Avaliação em Língua Brasileira de Sinais no contexto da Fonoaudiologia bilíngue em uma clínica escola: estudo de caso
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37700 |
Resumo: | Crianças surdas podem facilmente se desenvolver através da aquisição da Libras. Esse processo de aquisição é bem similar às etapas e processos de aquisição da língua oral em ouvintes. Portanto, da mesma forma que uma criança ouvinte pode ser acometida por atrasos e transtornos de linguagem, a criança surda também pode apresentar alterações na língua de sinais que caracterizem atipias, sejam elas de natureza primária ou secundária. No contexto da Fonoaudiologia Bilíngue, a língua de sinais (LS) é valorizada e a terapia mantém o foco na primeira língua (L1), para que a criança surda seja capaz de se desenvolver sem atrasos. Nosso objetivo é descrever um estudo de caso do processo de avaliação de linguagem de uma criança surda com indícios de língua de sinais atípica, a fim de caracterizar habilidades e dificuldades linguísticas e interacionais encontradas. As intervenções realizadas mostram a importância das avaliações para o diagnóstico de LS atípica e a relevância das avaliações não padronizadas para identificar, até mesmo através de mediação, características linguísticas não evidentes nas avaliações padronizadas. |
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Avaliação em Língua Brasileira de Sinais no contexto da Fonoaudiologia bilíngue em uma clínica escola: estudo de casoAssessment in Brazilian Sign Language in the context of bilingual Speech Therapy in a clinic-school: case studyEvaluación en Lengua de Señas Brasileña en el contexto de Fonoaudiología bilingüe en una clínica-escuela: estudio de casoSurdezDesenvolvimento infantilLíngua de SinaisLinguagem InfantilFonoaudiologia.SorderaDesarollo infantilLengua de signosLenguaje infantilFonoaudiología.DeafnessSign LanguageChild LanguageChild DevelopmentSpeech, language and hearing sciences.Crianças surdas podem facilmente se desenvolver através da aquisição da Libras. Esse processo de aquisição é bem similar às etapas e processos de aquisição da língua oral em ouvintes. Portanto, da mesma forma que uma criança ouvinte pode ser acometida por atrasos e transtornos de linguagem, a criança surda também pode apresentar alterações na língua de sinais que caracterizem atipias, sejam elas de natureza primária ou secundária. No contexto da Fonoaudiologia Bilíngue, a língua de sinais (LS) é valorizada e a terapia mantém o foco na primeira língua (L1), para que a criança surda seja capaz de se desenvolver sem atrasos. Nosso objetivo é descrever um estudo de caso do processo de avaliação de linguagem de uma criança surda com indícios de língua de sinais atípica, a fim de caracterizar habilidades e dificuldades linguísticas e interacionais encontradas. As intervenções realizadas mostram a importância das avaliações para o diagnóstico de LS atípica e a relevância das avaliações não padronizadas para identificar, até mesmo através de mediação, características linguísticas não evidentes nas avaliações padronizadas.Deaf children can easily develop themselves through Sign Language acquisition. This language acquisition process is quite similar to the process and stages of oral language acquisition. Therefore, in the same way that a hearing child can be affected by delays and language disorders, a deaf child can also present changes in sign language that characterize atypia, whether of a primary or secondary nature. In the context of bilingual speech therapy, sign language is valued and therapy focuses on L1 so that the deaf child is able to develop normally. This case has the goal of describing the language evaluation process, in the context of bilingual speech therapy. Therefore, this study accompanied a deaf child that has complaints about atypical sign language through speech therapy follow-up with the purpose of characterizing linguistic and interactional difficulties and skills found in L1. The selected participant is a regular patient in UFRJ's deafness ambulatory, uses sign language to communicate and is capable of understanding all the evaluation process he has gone through. The interventions carried out show the importance of assessments for the diagnosis of atypical SL and the relevance of non-standard assessments to identify, even through mediation, linguistic characteristics not evident in the standardized assessments.Los niños sordos pueden desarrollarse fácilmente mediante la adquisición de Libras. Este proceso de adquisición es muy similar a las etapas y procesos de adquisición del lenguaje oral. Por tanto, de la misma forma que un niño oyente puede verse afectado por retrasos y trastornos del lenguaje, un niño sordo también puede presentar cambios en la lengua de señas que caractericen la atipia, ya sea de carácter primario o secundario. En el contexto de la logopedia bilingüe se valora la lengua de signos y la terapia se centra en la L1, para que el niño sordo pueda desarrollarse sin retrasos. Por lo tanto, el objetivo del estudio es describir un proceso de evaluación del lenguaje, en el ámbito de la logopedia bilingüe, con un niño sordo con quejas del lenguaje y signos de lengua de signos atípica, con el fin de caracterizar las habilidades y dificultades lingüísticas e interaccionales encontradas. en L1. Se trata entonces de un estudio de caso, siendo el participante seleccionado un paciente regular de la clínica de sordera de la UFRJ, que utiliza Libras para comunicarse y comprender todo el contexto de evaluaciones estandarizadas y no estandarizadas utilizadas durante la investigación. Las intervenciones realizadas muestran la importancia de las evaluaciones para el diagnóstico de la LE atípica y la pertinencia de las evaluaciones no estandarizadas para identificar, incluso a través de la mediación, características lingüísticas no evidentes en las evaluaciones estandarizadas.Research, Society and Development2022-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3770010.33448/rsd-v11i16.37700Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e267111637700Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e267111637700Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e2671116377002525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37700/31635Copyright (c) 2022 Carolina Magalhães de Pinho Ferreira; Priscila Starosky; Paula Novoa de Melo; Maria Paula Guimarães de Barros; Flávia Soares Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carolina Magalhães de Pinho Starosky, PriscilaMelo, Paula Novoa de Barros, Maria Paula Guimarães de Fernandes, Flávia Soares 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37700Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:46.307251Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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