Direito à saúde entre adolescentes de escola pública: Uma revisão narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42832 |
Resumo: | A educação em saúde se apresenta como direito social que deve ser compreendido pelos adolescentes, tendo a escola como um agente facilitador. Objetivou-se analisar o direito à saúde entre adolescentes de escola pública por meio de uma revisão narrativa. Para tanto, foi utilizada a revisão narrativa, quanto às intervenções promovidas em saúde no ambiente escolar e reflexo na vida desses estudantes, no período de junho e julho de 2023. Como fonte de coleta de dados foi utilizado como bancos de dados o Google Acadêmico e as Políticas públicas nacionais, com os termos “Direito à saúde na adolescência”, “Saúde física e psicológica do adolescente” e “Saúde entre os adolescentes de escola pública``, artigos de livre acesso e publicados no período de 2005 e 2023. Nesse sentido, os resultados obtidos se relacionam com a promoção de saúde dentre esta faixa etária, a exemplo da saúde física, com a necessidade de adotar medidas para boa qualidade de vida e posteriormente a abordagem psicológica desses estudantes como fator fundamental no desenvolvimento, sendo ainda possível construir um perfil social característico nessa fase. Assim, conclui-se que o direito à saúde dos adolescentes de escola pública se mostra como questão importante que requer atenção por parte de todos os envolvidos. Por intermédio de uma análise abrangente, foi possível constatar que o acesso aos serviços de saúde se apresenta como necessidade fundamental para esse grupo, dada a sua importância para o seu desenvolvimento físico, mental e social. |
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Direito à saúde entre adolescentes de escola pública: Uma revisão narrativaRight to healt among public school adolescents: A narrative review Derecho a la salud entre adolescentes de escuelas públicas: Una revisión narrativa Public schoolRight to healthTeenagers.Derecho a la saludEscuela públicaAdolescentes.Direito à saúdeEscola públicaAdolescentes.A educação em saúde se apresenta como direito social que deve ser compreendido pelos adolescentes, tendo a escola como um agente facilitador. Objetivou-se analisar o direito à saúde entre adolescentes de escola pública por meio de uma revisão narrativa. Para tanto, foi utilizada a revisão narrativa, quanto às intervenções promovidas em saúde no ambiente escolar e reflexo na vida desses estudantes, no período de junho e julho de 2023. Como fonte de coleta de dados foi utilizado como bancos de dados o Google Acadêmico e as Políticas públicas nacionais, com os termos “Direito à saúde na adolescência”, “Saúde física e psicológica do adolescente” e “Saúde entre os adolescentes de escola pública``, artigos de livre acesso e publicados no período de 2005 e 2023. Nesse sentido, os resultados obtidos se relacionam com a promoção de saúde dentre esta faixa etária, a exemplo da saúde física, com a necessidade de adotar medidas para boa qualidade de vida e posteriormente a abordagem psicológica desses estudantes como fator fundamental no desenvolvimento, sendo ainda possível construir um perfil social característico nessa fase. Assim, conclui-se que o direito à saúde dos adolescentes de escola pública se mostra como questão importante que requer atenção por parte de todos os envolvidos. Por intermédio de uma análise abrangente, foi possível constatar que o acesso aos serviços de saúde se apresenta como necessidade fundamental para esse grupo, dada a sua importância para o seu desenvolvimento físico, mental e social.Health education is presented as a social right that must be understood by adolescents, with the school as a facilitating agent. The objective was to analyze the right to health among adolescents from public schools through a narrative review. To this end, a narrative review was used, regarding the interventions implemented in health in the school environment and reflected in the lives of these students, in the period of June and July 2023. , the results obtained are related to the promotion of health within this age group, such as physical health, with the need to adopt measures for a good quality of life and subsequently the psychological approach of these students as a fundamental factor in the development, and it is still possible to build a characteristic social profile in this phase. Thus, it is concluded that the right to health of public school adolescents is an important issue that requires attention from all those involved. Through a comprehensive analysis, it was possible to verify that access to health services is a fundamental need for this group, given its importance for their physical, mental and social development.La educación en salud se presenta como un derecho social que debe ser comprendido por los adolescentes, con la escuela como agente facilitador. El objetivo fue analizar el derecho a la salud entre adolescentes de escuelas públicas a través de una revisión narrativa. Para ello, se utilizó una revisión narrativa, respecto a las intervenciones implementadas en salud en el ámbito escolar y reflejadas en la vida de estos estudiantes, en el período de junio y julio de 2023. , los resultados obtenidos se relacionan con la promoción de la salud en este grupo etario, como la salud física, con la necesidad de adoptar medidas para una buena calidad de vida y posteriormente el abordaje psicológico de estos estudiantes como factor fundamental en el desarrollo, siendo aún posible construir un perfil social característico en esta fase. Por lo tanto, se concluye que el derecho a la salud de los adolescentes de la escuela pública es un tema importante que requiere la atención de todos los involucrados. A través de un análisis integral, se pudo constatar que el acceso a los servicios de salud es una necesidad fundamental para este grupo, dada su importancia para su desarrollo físico, mental y social.Research, Society and Development2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4283210.33448/rsd-v12i8.42832Research, Society and Development; Vol. 12 No. 8; e3112842832Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 8; e3112842832Research, Society and Development; v. 12 n. 8; e31128428322525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42832/34546Copyright (c) 2023 Ana Clara de Queiroz Souza; Lívia Maria Oliveira Santos ; Catarina Vitória de Araújo Ferreira ; Clésia Oliveira Pachú https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ana Clara de Queiroz Santos , Lívia Maria Oliveira Ferreira , Catarina Vitória de Araújo Pachú , Clésia Oliveira 2023-09-03T18:32:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42832Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-09-03T18:32:41Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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