Ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos: o paradigma da equivalência de estímulos associado a jogos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haydu, Verônica Bender
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Edneli Natália Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37383
Resumo: O paradigma da equivalência de estímulos tem sido aplicado para ensinar diversas habilidades acadêmicas, principalmente no ensino de procedimentos de leitura. Esse paradigma é geralmente utilizado em procedimentos de ensino individualizados, assim sua aplicação em contextos coletivos é relevante. Este estudo teve como objetivo avaliar um programa de ensino denominado Programa de Ensino da Leitura de Palavras Substantivadas (PELPS) coletivamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que as relações emergentes foram testadas individualmente. Nove estudantes da EJA, com idades entre 17 e 61 anos, foram selecionados após um pré-teste de leitura. O PELPS foi realizado em sessões coletivas de ensino. O procedimento incluiu o ensino das relações condicionais entre as palavras ditadas e impressas e a construção das palavras com letras (Constructed Matching to Sample - CRMTS), seguido de atividades com jogos (Bingo e gincana) e testes das relações emergentes. Após o ensino de no mínimo nove palavras, foram realizados testes de leitura de generalização. Sete dos nove participantes apresentaram desempenho acima de 90% em leitura textual, relações figura-palavra impressa e relações palavra impressa-figura, o que caracteriza a leitura com compreensão. Palavras sem dificuldades de linguagem também foram lidas com compreensão no teste de generalização. Os jogos afetaram positivamente o desempenho de leitura. Concluímos que o PELPS é um programa viável e eficaz para o ensino da leitura com compreensão no contexto da EJA.
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spelling Ensino de leitura na Educação de Jovens e Adultos: o paradigma da equivalência de estímulos associado a jogos educativosReading teaching in Youth and Adult Education: the stimulus equivalence paradigm associated with educational games La enseñanza de la lectura en la Educación de Jóvenes y Adultos: el paradigma de la equivalencia de estímulos asociado a los juegos educativosEquivalencia de estímulosEnseñanza de la lecturaEJAJuegos didácticosAnalisis del Comportamiento Aplicada.Stimulus equivalenceReading teachingEJAEducational gamesApplied Behavior Analysis.Equivalência de estímulosEnsino de leituraEJAJogos educativosAnálise Aplicada do Comportamento.O paradigma da equivalência de estímulos tem sido aplicado para ensinar diversas habilidades acadêmicas, principalmente no ensino de procedimentos de leitura. Esse paradigma é geralmente utilizado em procedimentos de ensino individualizados, assim sua aplicação em contextos coletivos é relevante. Este estudo teve como objetivo avaliar um programa de ensino denominado Programa de Ensino da Leitura de Palavras Substantivadas (PELPS) coletivamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que as relações emergentes foram testadas individualmente. Nove estudantes da EJA, com idades entre 17 e 61 anos, foram selecionados após um pré-teste de leitura. O PELPS foi realizado em sessões coletivas de ensino. O procedimento incluiu o ensino das relações condicionais entre as palavras ditadas e impressas e a construção das palavras com letras (Constructed Matching to Sample - CRMTS), seguido de atividades com jogos (Bingo e gincana) e testes das relações emergentes. Após o ensino de no mínimo nove palavras, foram realizados testes de leitura de generalização. Sete dos nove participantes apresentaram desempenho acima de 90% em leitura textual, relações figura-palavra impressa e relações palavra impressa-figura, o que caracteriza a leitura com compreensão. Palavras sem dificuldades de linguagem também foram lidas com compreensão no teste de generalização. Os jogos afetaram positivamente o desempenho de leitura. Concluímos que o PELPS é um programa viável e eficaz para o ensino da leitura com compreensão no contexto da EJA.The stimulus equivalence paradigm has been applied to teach various academic skills, especially in teaching reading procedures. This paradigm is generally used in individualized teaching procedures, so its application in collective contexts is relevant. This study aimed to evaluate a teaching program called Teaching Program to Reading Nominalised Words (PELPS – in Portuguese) applied collectively in Youth and Adult Education (EJA - in Portuguese), in which emerging relationships were tested individually. Nine EJA students aged between 17 and 61 were selected after a reading pre-test. PELPS was conducted in collective teaching sessions. The procedure included teaching conditional relations between dictated and printed words and the construction of words with letters (Constructed Matching to Sample - CRMTS), followed by activities with games (Bingo and scavenger hunt) and tests of emerging relations. After teaching a minimum of nine words, generalization reading tests were performed. Seven of the nine participants performed above 90% in textual reading, picture-to-printed word relations, and printed word-to-picture relations, which configure reading with comprehension. Words with no language difficulties were also read with comprehension in the generalization test. The games positively affected the performance of reading. We concluded that PELPS is a viable and effective program for teaching reading with comprehension in an EJA setting.El paradigma de equivalencia de estímulos se ha aplicado para enseñar diversas habilidades académicas, principalmente en la enseñanza de procedimientos de lectura. Este paradigma se utiliza generalmente en procedimientos de enseñanza individualizados, por lo que su aplicación en contextos colectivos es relevante. Este estudio tuvo como objetivo evaluar un programa de enseñanza llamado Programa de Enseñanza de la Lectura de Palabras Sustantivas (PELPS) de forma colectiva en Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), en el que las relaciones emergentes se probaron individualmente. Nueve estudiantes de la EJA, con edades entre 17 y 61 años, fueron seleccionados luego de una prueba de prelectura. El PELPS se llevó a cabo en sesiones de enseñanza colectiva. El procedimiento incluyó la enseñanza de relaciones condicionales entre palabras dictadas y impresas, y la construcción de palabras con letras (Constructed Matching to Sample - CRMTS), seguido de actividades con juegos (Bingo y gymkana) y pruebas de las relaciones emergentes. Después de enseñar al menos nueve palabras, se realizaron pruebas de lectura de generalización. Siete de los nueve participantes se desempeñaron por encima del 90 % en lectura textual, relaciones imagen-palabra impresa y relación palabra-imagen impresa, lo que caracteriza la lectura con comprensión. Las palabras sin dificultades del lenguaje también se leyeron con comprensión en la prueba de generalización. Los juegos afectaron positivamente el rendimiento de lectura. Concluimos que el PELPS es un programa viable y efectivo para la enseñanza de la lectura con comprensión en el contexto de EJA.Research, Society and Development2022-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3738310.33448/rsd-v11i15.37383Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e297111537383Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e297111537383Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2971115373832525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37383/31019Copyright (c) 2022 Verônica Bender Haydu; Edneli Natália Ferreira da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHaydu, Verônica Bender Costa, Edneli Natália Ferreira da 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37383Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:34.773933Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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