Oportunidades e desafios da era digital para o setor público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39397 |
Resumo: | Esse estudo objetiva analisar as oportunidades e os desafios das administrações públicas na era digital, visando contribuir com a compreensão do novo paradigma da gestão pública. Para isto, realizaram-se investigações exploratória e descritiva qualitativas, de procedimento bibliográfico, com viés narrativo. Os resultados indicaram que as dinâmicas de comunicação e de atuação da sociedade em rede pressionam as administrações públicas a estarem presentes aonde os cidadãos estão — nas mídias sociais —, um novo mundo digital, que proporciona novos espaços de interação em âmbito público. Como um fenômeno emergente, a forma como cada instituição pública vem experienciando a interação digital governo-cidadão tem produzido retornos pertinentes à compreensão da gestão pública no século XXI. Concluiu-se, então, que, para as administrações públicas, especialmente as locais, imersas nas rotinas e nos procedimentos burocráticos, o mundo digital e os novos conceitos de funcionamento têm chegado de maneiras lenta, gradual e diferenciada, segundo o ambiente institucional de cada instituição. E, apesar da forte aceitação das TIC no setor público, essas ainda não se converteram necessariamente em inovações na participação cidadã nos processos de tomada de decisão, o que, na compreensão dos pesquisadores, não gera valor agregado ao setor público, além de dificultar o desenvolvimento de melhores políticas e a oferta de melhores serviços. |
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Oportunidades e desafios da era digital para o setor públicoOpportunities and challenges of the digital age for the public sectorOportunidades y desafíos de la era digital para el sector públicoEra digitalAdministração públicaInovação públicaGoverno abertoMídias sociais.Era digitalAdministracion públicaInnovación públicaGobierno abiertoRedes sociales.Digital agePublic administrationPublic innovationOpen governmentSocial media.Esse estudo objetiva analisar as oportunidades e os desafios das administrações públicas na era digital, visando contribuir com a compreensão do novo paradigma da gestão pública. Para isto, realizaram-se investigações exploratória e descritiva qualitativas, de procedimento bibliográfico, com viés narrativo. Os resultados indicaram que as dinâmicas de comunicação e de atuação da sociedade em rede pressionam as administrações públicas a estarem presentes aonde os cidadãos estão — nas mídias sociais —, um novo mundo digital, que proporciona novos espaços de interação em âmbito público. Como um fenômeno emergente, a forma como cada instituição pública vem experienciando a interação digital governo-cidadão tem produzido retornos pertinentes à compreensão da gestão pública no século XXI. Concluiu-se, então, que, para as administrações públicas, especialmente as locais, imersas nas rotinas e nos procedimentos burocráticos, o mundo digital e os novos conceitos de funcionamento têm chegado de maneiras lenta, gradual e diferenciada, segundo o ambiente institucional de cada instituição. E, apesar da forte aceitação das TIC no setor público, essas ainda não se converteram necessariamente em inovações na participação cidadã nos processos de tomada de decisão, o que, na compreensão dos pesquisadores, não gera valor agregado ao setor público, além de dificultar o desenvolvimento de melhores políticas e a oferta de melhores serviços.This study aims to analyze the opportunities and challenges of public administrations in the digital era, in order to contribute to the understanding of the new paradigm of public management. To this end, qualitative exploratory and descriptive research was conducted, with bibliographical and narrative procedures. The results indicate that the dynamics of communication and performance of the network society put pressure on public administrations to be present where citizens are - in social media - a new digital world, which provides new spaces for interaction in the public sphere. As an emerging phenomenon, the way in which each public institution has been experiencing government-citizen digital interaction has produced relevant feedback for the understanding of public management in the 21st century. It was concluded, then, that for public administrations, especially local ones, immersed in routines and bureaucratic procedures, the digital world and the new concepts of operation have arrived in slow, gradual and differentiated ways, according to the institutional environment of each institution. And, despite the strong acceptance of ICTs in the public sector, these have not yet necessarily converted into innovations in citizen participation in decision-making processes, which, in the researchers' understanding, does not generate added value to the public sector, besides hindering the development of better policies and the provision of better services.Este estudio pretende analizar las oportunidades y retos de las administraciones públicas en la era digital, con el objetivo de contribuir a la comprensión del nuevo paradigma de gestión pública. Para ello, se realizó una investigación cualitativa exploratoria y descriptiva, de procedimiento bibliográfico, con sesgo narrativo. Los resultados indican que la dinámica de comunicación y actuación de la sociedad red presiona a las administraciones públicas para que estén presentes donde están los ciudadanos -en los medios sociales-, un nuevo mundo digital que ofrece nuevos espacios de interacción en la esfera pública. Como fenómeno emergente, la forma en que cada institución pública ha venido experimentando la interacción digital gobierno-ciudadano ha producido una retroalimentación relevante para la comprensión de la gestión pública en el siglo XXI. En este contexto, se concluyó que, para las administraciones públicas, especialmente las locales, inmersas en rutinas y procedimientos burocráticos, el mundo digital y los nuevos conceptos de funcionamiento han llegado de forma lenta, gradual y diferenciada, según el entorno institucional de cada institución. Además, a pesar de la fuerte aceptación de las TIC en el sector público, éstas aún no se han convertido necesariamente en innovaciones en la participación ciudadana en los procesos de toma de decisiones, lo que, a entender de los investigadores, no genera valor añadido al sector público, además de dificultar el desarrollo de mejores políticas y la prestación de mejores servicios.Research, Society and Development2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3939710.33448/rsd-v11i17.39397Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e289111739397Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e289111739397Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e2891117393972525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39397/32362Copyright (c) 2022 Maíla Machado Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maíla Machado 2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39397Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:37.525526Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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