O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37422 |
Resumo: | Mediante o acelerado avanço das tecnologias, através do consumo constante de smartphones cada vez mais modernos, seja dos mais diversos modelos, contendo os mais variados aplicativos, dentre eles o facebook, whatsapp, twitter e instagram com suas respectivas funcionalidades, este trabalho tem a finalidade de analisar os efeitos do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários. Dessa forma, foi realizada uma revisão integrativa da literatura em que foram selecionados artigos nacionais e internacionais dos últimos cinco anos nas seguintes bases de dados: PubMed (base de dados desenvolvida pela National Library of Medicine), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo (Scientific Electronic Library Online). Com a utilização destes descritores, a saber: (smartphones OR smartphone OR celular OR celulares OR redes sociais OR facebook OR instagram OR whatsapp OR twitter) AND (“processos psicológicos” OR atenção OR memória OR ansiedade) AND (jovens OR jovem OR adolescente OR adolescentes OR estudantes OR estudante OR universitários), foram encontrados 537 artigos. Ao aplicar os critérios de exclusão, restaram 12 artigos para análise. A maioria dos resultados mostraram uma associação estatisticamente significativa do uso do smartphone e das redes sociais com a ansiedade e também com outras variáveis, como depressão e estresse. Não foram encontrados artigos que abordassem a relação entre o uso de smartphones e/ou redes sociais com memória e atenção. Esta revisão de literatura, ao sumarizar os principais achados acerca do tema, pode ser útil para intervenções e pesquisas futuras. |
id |
UNIFEI_9cf66e33c6a866db482102ac44a31630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37422 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativaThe impact of smartphone use and social networks on attention, memory and anxiety of university students: an integrative review El impacto del uso de teléfonos inteligentes y redes sociales en la atención, la memoria y la ansiedad en estudiantes universitarios: una revisión integradora TecnologíasTeléfono InteligenteRedes SocialesAnsiedadEstudiantes universitarios.TecnologiasSmartphoneRedes SociaisAnsiedadeEstudantes universitários.TechnologiesSmartphoneSocial NetworksAnxietyUniversity students.Mediante o acelerado avanço das tecnologias, através do consumo constante de smartphones cada vez mais modernos, seja dos mais diversos modelos, contendo os mais variados aplicativos, dentre eles o facebook, whatsapp, twitter e instagram com suas respectivas funcionalidades, este trabalho tem a finalidade de analisar os efeitos do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários. Dessa forma, foi realizada uma revisão integrativa da literatura em que foram selecionados artigos nacionais e internacionais dos últimos cinco anos nas seguintes bases de dados: PubMed (base de dados desenvolvida pela National Library of Medicine), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo (Scientific Electronic Library Online). Com a utilização destes descritores, a saber: (smartphones OR smartphone OR celular OR celulares OR redes sociais OR facebook OR instagram OR whatsapp OR twitter) AND (“processos psicológicos” OR atenção OR memória OR ansiedade) AND (jovens OR jovem OR adolescente OR adolescentes OR estudantes OR estudante OR universitários), foram encontrados 537 artigos. Ao aplicar os critérios de exclusão, restaram 12 artigos para análise. A maioria dos resultados mostraram uma associação estatisticamente significativa do uso do smartphone e das redes sociais com a ansiedade e também com outras variáveis, como depressão e estresse. Não foram encontrados artigos que abordassem a relação entre o uso de smartphones e/ou redes sociais com memória e atenção. Esta revisão de literatura, ao sumarizar os principais achados acerca do tema, pode ser útil para intervenções e pesquisas futuras.Through the accelerated advancement of technologies, through the constant consumption of increasingly modern smartphones, whether of the most diverse models, containing the most varied applications, including facebook, whatsapp, twitter and instagram with their respective functionalities, this work has the purpose of to analyze the effects of smartphone use and social networks on the attention, memory and anxiety of university students. Thus, an integrative literature review was carried out in which national and international articles from the last five years were selected from the following databases: PubMed (database developed by the National Library of Medicine), Lilacs (Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences) and Scielo (Scientific Electronic Library Online). With the use of these descriptors, namely: (smartphones OR smartphone OR cell phone OR cell phones OR social networks OR facebook OR instagram OR whatsapp OR twitter) AND (“psychological processes” OR attention OR memory OR anxiety) AND (youth OR young OR teenager OR adolescents OR students OR students OR university students), 537 articles were found. When applying the exclusion criteria, 12 articles remained for analysis. Most of the results showed a statistically significant association of smartphone and social media use with anxiety and also with other variables such as depression and stress. No articles were found that addressed the relationship between the use of smartphones and/or social networks with memory and attention. This literature review, by summarizing the main findings on the topic, may be useful for future interventions and research.A través del avance acelerado de las tecnologías, a través del consumo constante de smartphones cada vez más modernos, ya sea de los más diversos modelos, que contienen las más variadas aplicaciones, entre ellas facebook, whatsapp, twitter e instagram con sus respectivas funcionalidades, este trabajo tiene como propósito analizar los efectos del uso de teléfonos inteligentes y redes sociales sobre la atención, la memoria y la ansiedad en estudiantes universitarios. Así, se realizó una revisión integrativa de la literatura en la que se seleccionaron artículos nacionales e internacionales de los últimos cinco años de las siguientes bases de datos: PubMed (base de datos desarrollada por la Biblioteca Nacional de Medicina), Lilacs (Literatura Latinoamericana y del Caribe), en Salud Ciencias) y Scielo (Biblioteca Científica Electrónica en Línea). Con el uso de estos descriptores, a saber: (teléfonos inteligentes O teléfono inteligente O teléfono celular O teléfonos celulares O redes sociales O facebook O instagram O whatsapp O twitter) Y (“procesos psicológicos” O atención O memoria O ansiedad) Y (juventud O joven O adolescente O adolescentes O estudiantes O estudiantes O estudiantes universitarios), se encontraron 537 artículos. Al aplicar los criterios de exclusión quedaron 12 artículos para análisis. La mayoría de los resultados mostraron una asociación estadísticamente significativa del uso de teléfonos inteligentes y redes sociales con la ansiedad y también con otras variables como la depresión y el estrés. No se encontraron artículos que abordaran la relación entre el uso de teléfonos inteligentes y/o redes sociales con la memoria y la atención. Esta revisión de la literatura, al resumir los principales hallazgos sobre el tema, puede ser útil para futuras intervenciones e investigaciones.Research, Society and Development2022-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3742210.33448/rsd-v11i15.37422Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e539111537422Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e539111537422Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e5391115374222525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37422/31271Copyright (c) 2022 Hélyda Moura Borges; Rodrigo da Silva Maiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Hélyda MouraMaia, Rodrigo da Silva2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37422Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:36.194178Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa The impact of smartphone use and social networks on attention, memory and anxiety of university students: an integrative review El impacto del uso de teléfonos inteligentes y redes sociales en la atención, la memoria y la ansiedad en estudiantes universitarios: una revisión integradora |
title |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa |
spellingShingle |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa Borges, Hélyda Moura Tecnologías Teléfono Inteligente Redes Sociales Ansiedad Estudiantes universitarios. Tecnologias Smartphone Redes Sociais Ansiedade Estudantes universitários. Technologies Smartphone Social Networks Anxiety University students. |
title_short |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa |
title_full |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa |
title_fullStr |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa |
title_sort |
O impacto do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários: revisão integrativa |
author |
Borges, Hélyda Moura |
author_facet |
Borges, Hélyda Moura Maia, Rodrigo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Rodrigo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Hélyda Moura Maia, Rodrigo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologías Teléfono Inteligente Redes Sociales Ansiedad Estudiantes universitarios. Tecnologias Smartphone Redes Sociais Ansiedade Estudantes universitários. Technologies Smartphone Social Networks Anxiety University students. |
topic |
Tecnologías Teléfono Inteligente Redes Sociales Ansiedad Estudiantes universitarios. Tecnologias Smartphone Redes Sociais Ansiedade Estudantes universitários. Technologies Smartphone Social Networks Anxiety University students. |
description |
Mediante o acelerado avanço das tecnologias, através do consumo constante de smartphones cada vez mais modernos, seja dos mais diversos modelos, contendo os mais variados aplicativos, dentre eles o facebook, whatsapp, twitter e instagram com suas respectivas funcionalidades, este trabalho tem a finalidade de analisar os efeitos do uso do smartphone e das redes sociais na atenção, memória e ansiedade de estudantes universitários. Dessa forma, foi realizada uma revisão integrativa da literatura em que foram selecionados artigos nacionais e internacionais dos últimos cinco anos nas seguintes bases de dados: PubMed (base de dados desenvolvida pela National Library of Medicine), Lilacs (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo (Scientific Electronic Library Online). Com a utilização destes descritores, a saber: (smartphones OR smartphone OR celular OR celulares OR redes sociais OR facebook OR instagram OR whatsapp OR twitter) AND (“processos psicológicos” OR atenção OR memória OR ansiedade) AND (jovens OR jovem OR adolescente OR adolescentes OR estudantes OR estudante OR universitários), foram encontrados 537 artigos. Ao aplicar os critérios de exclusão, restaram 12 artigos para análise. A maioria dos resultados mostraram uma associação estatisticamente significativa do uso do smartphone e das redes sociais com a ansiedade e também com outras variáveis, como depressão e estresse. Não foram encontrados artigos que abordassem a relação entre o uso de smartphones e/ou redes sociais com memória e atenção. Esta revisão de literatura, ao sumarizar os principais achados acerca do tema, pode ser útil para intervenções e pesquisas futuras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37422 10.33448/rsd-v11i15.37422 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37422 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i15.37422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37422/31271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Hélyda Moura Borges; Rodrigo da Silva Maia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Hélyda Moura Borges; Rodrigo da Silva Maia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e539111537422 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e539111537422 Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e539111537422 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052774320439296 |