Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Anderson Magno de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vaz, Cleverton França, Gonçalves, Ana Caroline de Freitas, Bernardo, Ana Maria Guimarães, Oliveira, Cleber Macedo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43475
Resumo: O projeto Agroflorestal (SAF) é uma importante estratégia de ensino e aprendizagem, pois é caracterizada como prática pedagógica interdisciplinar, com objetivo de reunir diferentes temáticas dos diferentes componentes curriculares. No entanto, são escassas as pesquisas a respeito da utilização dos SAFs no processo de ensino-aprendizagem. Objetivou-se verificar a percepção dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do eixo tecnológico de recursos naturais sobre a utilização do SAF como espaço educativo para realização de práticas integradoras e o impacto no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) sob o número do parecer 5.376.570. O público-alvo da pesquisa foram alunos dos cursos técnicos médios integrados em agropecuária e agroecologia do IFAP Campus Agrícola Porto Grande. Realizou-se 31 aplicações de questionários de forma presencial. Os dados foram compilados e passaram por uma análise descritiva e análise de agrupamento para algumas variáveis. Constatou-se que os SAFs podem ser utilizados como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, uma vez que permitem a interação entre as disciplinas da grade curricular, fortalece a importância dos conhecimentos sobre meio ambiente e agricultura familiar, o que enriquece o processo de ensino-aprendizagem.
id UNIFEI_9099f001490bf54faec3631083d81d5e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43475
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagemAgroforestry systems: A teaching and learning strategySistemas agroforestales: Una estrategia de enseñanza y aprendizajeSustainabilityInterdisciplinarityTeachingActive methodologies.SostenibilidadInterdisciplinarEnseñanzaMetodologías activas.SustentabilidadeInterdisciplinarEnsinoMetodologias ativas.O projeto Agroflorestal (SAF) é uma importante estratégia de ensino e aprendizagem, pois é caracterizada como prática pedagógica interdisciplinar, com objetivo de reunir diferentes temáticas dos diferentes componentes curriculares. No entanto, são escassas as pesquisas a respeito da utilização dos SAFs no processo de ensino-aprendizagem. Objetivou-se verificar a percepção dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do eixo tecnológico de recursos naturais sobre a utilização do SAF como espaço educativo para realização de práticas integradoras e o impacto no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) sob o número do parecer 5.376.570. O público-alvo da pesquisa foram alunos dos cursos técnicos médios integrados em agropecuária e agroecologia do IFAP Campus Agrícola Porto Grande. Realizou-se 31 aplicações de questionários de forma presencial. Os dados foram compilados e passaram por uma análise descritiva e análise de agrupamento para algumas variáveis. Constatou-se que os SAFs podem ser utilizados como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, uma vez que permitem a interação entre as disciplinas da grade curricular, fortalece a importância dos conhecimentos sobre meio ambiente e agricultura familiar, o que enriquece o processo de ensino-aprendizagem.The Agroforestry project (SAF) is an important teaching and learning strategy, as it is characterized as an interdisciplinary pedagogical practice with the aim of bringing together different themes from different curricular components. However, there is little research on the use of SAFs in the teaching-learning process. The objective was to verify the perception of students in technical courses integrated into high school in the natural resources technological axis regarding the use of SAF as an educational space to carry out integrative practices and the impact on the teaching-learning process. Research was approved by the Ethics Committee of the State University of Amapá (UEAP) under opinion number 5.376.570. Target audience for the research were students from integrated secondary technical courses in agriculture and agroecology at IFAP Campus Agrícola Porto Grande. 31 questionnaires were administered in person. Data was compiled and underwent descriptive analysis and cluster analysis for some variables. It was found that SAFs can be used as a pedagogical tool in the teaching-learning process as they allow interaction between the subjects of the curriculum, strengthening the importance of knowledge about the environment and family farming which enriches the teaching-learning process.El proyecto Agroforestal (SAF) es una importante estrategia de enseñanza y aprendizaje, pues es caracterizada como práctica pedagógica interdisciplinaria, con el objetivo de reunir diferentes temáticas de los diferentes componentes curriculares. Sin embargo, son escasas las investigaciones acerca de la utilización de los SAFs en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se objetivó verificar la percepción de los estudiantes de los cursos técnicos integrados a la enseñanza media del eje tecnológico de recursos naturales sobre la utilización del SAF como espacio educativo para realización de prácticas integradoras y el impacto en el proceso enseñanza-aprendizaje. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética de la Universidad Estatal de Amapá (UEAP) bajo el número del dictamen 5.376.570. El público destinatário de la investigación fueron alumnos de los cursos técnicos medios integrados en agropecuaria y agroecología del IFAP Campus Agrícola Porto Grande. Se realizaron 31 aplicaciones de cuestionarios de forma presencial. Los datos fueron compilados y pasaron por un análisis descriptivo y análisis de agrupamiento para algunas variables. Se constató que los SAFs pueden ser utilizados como herramienta pedagógica en el proceso enseñanza-aprendizaje, una vez que permiten la interacción entre las disciplinas de la malla curricular, fortalece la importancia de los conocimientos sobre medio ambiente y agricultura familiar, que enriquece el proceso de enseñanza-aprendizaje.Research, Society and Development2023-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4347510.33448/rsd-v12i10.43475Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e148121043475Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e148121043475Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e1481210434752525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43475/35065Copyright (c) 2023 Anderson Magno de Aguiar; Cleverton França Vaz; Ana Caroline de Freitas Gonçalves; Ana Maria Guimarães Bernardo; Cleber Macedo de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Anderson Magno de Vaz, Cleverton França Gonçalves, Ana Caroline de Freitas Bernardo, Ana Maria Guimarães Oliveira, Cleber Macedo de 2023-10-20T10:57:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43475Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-20T10:57:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem
Agroforestry systems: A teaching and learning strategy
Sistemas agroforestales: Una estrategia de enseñanza y aprendizaje
title Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem
spellingShingle Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem
Aguiar, Anderson Magno de
Sustainability
Interdisciplinarity
Teaching
Active methodologies.
Sostenibilidad
Interdisciplinar
Enseñanza
Metodologías activas.
Sustentabilidade
Interdisciplinar
Ensino
Metodologias ativas.
title_short Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem
title_full Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem
title_fullStr Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem
title_sort Sistemas agroflorestais: Uma estratégia de ensino e aprendizagem
author Aguiar, Anderson Magno de
author_facet Aguiar, Anderson Magno de
Vaz, Cleverton França
Gonçalves, Ana Caroline de Freitas
Bernardo, Ana Maria Guimarães
Oliveira, Cleber Macedo de
author_role author
author2 Vaz, Cleverton França
Gonçalves, Ana Caroline de Freitas
Bernardo, Ana Maria Guimarães
Oliveira, Cleber Macedo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Anderson Magno de
Vaz, Cleverton França
Gonçalves, Ana Caroline de Freitas
Bernardo, Ana Maria Guimarães
Oliveira, Cleber Macedo de
dc.subject.por.fl_str_mv Sustainability
Interdisciplinarity
Teaching
Active methodologies.
Sostenibilidad
Interdisciplinar
Enseñanza
Metodologías activas.
Sustentabilidade
Interdisciplinar
Ensino
Metodologias ativas.
topic Sustainability
Interdisciplinarity
Teaching
Active methodologies.
Sostenibilidad
Interdisciplinar
Enseñanza
Metodologías activas.
Sustentabilidade
Interdisciplinar
Ensino
Metodologias ativas.
description O projeto Agroflorestal (SAF) é uma importante estratégia de ensino e aprendizagem, pois é caracterizada como prática pedagógica interdisciplinar, com objetivo de reunir diferentes temáticas dos diferentes componentes curriculares. No entanto, são escassas as pesquisas a respeito da utilização dos SAFs no processo de ensino-aprendizagem. Objetivou-se verificar a percepção dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do eixo tecnológico de recursos naturais sobre a utilização do SAF como espaço educativo para realização de práticas integradoras e o impacto no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) sob o número do parecer 5.376.570. O público-alvo da pesquisa foram alunos dos cursos técnicos médios integrados em agropecuária e agroecologia do IFAP Campus Agrícola Porto Grande. Realizou-se 31 aplicações de questionários de forma presencial. Os dados foram compilados e passaram por uma análise descritiva e análise de agrupamento para algumas variáveis. Constatou-se que os SAFs podem ser utilizados como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, uma vez que permitem a interação entre as disciplinas da grade curricular, fortalece a importância dos conhecimentos sobre meio ambiente e agricultura familiar, o que enriquece o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43475
10.33448/rsd-v12i10.43475
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43475
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i10.43475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43475/35065
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e148121043475
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e148121043475
Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e148121043475
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052631727734784