Aceitação de medicamentos genéricos por pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Esdra Nascimento
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Jânio Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44509
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar fatores relacionados à aceitação de medicamentos genéricos pelos pacientes por meio de pesquisa de campo. Para atingir o objetivo proposto, foi desensolvido uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória/descritiva. Foi aplicado um questionário a 116 voluntários, predominantemente mulheres (71%) e adultos jovens (82% entre 18 e 30 anos). Destacam-se a preferência pelas grandes farmácias (redes e franquias) e os padrões variados de uso de medicamentos, com 51% relatando uso pouco frequente e 29% relatando uso diário. Há uma aceitação significativa dos medicamentos genéricos (97,5%), impulsionada principalmente pelo fator preço (69%). A confiança na equivalência de efeito entre medicamentos genéricos e de referência é elevada (71,5%). A pesquisa sugere uma mudança na percepção do consumidor em relação às grandes redes farmacêuticas. A ênfase no preço nas decisões de compra indica implicações significativas para os profissionais de saúde e para a indústria farmacêutica, com potencial orientação para melhorar o acesso e a experiência do paciente. A diversidade nos padrões de uso de medicamentos destaca a necessidade de compreender as motivações subjacentes a esses comportamentos. Estes resultados fornecem informações valiosas para futuras iniciativas e políticas de saúde pública.
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Há uma aceitação significativa dos medicamentos genéricos (97,5%), impulsionada principalmente pelo fator preço (69%). A confiança na equivalência de efeito entre medicamentos genéricos e de referência é elevada (71,5%). A pesquisa sugere uma mudança na percepção do consumidor em relação às grandes redes farmacêuticas. A ênfase no preço nas decisões de compra indica implicações significativas para os profissionais de saúde e para a indústria farmacêutica, com potencial orientação para melhorar o acesso e a experiência do paciente. A diversidade nos padrões de uso de medicamentos destaca a necessidade de compreender as motivações subjacentes a esses comportamentos. Estes resultados fornecem informações valiosas para futuras iniciativas e políticas de saúde pública.The objective of the present study was to identify factors related to patients' acceptance of generic medications through field research. To achieve the proposed objective, an exploratory/descriptive qualitative research was developed. A questionnaire was administered to 116 volunteers, predominantly women (71%) and young adults (82% between 18 and 30 years old). The preference for large pharmacies (chains and franchises) and the varied patterns of medication use stand out, with 51% reporting infrequent use and 29% reporting daily use. There is a significant acceptance of generic medicines (97.5%), driven mainly by the price factor (69%). Confidence in the equivalence of effect between generic and reference medicines is high (71.5%). The research suggests a change in consumer perception regarding large pharmaceutical chains. The emphasis on price in purchasing decisions indicates significant implications for healthcare professionals and the pharmaceutical industry, with potential direction to improve access and patient experience. The diversity in medication use patterns highlights the need to understand the motivations underlying these behaviors. These results provide valuable information for future public health initiatives and policies.El objetivo del presente estudio fue identificar factores relacionados con la aceptación de medicamentos genéricos por parte de los pacientes a través de una investigación de campo. Para lograr el objetivo propuesto se desarrolló una investigación cualitativa exploratoria/descriptiva. Se administró un cuestionario a 116 voluntarios, predominantemente mujeres (71%) y adultos jóvenes (82% entre 18 y 30 años). Destaca la preferencia por las grandes farmacias (cadenas y franquicias) y los variados patrones de uso de medicamentos, con un 51% reportando un uso poco frecuente y un 29% reportando un uso diario. Existe una importante aceptación de los medicamentos genéricos (97,5%), impulsada principalmente por el factor precio (69%). La confianza en la equivalencia del efecto entre los medicamentos genéricos y los de referencia es alta (71,5%). La investigación sugiere un cambio en la percepción de los consumidores respecto a las grandes cadenas farmacéuticas. El énfasis en el precio en las decisiones de compra indica implicaciones significativas para los profesionales de la salud y la industria farmacéutica, con orientación potencial para mejorar el acceso y la experiencia del paciente. La diversidad en los patrones de uso de medicamentos resalta la necesidad de comprender las motivaciones subyacentes a estos comportamientos. Estos resultados proporcionan información valiosa para futuras iniciativas y políticas de salud pública.Research, Society and Development2023-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4450910.33448/rsd-v12i14.44509Research, Society and Development; Vol. 12 No. 14; e57121444509Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 14; e57121444509Research, Society and Development; v. 12 n. 14; e571214445092525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44509/35620Copyright (c) 2023 Esdra Nascimento Gonçalves; Jânio Sousa Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Esdra Nascimento Santos, Jânio Sousa 2024-01-01T11:23:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44509Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-01T11:23:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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