Letramento em saúde para a segurança do paciente na UTI-neonatal junto à equipe de enfermagem: protocolo de revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andressa Fernandes dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bueno, Alexandre de Assis, Rodrigues, Isabela Moraes Peres, Silva, Luiz Almeida, Alvez, Michelly de Melo, Evangelista, Renata Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
DOI: 10.33448/rsd-v11i14.36090
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36090
Resumo: Objetivo: Mapear as evidências acerca das estratégias de letramento em saúde com foco na segurança do paciente junto a equipe de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Metodologia: Trata-se de uma Scoping Review. Questão da revisão: Quais são as estratégias de literacia em saúde com foco na segurança do paciente junto a equipe de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva neonatal? Critérios de Inclusão e Exclusão: Serão considerados estudos referentes à população, conceito e contexto. Não haverá recorte temporal. Nos idiomas inglês, espanhol e português. Sendo excluídos abstract e pôsteres publicados em eventos científicos, bem como artigos de opinião. Estratégia de pesquisa: A estratégia de pesquisa será composta por três etapas/busca. Seleção dos estudos: Será utilizado o fluxograma PRISMA. Extração dos dados: Será utilizado um instrumento cujo objetivo será responder à questão norteadora dessa revisão. Síntese dos dados: Ainda em construção. Os resultados serão descritos e apresentados em tabelas e gráficos. Apresentação e interpretação dos resultados: Ainda em construção. Os resultados desse estudo serão apresentados em eventos, e pela translação do conhecimento
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spelling Letramento em saúde para a segurança do paciente na UTI-neonatal junto à equipe de enfermagem: protocolo de revisão de escopoHealth literacy for patient safety in the neonatal ICU with the nursing team: scoping review protocolAlfabetización en salud para la seguridad del paciente en la UTI neonatal con el equipo de enfermería: protocolo de scoping reviewLiteratura saludableCuidados Intensivos NeonatalesSeguridad del paciente.Letramento em saúdeTerapia Intensiva NeonatalSegurança do paciente.Neonatal Intensive CareHealth literacyPatient safety.Objetivo: Mapear as evidências acerca das estratégias de letramento em saúde com foco na segurança do paciente junto a equipe de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Metodologia: Trata-se de uma Scoping Review. Questão da revisão: Quais são as estratégias de literacia em saúde com foco na segurança do paciente junto a equipe de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva neonatal? Critérios de Inclusão e Exclusão: Serão considerados estudos referentes à população, conceito e contexto. Não haverá recorte temporal. Nos idiomas inglês, espanhol e português. Sendo excluídos abstract e pôsteres publicados em eventos científicos, bem como artigos de opinião. Estratégia de pesquisa: A estratégia de pesquisa será composta por três etapas/busca. Seleção dos estudos: Será utilizado o fluxograma PRISMA. Extração dos dados: Será utilizado um instrumento cujo objetivo será responder à questão norteadora dessa revisão. Síntese dos dados: Ainda em construção. Os resultados serão descritos e apresentados em tabelas e gráficos. Apresentação e interpretação dos resultados: Ainda em construção. Os resultados desse estudo serão apresentados em eventos, e pela translação do conhecimentoObjective: To map the evidence about health literacy strategies focused on patient safety with the nursing team in a Neonatal Intensive Care Unit. Methodology: This is a Scoping Review. Review question: What are the health literacy strategies focused on patient safety with the nursing team in a neonatal intensive care unit? Inclusion and Exclusion Criteria: Studies referring to population, concept and context will be considered. There will be no time cut. In English, Spanish and Portuguese. Abstracts and posters published in scientific events, as well as opinion articles, were excluded. Search strategy: The search strategy will consist of three steps/search. Selection of studies: The PRISMA flowchart will be used. Data extraction: An instrument will be used whose objective will be to answer the guiding question of this review. Data synthesis: Still under construction. The results will be described and presented in tables and graphs. Presentation and interpretation of results: Still under construction The results of this study will be presented at events, and through the translation of knowledge.Objetivo: Mapear la evidencia sobre estrategias de alfabetización en salud enfocadas en la seguridad del paciente con el equipo de enfermería en una Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales. Metodología: Se trata de una Scoping Review. Pregunta de revisión: ¿Cuáles son las estrategias de alfabetización en salud enfocadas a la seguridad del paciente con el equipo de enfermería en una unidad de cuidados intensivos neonatales? Criterios de inclusión y exclusión: Se considerarán estudios referidos a población, concepto y contexto. No habrá corte de tiempo. En inglés, español y portugués. Se excluyeron resúmenes y carteles publicados en eventos científicos, así como artículos de opinión. Estrategia de búsqueda: La estrategia de búsqueda constará de tres pasos/búsqueda. Selección de estudios: Se utilizará el diagrama de flujo PRISMA. Extracción de datos: Se utilizará un instrumento cuyo objetivo será responder a la pregunta guía de esta revisión. Síntesis de datos: Aún en construcción. Los resultados se describirán y presentarán en tablas y gráficos. Presentación e interpretación de resultados: Aún en construcción Los resultados de este estudio serán presentados en eventos, ya través de la traducción del conocimiento.Research, Society and Development2022-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3609010.33448/rsd-v11i14.36090Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e163111436090Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e163111436090Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e1631114360902525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36090/30227Copyright (c) 2022 Andressa Fernandes dos Santos; Alexandre de Assis Bueno; Isabela Moraes Peres Rodrigues; Luiz Almeida Silva; Michelly de Melo Alvez; Renata Alessandra Evangelistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Andressa Fernandes dos Bueno, Alexandre de Assis Rodrigues, Isabela Moraes Peres Silva, Luiz Almeida Alvez, Michelly de Melo Evangelista, Renata Alessandra 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36090Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:46.129599Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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