Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncato, Paulo Aurélio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Serra, Mônica da Costa, Capote, Ticiana Sidorenko de Oliveira, Fernandes, Clemente Maia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os tipos de tecnologias usadas no ensino de anatomia humana nas áreas da saúde em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizou-se uma busca de artigos no Scielo Brasil, de livre acesso publicados entre 2011 e 2020, com a combinação dos descritores “anatomia humana” e “ensino”. Como critérios de inclusão, utilizou-se apenas artigos empíricos ou descritivos realizados com estudantes ou direcionados a estudantes dos cursos de saúde do Brasil, exceto o curso de medicina; estudos que avaliaram o uso ou desenvolvimento de tecnologias para o ensino de anatomia humana; estudos que avaliaram a perspectiva dos alunos referente aos procedimentos didáticos da disciplina de anatomia humana. Foram encontrados 28 artigos, porém somente quatro artigos atendiam aos objetivos desse trabalho. Todos os artigos utilizaram tecnologias tradicionais no ensino e dois utilizaram novas tecnologias. Concluiu-se que o uso de tecnologias pode contribuir para motivação e dinamismo do processo de ensino aprendizagem voltado para a disciplina de anatomia humana dos cursos brasileiros de graduação na área da saúde. 
id UNIFEI_7bd04e7d1bdaec798578c6bb7201524e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38426
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúdeUse of technologies in the teaching of human anatomy in health coursesUso de tecnologías en la enseñanza de la anatomía humana en cursos de salud AnatomyTeaching MaterialsTechnologies.AnatomíaMateriales de EnseñanzaTecnologías.AnatomiaMateriais de EnsinoTecnologias.O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os tipos de tecnologias usadas no ensino de anatomia humana nas áreas da saúde em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizou-se uma busca de artigos no Scielo Brasil, de livre acesso publicados entre 2011 e 2020, com a combinação dos descritores “anatomia humana” e “ensino”. Como critérios de inclusão, utilizou-se apenas artigos empíricos ou descritivos realizados com estudantes ou direcionados a estudantes dos cursos de saúde do Brasil, exceto o curso de medicina; estudos que avaliaram o uso ou desenvolvimento de tecnologias para o ensino de anatomia humana; estudos que avaliaram a perspectiva dos alunos referente aos procedimentos didáticos da disciplina de anatomia humana. Foram encontrados 28 artigos, porém somente quatro artigos atendiam aos objetivos desse trabalho. Todos os artigos utilizaram tecnologias tradicionais no ensino e dois utilizaram novas tecnologias. Concluiu-se que o uso de tecnologias pode contribuir para motivação e dinamismo do processo de ensino aprendizagem voltado para a disciplina de anatomia humana dos cursos brasileiros de graduação na área da saúde.  The present study aimed to perform an integrative literature review on the types of technologies used in the teaching of human anatomy in health areas in Brazilian Undergraduate Education Institutions. A research for manuscripts was carried out in Scielo Brazil, free of charge access, published between 2011 and 2020, with the combination of the descriptors “human anatomy” and “teaching”. As inclusion criteria, only empirical or descriptive manuscripts carried out with students or directed to students of health courses were included, except medicine course; studies that evaluated the use or development of technologies for teaching human anatomy; studies that evaluated the students' perspective regarding the didactic procedures of the discipline of human anatomy. Twenty-eight manuscripts were found, but only four articles met the objectives of this work. All manuscripts used traditional technologies in teaching, and two used also new technologies. It was concluded that the use of technologies can contribute to the motivation and dynamism of the teaching-learning process focused on the discipline of human anatomy in Brazilian undergraduate courses in the health area.El presente trabajo tuvo como objetivo realizar una revisión integrativa de la literatura sobre los tipos de tecnologías utilizadas en la enseñanza de la anatomía humana en las áreas de salud en Instituciones de Educación Superior brasileñas. Se realizó una búsqueda de artículos de acceso abierto en Scielo Brasil publicados entre 2011 y 2020, con la combinación de los descriptores “anatomía humana” y “enseñanza”. Como criterios de inclusión, se utilizaron solo artículos empíricos o descriptivos realizados con estudiantes, o dirigidos a estudiantes de cursos de salud en Brasil, excepto el curso de medicina; estudios que evaluaron el uso o desarrollo de tecnologías para la enseñanza de la anatomía humana; estudios que evaluaron la perspectiva de los estudiantes sobre los procedimientos didácticos de la disciplina de anatomía humana. Se encontraron 28 artículos, pero solo cuatro artículos cumplieron con los objetivos de este trabajo. Todos los artículos utilizaron tecnologías tradicionales en la enseñanza y dos utilizaron nuevas tecnologías. Se concluyó que el uso de tecnologías puede contribuir para la motivación y dinamización del proceso de enseñanza-aprendizaje enfocado en la disciplina de anatomía humana en cursos de graduación brasileños en el área de la salud.Research, Society and Development2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3842610.33448/rsd-v11i16.38426Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e520111638426Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e520111638426Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5201116384262525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426/31906Copyright (c) 2022 Paulo Aurélio Roncato; Mônica da Costa Serra; Ticiana Sidorenko de Oliveira Capote; Clemente Maia da Silva Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoncato, Paulo AurélioSerra, Mônica da CostaCapote, Ticiana Sidorenko de Oliveira Fernandes, Clemente Maia da Silva2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38426Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:09.376586Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
Use of technologies in the teaching of human anatomy in health courses
Uso de tecnologías en la enseñanza de la anatomía humana en cursos de salud
title Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
spellingShingle Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
Roncato, Paulo Aurélio
Anatomy
Teaching Materials
Technologies.
Anatomía
Materiales de Enseñanza
Tecnologías.
Anatomia
Materiais de Ensino
Tecnologias.
title_short Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
title_full Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
title_fullStr Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
title_full_unstemmed Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
title_sort Uso de tecnologias no ensino de anatomia humana em cursos da saúde
author Roncato, Paulo Aurélio
author_facet Roncato, Paulo Aurélio
Serra, Mônica da Costa
Capote, Ticiana Sidorenko de Oliveira
Fernandes, Clemente Maia da Silva
author_role author
author2 Serra, Mônica da Costa
Capote, Ticiana Sidorenko de Oliveira
Fernandes, Clemente Maia da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncato, Paulo Aurélio
Serra, Mônica da Costa
Capote, Ticiana Sidorenko de Oliveira
Fernandes, Clemente Maia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomy
Teaching Materials
Technologies.
Anatomía
Materiales de Enseñanza
Tecnologías.
Anatomia
Materiais de Ensino
Tecnologias.
topic Anatomy
Teaching Materials
Technologies.
Anatomía
Materiales de Enseñanza
Tecnologías.
Anatomia
Materiais de Ensino
Tecnologias.
description O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os tipos de tecnologias usadas no ensino de anatomia humana nas áreas da saúde em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizou-se uma busca de artigos no Scielo Brasil, de livre acesso publicados entre 2011 e 2020, com a combinação dos descritores “anatomia humana” e “ensino”. Como critérios de inclusão, utilizou-se apenas artigos empíricos ou descritivos realizados com estudantes ou direcionados a estudantes dos cursos de saúde do Brasil, exceto o curso de medicina; estudos que avaliaram o uso ou desenvolvimento de tecnologias para o ensino de anatomia humana; estudos que avaliaram a perspectiva dos alunos referente aos procedimentos didáticos da disciplina de anatomia humana. Foram encontrados 28 artigos, porém somente quatro artigos atendiam aos objetivos desse trabalho. Todos os artigos utilizaram tecnologias tradicionais no ensino e dois utilizaram novas tecnologias. Concluiu-se que o uso de tecnologias pode contribuir para motivação e dinamismo do processo de ensino aprendizagem voltado para a disciplina de anatomia humana dos cursos brasileiros de graduação na área da saúde. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426
10.33448/rsd-v11i16.38426
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38426/31906
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e520111638426
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e520111638426
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e520111638426
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052775481212928