O estudo teve como objetivo comparar a prevalência de depressão e fatores associados em estudantes universitários do curso de Educação Física praticantes e não praticantes de exercício físico. Trata-se de um estudo com análise quantitativa descritiva. A amostra foi composta por 200 acadêmicos sendo 100 do sexo feminino e 100 do sexo masculino, todos universitários de IES. O instrumento utilizado na pesquisa foi o inventário de depressão de Beck (BDI). Para análise dos dados, utilizou-se o Software Microsoft Office Excel. Os resultados apontaram que os níveis de depressão foram classificados prevalentemente em mínimo (53.0%), seguidos respectivamente por leve e moderados (22.0 %) e (25.0%). Os homens estão minimamente mais depressivos (61.0%) em relação às mulheres (44.0%), enquanto que, as mulheres estão modernamente mais depressivas (29.0%), porem a prevalência de depressão de nível grave foi maior no sexo masculino (6.0%). Em relação aos níveis de depressão de universitários praticantes e não praticantes de exercício não foram identificadas associação com a depressão (p = 0,163). Conclui-se que os exercícios físicos podem estar correlacionados a liberação de hormônios, desempenham papel importante no humor e saúde mental, mostrando-se muito eficaz principalmente nos casos leves e moderados da depressão.University students experience experiences of academic life which involves demands of society, among them adapting to the pressures and changes of daily life, in addition to tests and work, load of studies and technological changes in the way of studying, all this can favor the development of depression. The study aimed to compare the prevalence of depression and associated factors in university students of the physical education course practicing and not practicing physical exercise. This is a study with descriptive quantitative analysis. The sample consisted of 200 students, 100 female and 100 male, all university students from HEI. The instrument used in the research was the Beck Depression Inventory (BDI). For data analysis, the Microsoft Office Excel Software was used. The results showed that depression levels were classified as at least (53.0%), followed respectively by mild and moderate (22.0%) and (25.0%). Men are minimally more depressed (61.0%) compared to women (44.0%), while women are more modernly more depressive (29.0%), but the prevalence of severe depression was higher in males (6.0%). Regarding the levels of depression of practicing and non-practicing university students, no association with depression was identified (p = 0.163). It is concluded that physical exercises may be correlated with the release of hormones, play an important role in mood and mental health, showing to be very effective mainly in mild and moderate cases of depression.Los estudiantes universitarios experimentan experiencias de la vida académica lo que implica demandas de la sociedad, entre ellas adaptarse a las presiones y cambios de la vida cotidiana, además de pruebas y trabajo, carga de estudios y cambios tecnológicos en la forma de estudiar, todo esto puede favorecer el desarrollo de la depresión. El estudio tuvo como objetivo comparar la prevalencia de depresión y factores asociados en estudiantes universitarios del curso de educación física que practican y no practican ejercicio físico. Se trata de un estudio con análisis cuantitativo descriptivo. La muestra estuvo constituida por 200 estudiantes, 100 mujeres y 100 hombres, todos estudiantes universitarios de IES. El instrumento utilizado en la investigación fue el Inventario de Depresión de Beck (BDI). Para el análisis de los datos, se utilizó el software Microsoft Office Excel. Los resultados mostraron que los niveles de depresión se clasificaron como al menos (53,0%), seguidos respectivamente por leves y moderados (22,0%) y (25,0%). Los hombres están mínimamente más deprimidos (61,0%) en comparación con las mujeres (44,0%), mientras que las mujeres son más modernamente más depresivas (29,0%), pero la prevalencia de depresión severa fue mayor en los hombres (6,0%). En cuanto a los niveles de depresión de los estudiantes universitarios practicantes y no practicantes, no se identificó asociación con la depresión (p = 0,163). Se concluye que los ejercicios físicos pueden estar correlacionados con la liberación de hormonas, juegan un papel importante en el estado de ánimo y la salud mental, demostrando ser muy efectivos principalmente en casos leves y moderados de depresión.Research, Society and Development2022-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3739510.33448/rsd-v11i15.37395Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e412111537395Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e412111537395Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e4121115373952525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37395/31145Copyright (c) 2022 Marcilene da Silva Oliveira; Maria Eduarda do Nascimento Silva; Leyla Regis de Meneses Sousa Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marcilene da Silva Silva, Maria Eduarda do Nascimento Carvalho, Leyla Regis de Meneses Sousa 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37395Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:35.308699Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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