Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jiovana Katarina Carvalho de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Drumond, Clarissa Lopes, Silva, Ricardo Erton de Melo Pereira da, Oliveira, Marcos Alexandre Casimiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38834
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a opinião, as experiências acadêmicas e as perspectivas profissionais dos graduandos do curso de odontologia de uma Instituição de Ensino Superior sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar. Trata-se de um estudo de campo com caráter descritivo, abordagem quantitativa e método transversal realizado com acadêmicos do 9º e 10º período do curso de odontologia, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário específico e estruturado, disponibilizado de forma online na plataforma Google Forms, contendo 10 perguntas relacionadas as experiências vivenciadas pelos graduandos. Participaram da pesquisa 30 discentes, sendo 18 regularmente matriculados no 10º período e 11 matriculados no 9º período, 96,7% declararam saber definir com clareza qual o papel do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar, mas 60% afirmaram que o conteúdo ministrado de forma teórica em sala de aula não é suficiente para ter conhecimento do que se trata a Odontologia Hospitalar; 87,6% passaram por alguma experiência prática nesse contexto, contudo, 90% afirmaram que a carga horária de estágio não é suficiente para se ter conhecimento do papel do cirurgião-dentista em um contexto hospitalar, porém, 86,7% sentiram-se incentivados a procurar por outras fontes de conhecimento sobre o tema e 53,3% disseram ter interesse em ingressar profissionalmente nessa área da Odontologia. Concluiu-se que os discentes apresentaram interesse na Odontologia Hospitalar e sentiram-se motivados a ingressar profissionalmente nessa área de atuação. No entanto, consideram a carga horária prática e teórica dessa unidade curricular insuficiente para nutrir um conhecimento abrangente sobre o tema.
id UNIFEI_88e077e7cdeabb7cf23ac6ac8b2ab476
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38834
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalarAnalysis by the experience of undergraduates of the Dentistry course on the importance of the insertion of the surgeon-dentist in the hospital scopeAnálisis por experiencia de estudiantes de la curso de Odontología sobre la importancia de la inserción del cirujano-dentista en el ámbito hospitalarioOdontólogoEducación SuperiorGraduaciónOdontología HospitalariaEnseñanza.Higher EducationGraduationHospital DentistryTeaching.Cirurgião-DentistaEnsino SuperiorGraduaçãoOdontologia HospitalarEnsino.Esta pesquisa teve como objetivo analisar a opinião, as experiências acadêmicas e as perspectivas profissionais dos graduandos do curso de odontologia de uma Instituição de Ensino Superior sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar. Trata-se de um estudo de campo com caráter descritivo, abordagem quantitativa e método transversal realizado com acadêmicos do 9º e 10º período do curso de odontologia, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário específico e estruturado, disponibilizado de forma online na plataforma Google Forms, contendo 10 perguntas relacionadas as experiências vivenciadas pelos graduandos. Participaram da pesquisa 30 discentes, sendo 18 regularmente matriculados no 10º período e 11 matriculados no 9º período, 96,7% declararam saber definir com clareza qual o papel do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar, mas 60% afirmaram que o conteúdo ministrado de forma teórica em sala de aula não é suficiente para ter conhecimento do que se trata a Odontologia Hospitalar; 87,6% passaram por alguma experiência prática nesse contexto, contudo, 90% afirmaram que a carga horária de estágio não é suficiente para se ter conhecimento do papel do cirurgião-dentista em um contexto hospitalar, porém, 86,7% sentiram-se incentivados a procurar por outras fontes de conhecimento sobre o tema e 53,3% disseram ter interesse em ingressar profissionalmente nessa área da Odontologia. Concluiu-se que os discentes apresentaram interesse na Odontologia Hospitalar e sentiram-se motivados a ingressar profissionalmente nessa área de atuação. No entanto, consideram a carga horária prática e teórica dessa unidade curricular insuficiente para nutrir um conhecimento abrangente sobre o tema.This research aimed to analyze the opinion, academic experiences, and professional perspectives of undergraduate students of the Dentistry course at a Higher Education Institution on the importance of inserting the dental surgeon in the hospital environment. This is a field study with a descriptive character, a quantitative approach and a cross-sectional method carried out with students from the 9th and 10th period of the dentistry course, using a specific and structured questionnaire as a data collection instrument, available online on Google Forms platform, containing 10 questions related to the experiences lived by the students. 30 students participated in the research, 18 regularly enrolled in the 10th period and 11 enrolled in the 9th period, 96.7% declared that they knew how to clearly define the role of the Dental Surgeon in the hospital environment, nevertheless, 60% stated that the content taught in a theory is not enough to know what Hospital Dentistry is all about; 87.6% had some practical experience in this context, although, 90% stated that the workload of the internship is not sufficient to become aware of the role of the dentist in a hospital context, however, 86.7% felt were encouraged to look for other sources of knowledge on the subject and 53.3% said they were interested in joining this area of ​​Dentistry professionally. It was concluded that the students showed interest in Hospital Dentistry and felt motivated to enter this area professionally. Meantime, they consider this curricular unit's practical and theoretical workload insufficient to nurture comprehensive knowledge on the subject.El objetivo de esta investigación fue analizar la opinión, experiencias académicas y perspectivas profesionales de estudiantes de la curso de Odontología de una Institución de Educación Superior sobre la importancia de la inserción del cirujano dentista en el ambiente hospitalario. Se trata de un estudio de campo con carácter descriptivo, enfoque cuantitativo y método transversal realizado con estudiantes del 9º y 10º período de la curso de odontología, utilizando como instrumento de recolección de datos un cuestionario específico y estructurado, disponible en línea en la plataforma Google Forms, que contienen 10 preguntas relacionadas con las experiencias vividas por los estudiantes. Participaron de la investigación 30 estudiantes, 18 matriculados regularmente en el 10º período y 11 matriculados en el 9º período, el 96,7% declaró que sabía definir claramente el papel del Cirujano Dentista en el ambiente hospitalario, sino el 60% afirmó que el contenido enseñado en una teoría no es suficiente para saber de qué se trata la Odontología Hospitalaria; El 87,6% tenía alguna experiencia práctica en este contexto, sin embargo, el 90% manifestó que la carga de trabajo de la pasantía no es suficiente para tomar conciencia del papel del odontólogo en un contexto hospitalario, aún, el 86,7% se sintió animado a buscar otras fuentes de conocimiento sobre el tema y el 53,3% manifestó estar interesado en incorporarse profesionalmente a esta área de la Odontología. Se concluyó que los estudiantes mostraron interés por la Odontología Hospitalaria y se sintieron motivados para incursionar profesionalmente en esta área. Mientras tanto, consideran que la carga de trabajo práctico y teórico de esta unidad curricular es insuficiente para nutrir un conocimiento integral sobre el tema.Research, Society and Development2022-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3883410.33448/rsd-v11i16.38834Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e573111638834Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e573111638834Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e5731116388342525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38834/31965Copyright (c) 2022 Jiovana Katarina Carvalho de Oliveira; Clarissa Lopes Drumond; Ricardo Erton de Melo Pereira da Silva; Marcos Alexandre Casimiro de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jiovana Katarina Carvalho deDrumond, Clarissa LopesSilva, Ricardo Erton de Melo Pereira da Oliveira, Marcos Alexandre Casimiro de 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38834Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:22.360426Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar
Analysis by the experience of undergraduates of the Dentistry course on the importance of the insertion of the surgeon-dentist in the hospital scope
Análisis por experiencia de estudiantes de la curso de Odontología sobre la importancia de la inserción del cirujano-dentista en el ámbito hospitalario
title Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar
spellingShingle Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar
Oliveira, Jiovana Katarina Carvalho de
Odontólogo
Educación Superior
Graduación
Odontología Hospitalaria
Enseñanza.
Higher Education
Graduation
Hospital Dentistry
Teaching.
Cirurgião-Dentista
Ensino Superior
Graduação
Odontologia Hospitalar
Ensino.
title_short Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar
title_full Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar
title_fullStr Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar
title_full_unstemmed Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar
title_sort Análise por experiência dos graduandos do curso de Odontologia sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar
author Oliveira, Jiovana Katarina Carvalho de
author_facet Oliveira, Jiovana Katarina Carvalho de
Drumond, Clarissa Lopes
Silva, Ricardo Erton de Melo Pereira da
Oliveira, Marcos Alexandre Casimiro de
author_role author
author2 Drumond, Clarissa Lopes
Silva, Ricardo Erton de Melo Pereira da
Oliveira, Marcos Alexandre Casimiro de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jiovana Katarina Carvalho de
Drumond, Clarissa Lopes
Silva, Ricardo Erton de Melo Pereira da
Oliveira, Marcos Alexandre Casimiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Odontólogo
Educación Superior
Graduación
Odontología Hospitalaria
Enseñanza.
Higher Education
Graduation
Hospital Dentistry
Teaching.
Cirurgião-Dentista
Ensino Superior
Graduação
Odontologia Hospitalar
Ensino.
topic Odontólogo
Educación Superior
Graduación
Odontología Hospitalaria
Enseñanza.
Higher Education
Graduation
Hospital Dentistry
Teaching.
Cirurgião-Dentista
Ensino Superior
Graduação
Odontologia Hospitalar
Ensino.
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar a opinião, as experiências acadêmicas e as perspectivas profissionais dos graduandos do curso de odontologia de uma Instituição de Ensino Superior sobre a importância da inserção do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar. Trata-se de um estudo de campo com caráter descritivo, abordagem quantitativa e método transversal realizado com acadêmicos do 9º e 10º período do curso de odontologia, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário específico e estruturado, disponibilizado de forma online na plataforma Google Forms, contendo 10 perguntas relacionadas as experiências vivenciadas pelos graduandos. Participaram da pesquisa 30 discentes, sendo 18 regularmente matriculados no 10º período e 11 matriculados no 9º período, 96,7% declararam saber definir com clareza qual o papel do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar, mas 60% afirmaram que o conteúdo ministrado de forma teórica em sala de aula não é suficiente para ter conhecimento do que se trata a Odontologia Hospitalar; 87,6% passaram por alguma experiência prática nesse contexto, contudo, 90% afirmaram que a carga horária de estágio não é suficiente para se ter conhecimento do papel do cirurgião-dentista em um contexto hospitalar, porém, 86,7% sentiram-se incentivados a procurar por outras fontes de conhecimento sobre o tema e 53,3% disseram ter interesse em ingressar profissionalmente nessa área da Odontologia. Concluiu-se que os discentes apresentaram interesse na Odontologia Hospitalar e sentiram-se motivados a ingressar profissionalmente nessa área de atuação. No entanto, consideram a carga horária prática e teórica dessa unidade curricular insuficiente para nutrir um conhecimento abrangente sobre o tema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38834
10.33448/rsd-v11i16.38834
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38834
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i16.38834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38834/31965
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e573111638834
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e573111638834
Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e573111638834
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052775599702016