Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ellysio Moreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Confessor, Kliver Lamarthine Alves, Amorim, Bartira Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705
Resumo: A educação financeira propicia uma melhor convivência com o dinheiro, fazendo das pessoas cidadãos mais preparados para os acontecimentos do sistema econômico e mais capazes de avaliarem escolhas. Diante disso convém entender qual o contexto em que a educação financeira está presente na vida de jovens e adultos estudantes em nível superior de Administração, Ciencias Contábeis e Economia. Este trabalho tem como principal objetivo identificar as discussões da educação financeira destes estudantes nas Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa é classificada em quantitativa descritiva, possuindo uma amostra de 141 estudantes. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário fechado, disponível via Google Forms e enviado nas redes sociais dos cursos. Os dados obtidos foram organizados, tabulados e analisados em planilhas do Microsoft Excel. Dentre os resultados, é possível notar que os estudantes dos três cursos possuem perfis muito semelhantes, tanto a cunho de classificação de seus perfis, sendo a maioria dos estudantes empregados de instituições privadas, sem filhos e salários entre R$ 1.210,01 a R$ 2.000,00, quanto nas aplicações da educação financeira, a exemplo a posse de reserva de emergência, controle do fluxo de caixa e realização de corte de gastos entre os estudantes. Ao fim do trabalho, conclui-se que os estudantes dos cursos analisados aplicam da educação financeira.
id UNIFEI_a41b61b8f068984cc4ee281916da6132
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35705
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades PúblicasDiscussions of financial education among higher education students of the administration, accounting and economic sciences courses of two Public UniversitiesDiscusiones sobre educación financiera entre estudiantes de educación superior de los cursos de administración, contabilidad y ciencias económicas de dos Universidades PúblicasFinancial educationUniversity studentsFinancial control.Educación financieraEstudiantes universitariosControl financiero.Educação financeiraEstudantes universitáriosControle financeiro.A educação financeira propicia uma melhor convivência com o dinheiro, fazendo das pessoas cidadãos mais preparados para os acontecimentos do sistema econômico e mais capazes de avaliarem escolhas. Diante disso convém entender qual o contexto em que a educação financeira está presente na vida de jovens e adultos estudantes em nível superior de Administração, Ciencias Contábeis e Economia. Este trabalho tem como principal objetivo identificar as discussões da educação financeira destes estudantes nas Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa é classificada em quantitativa descritiva, possuindo uma amostra de 141 estudantes. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário fechado, disponível via Google Forms e enviado nas redes sociais dos cursos. Os dados obtidos foram organizados, tabulados e analisados em planilhas do Microsoft Excel. Dentre os resultados, é possível notar que os estudantes dos três cursos possuem perfis muito semelhantes, tanto a cunho de classificação de seus perfis, sendo a maioria dos estudantes empregados de instituições privadas, sem filhos e salários entre R$ 1.210,01 a R$ 2.000,00, quanto nas aplicações da educação financeira, a exemplo a posse de reserva de emergência, controle do fluxo de caixa e realização de corte de gastos entre os estudantes. Ao fim do trabalho, conclui-se que os estudantes dos cursos analisados aplicam da educação financeira.Financial education provides a better coexistence with money, making people citizens more prepared for the events of the economic system and more capable of evaluating trade offs. The main objective of this work is to identify the applications of financial education for students of administration, accounting and economic sciences at the Universidade Estadual da Paraíba and Universidade Federal de Campina Grande. The research is classified as quantitative and descriptive, with a sample of 141 students. For data collection, a closed questionnaire was used, available via Google Forms and sent on the courses' social networks. The data obtained were organized, tabulated and analyzed in Microsoft Excel spreadsheets. Among the results, it is possible to notice that the students of the three courses have very similar profiles, both in terms of classification of their profiles, with the majority of students employed at private institutions, without children and salaries between R$ 1,210.01 to R$ 1,210.01. 2,000.00, as well as in financial education applications, such as the possession of an emergency reserve, cash flow control and cost cutting among students. At the end of the work, it is concluded that the students of the analyzed courses apply financial education.La educación financiera proporciona una mejor convivencia con el dinero, haciendo que los ciudadanos estén más preparados para los eventos del sistema económico y sean más capaces de evaluar las opciones. Por lo tanto, es apropiado comprender el contexto en el que la educación financiera está presente en la vida de los estudiantes jóvenes y adultos en el nivel superior de Administración, Ciencias Contables y Economía. Este documento tiene como objetivo identificar las discusiones sobre educación financiera de estos estudiantes en la Universidad Estatal de Paraíba y la Universidad Federal de Campina Grande. La investigación se clasifica como cuantitativa descriptiva, con una muestra de 141 estudiantes. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario cerrado, disponible a través de Google Forms y enviado en las redes sociales de los cursos. Los datos obtenidos fueron organizados, tabulados y analizados en hojas de cálculo de Microsoft Excel. Entre los resultados, es posible observar que los estudiantes de los tres cursos tienen perfiles muy similares, tanto la clasificación de sus perfiles, con la mayoría de los estudiantes empleados de instituciones privadas, sin hijos y salarios entre R$ 1.210,01 y R$ 2.000,00, como en las aplicaciones de educación financiera, como la posesión de reservas de emergencia, control del flujo de caja y reducción del gasto entre los estudiantes. Al finalizar el trabajo, se concluye que los alumnos de los cursos analizados aplican la educación financiera.Research, Society and Development2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3570510.33448/rsd-v11i13.35705Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e504111335705Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e504111335705Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e5041113357052525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705/29945Copyright (c) 2022 Ellysio Moreira Campos; Kliver Lamarthine Alves Confessor; Bartira Pereira Amorimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Ellysio Moreira Confessor, Kliver Lamarthine Alves Amorim, Bartira Pereira2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35705Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:31.464845Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
Discussions of financial education among higher education students of the administration, accounting and economic sciences courses of two Public Universities
Discusiones sobre educación financiera entre estudiantes de educación superior de los cursos de administración, contabilidad y ciencias económicas de dos Universidades Públicas
title Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
spellingShingle Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
Campos, Ellysio Moreira
Financial education
University students
Financial control.
Educación financiera
Estudiantes universitarios
Control financiero.
Educação financeira
Estudantes universitários
Controle financeiro.
title_short Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
title_full Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
title_fullStr Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
title_full_unstemmed Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
title_sort Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
author Campos, Ellysio Moreira
author_facet Campos, Ellysio Moreira
Confessor, Kliver Lamarthine Alves
Amorim, Bartira Pereira
author_role author
author2 Confessor, Kliver Lamarthine Alves
Amorim, Bartira Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ellysio Moreira
Confessor, Kliver Lamarthine Alves
Amorim, Bartira Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Financial education
University students
Financial control.
Educación financiera
Estudiantes universitarios
Control financiero.
Educação financeira
Estudantes universitários
Controle financeiro.
topic Financial education
University students
Financial control.
Educación financiera
Estudiantes universitarios
Control financiero.
Educação financeira
Estudantes universitários
Controle financeiro.
description A educação financeira propicia uma melhor convivência com o dinheiro, fazendo das pessoas cidadãos mais preparados para os acontecimentos do sistema econômico e mais capazes de avaliarem escolhas. Diante disso convém entender qual o contexto em que a educação financeira está presente na vida de jovens e adultos estudantes em nível superior de Administração, Ciencias Contábeis e Economia. Este trabalho tem como principal objetivo identificar as discussões da educação financeira destes estudantes nas Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa é classificada em quantitativa descritiva, possuindo uma amostra de 141 estudantes. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário fechado, disponível via Google Forms e enviado nas redes sociais dos cursos. Os dados obtidos foram organizados, tabulados e analisados em planilhas do Microsoft Excel. Dentre os resultados, é possível notar que os estudantes dos três cursos possuem perfis muito semelhantes, tanto a cunho de classificação de seus perfis, sendo a maioria dos estudantes empregados de instituições privadas, sem filhos e salários entre R$ 1.210,01 a R$ 2.000,00, quanto nas aplicações da educação financeira, a exemplo a posse de reserva de emergência, controle do fluxo de caixa e realização de corte de gastos entre os estudantes. Ao fim do trabalho, conclui-se que os estudantes dos cursos analisados aplicam da educação financeira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705
10.33448/rsd-v11i13.35705
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i13.35705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705/29945
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e504111335705
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e504111335705
Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e504111335705
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052822251896832