Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os tipos de tecnologias usadas no ensino de anatomia humana nas áreas da saúde em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizou-se uma busca de artigos no Scielo Brasil, de livre acesso publicados entre 2011 e 2020, com a combinação dos descritores “anatomia humana” e “ensino”. Como critérios de inclusão, utilizou-se apenas artigos empíricos ou descritivos realizados com estudantes ou direcionados a estudantes dos cursos de saúde do Brasil, exceto o curso de medicina; estudos que avaliaram o uso ou desenvolvimento de tecnologias para o ensino de anatomia humana; estudos que avaliaram a perspectiva dos alunos referente aos procedimentos didáticos da disciplina de anatomia humana. Foram encontrados 28 artigos, porém somente quatro artigos atendiam aos objetivos desse trabalho. Todos os artigos utilizaram tecnologias tradicionais no ensino e dois utilizaram novas tecnologias. Concluiu-se que o uso de tecnologias pode contribuir para motivação e dinamismo do processo de ensino aprendizagem voltado para a disciplina de anatomia humana dos cursos brasileiros de graduação na área da saúde. |
id |
UNIFEI_7bd04e7d1bdaec798578c6bb7201524e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38426 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúdeUse of technologies in the teaching of human anatomy in health coursesUso de tecnologías en la enseñanza de la anatomía humana en cursos de salud AnatomyTeaching MaterialsTechnologies.AnatomíaMateriales de EnseñanzaTecnologías.AnatomiaMateriais de EnsinoTecnologias.O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os tipos de tecnologias usadas no ensino de anatomia humana nas áreas da saúde em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizou-se uma busca de artigos no Scielo Brasil, de livre acesso publicados entre 2011 e 2020, com a combinação dos descritores “anatomia humana” e “ensino”. Como critérios de inclusão, utilizou-se apenas artigos empíricos ou descritivos realizados com estudantes ou direcionados a estudantes dos cursos de saúde do Brasil, exceto o curso de medicina; estudos que avaliaram o uso ou desenvolvimento de tecnologias para o ensino de anatomia humana; estudos que avaliaram a perspectiva dos alunos referente aos procedimentos didáticos da disciplina de anatomia humana. Foram encontrados 28 artigos, porém somente quatro artigos atendiam aos objetivos desse trabalho. Todos os artigos utilizaram tecnologias tradicionais no ensino e dois utilizaram novas tecnologias. Concluiu-se que o uso de tecnologias pode contribuir para motivação e dinamismo do processo de ensino aprendizagem voltado para a disciplina de anatomia humana dos cursos brasileiros de graduação na área da saúde. The present study aimed to perform an integrative literature review on the types of technologies used in the teaching of human anatomy in health areas in Brazilian Undergraduate Education Institutions. A research for manuscripts was carried out in Scielo Brazil, free of charge access, published between 2011 and 2020, with the combination of the descriptors “human anatomy” and “teaching”. As inclusion criteria, only empirical or descriptive manuscripts carried out with students or directed to students of health courses were included, except medicine course; studies that evaluated the use or development of technologies for teaching human anatomy; studies that evaluated the students' perspective regarding the didactic procedures of the discipline of human anatomy. Twenty-eight manuscripts were found, but only four articles met the objectives of this work. All manuscripts used traditional technologies in teaching, and two used also new technologies. It was concluded that the use of technologies can contribute to the motivation and dynamism of the teaching-learning process focused on the discipline of human anatomy in Brazilian undergraduate courses in the health area.El presente trabajo tuvo como objetivo realizar una revisión integrativa de la literatura sobre los tipos de tecnologías utilizadas en la enseñanza de la anatomía humana en las áreas de salud en Instituciones de Educación Superior brasileñas. Se realizó una búsqueda de artículos de acceso abierto en Scielo Brasil publicados entre 2011 y 2020, con la combinación de los descriptores “anatomía humana” y “enseñanza”. Como criterios de inclusión, se utilizaron solo artículos empíricos o descriptivos realizados con estudiantes, o dirigidos a estudiantes de cursos de salud en Brasil, excepto el curso de medicina; estudios que evaluaron el uso o desarrollo de tecnologías para la enseñanza de la anatomía humana; estudios que evaluaron la perspectiva de los estudiantes sobre los procedimientos didácticos de la disciplina de anatomía humana. Se encontraron 28 artículos, pero solo cuatro artículos cumplieron con los objetivos de este trabajo. Todos los artículos utilizaron tecnologías tradicionales en la enseñanza y dos utilizaron nuevas tecnologías. Se concluyó que el uso de tecnologías puede contribuir para la motivación y dinamización del proceso de enseñanza-aprendizaje enfocado en la disciplina de anatomía humana en cursos de graduación brasileños en el área de la salud.Research, Society and Development2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3842610.33448/rsd-v11i16.38426Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e520111638426Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e520111638426Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5201116384262525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426/31906Copyright (c) 2022 Paulo Aurélio Roncato; Mônica da Costa Serra; Ticiana Sidorenko de Oliveira Capote; Clemente Maia da Silva Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoncato, Paulo AurélioSerra, Mônica da CostaCapote, Ticiana Sidorenko de Oliveira Fernandes, Clemente Maia da Silva2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38426Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:09.376586Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde Use of technologies in the teaching of human anatomy in health courses Uso de tecnologías en la enseñanza de la anatomía humana en cursos de salud |
title |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde |
spellingShingle |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde Roncato, Paulo Aurélio Anatomy Teaching Materials Technologies. Anatomía Materiales de Enseñanza Tecnologías. Anatomia Materiais de Ensino Tecnologias. |
title_short |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde |
title_full |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde |
title_fullStr |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde |
title_full_unstemmed |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde |
title_sort |
Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde |
author |
Roncato, Paulo Aurélio |
author_facet |
Roncato, Paulo Aurélio Serra, Mônica da Costa Capote, Ticiana Sidorenko de Oliveira Fernandes, Clemente Maia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Serra, Mônica da Costa Capote, Ticiana Sidorenko de Oliveira Fernandes, Clemente Maia da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roncato, Paulo Aurélio Serra, Mônica da Costa Capote, Ticiana Sidorenko de Oliveira Fernandes, Clemente Maia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomy Teaching Materials Technologies. Anatomía Materiales de Enseñanza Tecnologías. Anatomia Materiais de Ensino Tecnologias. |
topic |
Anatomy Teaching Materials Technologies. Anatomía Materiales de Enseñanza Tecnologías. Anatomia Materiais de Ensino Tecnologias. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os tipos de tecnologias usadas no ensino de anatomia humana nas áreas da saúde em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizou-se uma busca de artigos no Scielo Brasil, de livre acesso publicados entre 2011 e 2020, com a combinação dos descritores “anatomia humana” e “ensino”. Como critérios de inclusão, utilizou-se apenas artigos empíricos ou descritivos realizados com estudantes ou direcionados a estudantes dos cursos de saúde do Brasil, exceto o curso de medicina; estudos que avaliaram o uso ou desenvolvimento de tecnologias para o ensino de anatomia humana; estudos que avaliaram a perspectiva dos alunos referente aos procedimentos didáticos da disciplina de anatomia humana. Foram encontrados 28 artigos, porém somente quatro artigos atendiam aos objetivos desse trabalho. Todos os artigos utilizaram tecnologias tradicionais no ensino e dois utilizaram novas tecnologias. Concluiu-se que o uso de tecnologias pode contribuir para motivação e dinamismo do processo de ensino aprendizagem voltado para a disciplina de anatomia humana dos cursos brasileiros de graduação na área da saúde. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426 10.33448/rsd-v11i16.38426 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426/31906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e520111638426 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e520111638426 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e520111638426 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052775481212928 |