Investigação sobre as relações entre a Sonata K448 de Mozart com a extinção da memória de medo ao som
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36379 |
Resumo: | Introdução: A constituição da memória se dá através de fases diante de estímulos variados. O som constitui importante fonte de tal estimulação. A extinção, com a qual informações anteriormente estabelecidas são suprimidas, representa um novo processo de aprendizagem. Objetivo: Investigar a possível interferência da Sonata K448 de Mozart na extinção da memória de medo ao som. Métodos: Foram utilizados camundongos da linhagem C57BL/6J, divididos em: G1: Mozart (n=7); G2: Ambiente (n=6); e G3: Controle (n=6). Apenas o grupo G1 foi exposto à música a partir da vida intrauterina. Nos dias 50º ao 53º após o nascimento, os animais foram submetidos à Habituação. No 54º dia, realizou-se um Treino Aversivo com G1 e G2. No 55º dia, iniciou-se o Teste de Extinção por doze dias consecutivos com os três grupos. No 81º dia, todos os grupos passaram pelo Teste de Recordação. Os testes foram gravados em vídeo para análise. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA de medidas repetidas, sendo considerados significativos p≤0,05. Resultados: Não foi observado efeito principal dos grupos (F(2;16)=2,70; p=0,098), assim como não foi verificada interação grupo x dia (F(2,16;17,30)=1,58; p=0,147). Conclusão: Embora não se tenha observado diferença estatisticamente significativa entre os grupos, futuros estudos com amostras maiores podem ser oportunos para elucidar melhor a influência da música na memória. |
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Investigação sobre as relações entre a Sonata K448 de Mozart com a extinção da memória de medo ao somResearch on the relationship between Mozart's Sonata K448 and the extinction of fear of sound memoryInvestigación sobre la relación entre la Sonata K448 de Mozart y la extinción del miedo a la memoria sonoraExtinção psicológicaMemóriaModelos AnimaisMúsica.Animal modelsExtinctionPsychologicalMemoryMusic.Extinción psicológicaMemoriaModelos animalesCanción.Introdução: A constituição da memória se dá através de fases diante de estímulos variados. O som constitui importante fonte de tal estimulação. A extinção, com a qual informações anteriormente estabelecidas são suprimidas, representa um novo processo de aprendizagem. Objetivo: Investigar a possível interferência da Sonata K448 de Mozart na extinção da memória de medo ao som. Métodos: Foram utilizados camundongos da linhagem C57BL/6J, divididos em: G1: Mozart (n=7); G2: Ambiente (n=6); e G3: Controle (n=6). Apenas o grupo G1 foi exposto à música a partir da vida intrauterina. Nos dias 50º ao 53º após o nascimento, os animais foram submetidos à Habituação. No 54º dia, realizou-se um Treino Aversivo com G1 e G2. No 55º dia, iniciou-se o Teste de Extinção por doze dias consecutivos com os três grupos. No 81º dia, todos os grupos passaram pelo Teste de Recordação. Os testes foram gravados em vídeo para análise. Os dados foram analisados pelo teste ANOVA de medidas repetidas, sendo considerados significativos p≤0,05. Resultados: Não foi observado efeito principal dos grupos (F(2;16)=2,70; p=0,098), assim como não foi verificada interação grupo x dia (F(2,16;17,30)=1,58; p=0,147). Conclusão: Embora não se tenha observado diferença estatisticamente significativa entre os grupos, futuros estudos com amostras maiores podem ser oportunos para elucidar melhor a influência da música na memória.Introduction: The process of memory occurs through phases due to various stimuli. Sound is an important source of such stimulation. Extinction, with which previously established information is suppressed, represents a new learning process. Objective: To investigate the interference of Mozart's Sonata K448 in the extinction of the memory of fear of the sound. Methods: C57BL/6J mice were used, divided into: G1: Mozart (n=7); G2: Environment (n=6); and G3: Control (n=6). Only the G1 group was exposed to music from intrauterine life onwards. On days 50 to 53 after birth, the animals were subjected to Habituation. On the 54th day, an Aversive Training was performed only with G1 and G2. On the 55th day, the Extinction Test started, lasting twelve consecutive days with the three groups. On the 81st day, all groups passed the Recall Test. The tests were videotaped for analysis. Data were analyzed using the repeated measures ANOVA test, with p≤0.05 being considered significant. Results: There was no groups main effect (F(2;16)=2,70; p=0,098), nor an interaction between groups x days (F(2,16;17,30)=1,58; p=0,147). Conclusion: Although no statistically significant difference was observed between the groups, future studies with larger samples may be opportune to better elucidate the influence of music on memory.Introducción: La constitución de la memoria se da por fases ante diversos estímulos. El sonido es una fuente importante de tal estimulación. La extinción, con la que se suprime la información previamente establecida, representa un nuevo proceso de aprendizaje. Objetivo: Investigar la posible interferencia de la Sonata K448 de Mozart en la extinción de la memoria del miedo al sonido. Métodos: se utilizaron ratones C57BL/6J divididos en: G1: Mozart (n=7); G2: Ambiente (n=6); y G3: Control (n=6). Solo el grupo G1 estuvo expuesto a la música de la vida intrauterina. En los días 50 a 53 después del nacimiento, los animales fueron sometidos a Habituación. El día 54 se realizó un Entrenamiento Aversivo con G1 y G2. El día 55 se inició el Test de Extinción durante doce días consecutivos con los tres grupos. El día 81, todos los grupos pasaron la Prueba de Recordación. Las pruebas fueron grabadas en video para su análisis. Los datos fueron analizados mediante la prueba ANOVA de medidas repetidas, considerándose significativo p≤0,05. Resultados: No hubo efecto principal de los grupos (F(2;16)=2.70; p=0.098), así como tampoco hubo interacción grupo x día (F(2.16;17.30)=1.58 ; p=0.147). Conclusión: Aunque no se observó una diferencia estadísticamente significativa entre los grupos, futuros estudios con muestras más grandes pueden ser oportunos para dilucidar mejor la influencia de la música en la memoria.Research, Society and Development2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3637910.33448/rsd-v11i14.36379Research, Society and Development; Vol. 11 No. 14; e347111436379Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 14; e347111436379Research, Society and Development; v. 11 n. 14; e3471114363792525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36379/30415Copyright (c) 2022 João Pedro Giffoni Arantes Cardoso; Felipe Tavares Fernandes; Clarissa Trzesniak; Rodolfo Souza de Fariahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, João Pedro Giffoni Arantes Fernandes, Felipe Tavares Trzesniak, ClarissaFaria, Rodolfo Souza de 2022-11-08T13:36:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36379Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:57.848307Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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