Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Gabriela Nunes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Isabela Vitória Lima, Martins, Luana Guimarães Sapori, Silveira, Fernanda Esteves, Abreu, Thorgana Fagundes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44260
Resumo: Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) associado ao uso exacerbado de telas eletrônicas em crianças tem apresentado agravamento dos sintomas, aumento da irritabilidade e perda do controle, acarretando em vícios nos meios digitais, pois a população infantil gasta mais tempo na rede digital e têm menor capacidade para controlar o uso da mesma. Dessa forma, é de suma importância entender como a utilização da internet e outras mídias digitais durante a fase de desenvolvimento, por períodos prolongados, pode ter influência no TDAH, uma vez que interfere diretamente na aprendizagem, podendo se estender para fase adulta, além de atrapalhar, também, no desenvolvimento de relações interpessoais. O objetivo do estudo consiste em conscientizar e informar sobre um dos principais prejuízos ao desenvolvimento neurológico, a partir do uso abusivo de telas por parte das crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através das bases de dados Scielo e PubMed contendo publicações entre 2016 a 2022. Resultados:  Para cumprir o objetivo central deste artigo foram selecionados 20 artigos que apresentavam coerência com a temática. Conclusão: Diante do exposto, é necessário a intensificação da intervenção multidisciplinar e a mediação familiar para controle do tempo de exposição a telas, assim, tornando possível a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com TDAH.
id UNIFEI_8996e7c790a94712d339bee5e7f20be2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44260
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicasAttention deficit hyperactivity disorder in children in the digital age: The impact of electronic screensTrastorno por déficit de atención e hiperactividad en niños en la era digital: El impacto de las pantallas electrónicasTrastorno por Déficit de Atención con HiperactividadNiñosTranstorno de Adicción a InternetAdicción a la Tecnología.CriançaTranstorno do Déficit de Atenção com HiperatividadeTranstorno de Adição à InternetDependência de Tecnologia.Internet Addiction DisorderAttention Deficit Disorder with HyperactivityChildrenTechnology Addiction. Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) associado ao uso exacerbado de telas eletrônicas em crianças tem apresentado agravamento dos sintomas, aumento da irritabilidade e perda do controle, acarretando em vícios nos meios digitais, pois a população infantil gasta mais tempo na rede digital e têm menor capacidade para controlar o uso da mesma. Dessa forma, é de suma importância entender como a utilização da internet e outras mídias digitais durante a fase de desenvolvimento, por períodos prolongados, pode ter influência no TDAH, uma vez que interfere diretamente na aprendizagem, podendo se estender para fase adulta, além de atrapalhar, também, no desenvolvimento de relações interpessoais. O objetivo do estudo consiste em conscientizar e informar sobre um dos principais prejuízos ao desenvolvimento neurológico, a partir do uso abusivo de telas por parte das crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através das bases de dados Scielo e PubMed contendo publicações entre 2016 a 2022. Resultados:  Para cumprir o objetivo central deste artigo foram selecionados 20 artigos que apresentavam coerência com a temática. Conclusão: Diante do exposto, é necessário a intensificação da intervenção multidisciplinar e a mediação familiar para controle do tempo de exposição a telas, assim, tornando possível a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com TDAH.Introduction: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) associated with the exacerbated use of electronic screens in children has shown worsening symptoms, increased irritability and loss of control, leading to addictions to digital media, as the child population spends more time on the digital network and has less ability to control its use. It is therefore of the utmost importance to understand how the use of the internet and other digital media during the development phase, for prolonged periods, can have an influence on ADHD, since it directly interferes with learning and can extend into adulthood, as well as hindering the development of interpersonal relationships. The aim of this study is to raise awareness and provide information about one of the main detriments to neurological development caused by the abusive use of screens by children. Methodology: This is an integrative literature review carried out using the Scielo and PubMed databases containing publications from 2016 to 2022. Results: In order to fulfill the central objective of this article, 20 articles were selected that were consistent with the theme. Conclusion: In view of the above, it is necessary to intensify multidisciplinary intervention and family mediation to control screen exposure time, thus making it possible to improve the quality of life of individuals with ADHD.Introducción: El Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) asociado al uso exacerbado de pantallas electrónicas en niños ha mostrado un empeoramiento de los síntomas, aumento de la irritabilidad y pérdida de control, lo que lleva a adicciones a los medios digitales, ya que la población infantil pasa más tiempo en la red digital y es menos capaz de controlar su uso. Por ello, es de suma importancia entender cómo el uso de internet y otros medios digitales durante la fase de desarrollo, por periodos prolongados, puede influir en el TDAH, ya que interfiere directamente en el aprendizaje y puede extenderse a la edad adulta, además de dificultar el desarrollo de las relaciones interpersonales. El objetivo de este estudio es concienciar e informar sobre uno de los principales perjuicios para el desarrollo neurológico que supone el uso abusivo de pantallas por parte de los niños. Metodología: Se trata de una revisión bibliográfica integradora realizada a través de las bases de datos Scielo y PubMed que contiene publicaciones desde 2016 hasta 2022. Resultados: Para cumplir con el objetivo central de este artículo, se seleccionaron 20 artículos coherentes con el tema. Conclusión: Teniendo en cuenta lo anterior, es necesario intensificar la intervención multidisciplinar y la mediación familiar para controlar el tiempo de exposición a las pantallas, permitiendo así mejorar la calidad de vida de los individuos con TDAH.Research, Society and Development2023-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4426010.33448/rsd-v12i13.44260Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e128121344260Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e128121344260Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e1281213442602525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44260/35535Copyright (c) 2023 Gabriela Nunes Lacerda; Isabela Vitória Lima Santos; Luana Guimarães Sapori Martins; Fernanda Esteves Silveira; Thorgana Fagundes de Abreuhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Gabriela NunesSantos, Isabela Vitória LimaMartins, Luana Guimarães SaporiSilveira, Fernanda EstevesAbreu, Thorgana Fagundes de 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44260Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas
Attention deficit hyperactivity disorder in children in the digital age: The impact of electronic screens
Trastorno por déficit de atención e hiperactividad en niños en la era digital: El impacto de las pantallas electrónicas
title Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas
spellingShingle Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas
Lacerda, Gabriela Nunes
Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad
Niños
Transtorno de Adicción a Internet
Adicción a la Tecnología.
Criança
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Transtorno de Adição à Internet
Dependência de Tecnologia.
Internet Addiction Disorder
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Children
Technology Addiction.
title_short Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas
title_full Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas
title_sort Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças na era digital: O impacto das telas eletrônicas
author Lacerda, Gabriela Nunes
author_facet Lacerda, Gabriela Nunes
Santos, Isabela Vitória Lima
Martins, Luana Guimarães Sapori
Silveira, Fernanda Esteves
Abreu, Thorgana Fagundes de
author_role author
author2 Santos, Isabela Vitória Lima
Martins, Luana Guimarães Sapori
Silveira, Fernanda Esteves
Abreu, Thorgana Fagundes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Gabriela Nunes
Santos, Isabela Vitória Lima
Martins, Luana Guimarães Sapori
Silveira, Fernanda Esteves
Abreu, Thorgana Fagundes de
dc.subject.por.fl_str_mv Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad
Niños
Transtorno de Adicción a Internet
Adicción a la Tecnología.
Criança
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Transtorno de Adição à Internet
Dependência de Tecnologia.
Internet Addiction Disorder
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Children
Technology Addiction.
topic Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad
Niños
Transtorno de Adicción a Internet
Adicción a la Tecnología.
Criança
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Transtorno de Adição à Internet
Dependência de Tecnologia.
Internet Addiction Disorder
Attention Deficit Disorder with Hyperactivity
Children
Technology Addiction.
description Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) associado ao uso exacerbado de telas eletrônicas em crianças tem apresentado agravamento dos sintomas, aumento da irritabilidade e perda do controle, acarretando em vícios nos meios digitais, pois a população infantil gasta mais tempo na rede digital e têm menor capacidade para controlar o uso da mesma. Dessa forma, é de suma importância entender como a utilização da internet e outras mídias digitais durante a fase de desenvolvimento, por períodos prolongados, pode ter influência no TDAH, uma vez que interfere diretamente na aprendizagem, podendo se estender para fase adulta, além de atrapalhar, também, no desenvolvimento de relações interpessoais. O objetivo do estudo consiste em conscientizar e informar sobre um dos principais prejuízos ao desenvolvimento neurológico, a partir do uso abusivo de telas por parte das crianças. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através das bases de dados Scielo e PubMed contendo publicações entre 2016 a 2022. Resultados:  Para cumprir o objetivo central deste artigo foram selecionados 20 artigos que apresentavam coerência com a temática. Conclusão: Diante do exposto, é necessário a intensificação da intervenção multidisciplinar e a mediação familiar para controle do tempo de exposição a telas, assim, tornando possível a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com TDAH.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44260
10.33448/rsd-v12i13.44260
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44260
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i13.44260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44260/35535
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e128121344260
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e128121344260
Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e128121344260
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052635170209792