A influência das mídias sociais no consumo alimentar infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Farinazzi-Machado , Flávia Maria Vasques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36935
Resumo: Os padrões e hábitos alimentares vem mudando nos últimos anos devido a vários fatores, principalmente as inúmeras atribuições que o mundo globalizado exige. Os especialistas tem apontado que a publicidade de alimentos vem influenciando negativamente os hábitos alimentares e a saúde das crianças. O presente artigo trata de uma revisão integrativa e foi estruturado por meio de pesquisas bibliográficas realizadas em artigos científicos, dissertações e teses localizados em publicações eletrônicas, nas plataformas Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed. Para a busca dos materiais bibliográficos foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: consumo alimentar infantil, obesidade infantil, mídias sociais, comunicação digital, gerações digitais. Este estudo teve como objetivo identificar a influência das mídias sociais e tecnologias digitais sobre a formação do comportamento alimentar e a saúde infanto-juvenil. Os estudos indicam que é crescente as propagandas de alimentos extremamente calóricos e pouco nutritivos desde a primeira infância, etapa de maior vulnerabilidade e formação de hábitos alimentares, gerando aumento considerável de DCNT. Os resultados mostraram que as crianças são atraídas pelos artifícios que as mídias utilizam, bem como a forma que são aplicados no dia a dia, muitas vezes ocultando suas consequências ao longo da vida.
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Para a busca dos materiais bibliográficos foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: consumo alimentar infantil, obesidade infantil, mídias sociais, comunicação digital, gerações digitais. Este estudo teve como objetivo identificar a influência das mídias sociais e tecnologias digitais sobre a formação do comportamento alimentar e a saúde infanto-juvenil. Os estudos indicam que é crescente as propagandas de alimentos extremamente calóricos e pouco nutritivos desde a primeira infância, etapa de maior vulnerabilidade e formação de hábitos alimentares, gerando aumento considerável de DCNT. Os resultados mostraram que as crianças são atraídas pelos artifícios que as mídias utilizam, bem como a forma que são aplicados no dia a dia, muitas vezes ocultando suas consequências ao longo da vida.Eating patterns and habits have been changing in recent years due to several factors, especially the numerous attributions that the globalized world requires. Experts have pointed out that food advertising has negatively influenced children´s eating habits and health. This article is an integrative review and was structured through bibliographic research carried out on scientific articles, dissertations and theses located in electronic publications, on Google Scholar, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) and PubMed platforms. To search for bibliographic materials, the following keywords were used: child food consumption, childhood obesity, social media, digital communication, digital generations. This study aimed to identify the influence of social media and digital communication, digital generations. This study aimed to identify the influence of social media and digital technologies on the formation of eating behavior and children´s health. Studies indicate that advertisements for extremely high-calorie and low-nutrition foods are increasing since early childhood, a stage of greater vulnerability and formation of eating habits, generating a considerable increase in NCDs. The results showed that children are attracted to the artifices that the media use, as well as the way they are applied in everyday life, often hiding their consequences throughout life.Los patrones y hábitos alimentarios han ido cambiando en los últimos años debido a varios factores, especialmente a las numerosas atribuciones que requiere el mundo globalizado. Los expertos han señalado que la publicidad de alimentos ha influido negativamente en los hábitos alimentarios y La salud de los niños. Este artículo es una revisión integradora y se estructuró mediante de una investigación bibliográfica realizada sobre artículos científicos, disertaciones y tesis ubicadas en publicaciones electrónicas, en las plataformas Google Scholar, Scielo (Scientific Electronic Library Online). Para la búsqueda de materiales bibliográficos se utilizaron las siguientes palabras clave: consumo alimentario infantil, obesidad infantil, redes sociales, comunicación digital, generaciones digitales. Este estudio tuvo como objetivo identificar la influencia de las redes sociales y las tecnologías digitales en La formación del comportamiento alimentario y la salud de los niños. Los estudios indican que la publicidad de alimentos extremadamente hipercalóricos y de bajo valor nutricional está aumentando desde la primera infancia, etapa de mayor vulnerabilidad y formación de hábitos alimentarios, generando un aumento considerable de las ENT. Los resultados mostraron que los niños se sienten atraídos por los artificios que utilizan los medios, así como la forma en que se aplican en la vida cotidiana, muchas veces ocultando sus consecuencias a lo largo de la vida.Research, Society and Development2022-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3693510.33448/rsd-v11i14.36935Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e592111436935Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e592111436935Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e5921114369352525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36935/30685Copyright (c) 2022 Amanda Menezes Martins; Flávia Maria Vasques Farinazzi-Machado https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmandaFarinazzi-Machado , Flávia Maria Vasques 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36935Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:18.609258Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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