Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705 |
Resumo: | A educação financeira propicia uma melhor convivência com o dinheiro, fazendo das pessoas cidadãos mais preparados para os acontecimentos do sistema econômico e mais capazes de avaliarem escolhas. Diante disso convém entender qual o contexto em que a educação financeira está presente na vida de jovens e adultos estudantes em nível superior de Administração, Ciencias Contábeis e Economia. Este trabalho tem como principal objetivo identificar as discussões da educação financeira destes estudantes nas Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa é classificada em quantitativa descritiva, possuindo uma amostra de 141 estudantes. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário fechado, disponível via Google Forms e enviado nas redes sociais dos cursos. Os dados obtidos foram organizados, tabulados e analisados em planilhas do Microsoft Excel. Dentre os resultados, é possível notar que os estudantes dos três cursos possuem perfis muito semelhantes, tanto a cunho de classificação de seus perfis, sendo a maioria dos estudantes empregados de instituições privadas, sem filhos e salários entre R$ 1.210,01 a R$ 2.000,00, quanto nas aplicações da educação financeira, a exemplo a posse de reserva de emergência, controle do fluxo de caixa e realização de corte de gastos entre os estudantes. Ao fim do trabalho, conclui-se que os estudantes dos cursos analisados aplicam da educação financeira. |
id |
UNIFEI_a41b61b8f068984cc4ee281916da6132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35705 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades PúblicasDiscussions of financial education among higher education students of the administration, accounting and economic sciences courses of two Public UniversitiesDiscusiones sobre educación financiera entre estudiantes de educación superior de los cursos de administración, contabilidad y ciencias económicas de dos Universidades PúblicasFinancial educationUniversity studentsFinancial control.Educación financieraEstudiantes universitariosControl financiero.Educação financeiraEstudantes universitáriosControle financeiro.A educação financeira propicia uma melhor convivência com o dinheiro, fazendo das pessoas cidadãos mais preparados para os acontecimentos do sistema econômico e mais capazes de avaliarem escolhas. Diante disso convém entender qual o contexto em que a educação financeira está presente na vida de jovens e adultos estudantes em nível superior de Administração, Ciencias Contábeis e Economia. Este trabalho tem como principal objetivo identificar as discussões da educação financeira destes estudantes nas Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa é classificada em quantitativa descritiva, possuindo uma amostra de 141 estudantes. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário fechado, disponível via Google Forms e enviado nas redes sociais dos cursos. Os dados obtidos foram organizados, tabulados e analisados em planilhas do Microsoft Excel. Dentre os resultados, é possível notar que os estudantes dos três cursos possuem perfis muito semelhantes, tanto a cunho de classificação de seus perfis, sendo a maioria dos estudantes empregados de instituições privadas, sem filhos e salários entre R$ 1.210,01 a R$ 2.000,00, quanto nas aplicações da educação financeira, a exemplo a posse de reserva de emergência, controle do fluxo de caixa e realização de corte de gastos entre os estudantes. Ao fim do trabalho, conclui-se que os estudantes dos cursos analisados aplicam da educação financeira.Financial education provides a better coexistence with money, making people citizens more prepared for the events of the economic system and more capable of evaluating trade offs. The main objective of this work is to identify the applications of financial education for students of administration, accounting and economic sciences at the Universidade Estadual da Paraíba and Universidade Federal de Campina Grande. The research is classified as quantitative and descriptive, with a sample of 141 students. For data collection, a closed questionnaire was used, available via Google Forms and sent on the courses' social networks. The data obtained were organized, tabulated and analyzed in Microsoft Excel spreadsheets. Among the results, it is possible to notice that the students of the three courses have very similar profiles, both in terms of classification of their profiles, with the majority of students employed at private institutions, without children and salaries between R$ 1,210.01 to R$ 1,210.01. 2,000.00, as well as in financial education applications, such as the possession of an emergency reserve, cash flow control and cost cutting among students. At the end of the work, it is concluded that the students of the analyzed courses apply financial education.La educación financiera proporciona una mejor convivencia con el dinero, haciendo que los ciudadanos estén más preparados para los eventos del sistema económico y sean más capaces de evaluar las opciones. Por lo tanto, es apropiado comprender el contexto en el que la educación financiera está presente en la vida de los estudiantes jóvenes y adultos en el nivel superior de Administración, Ciencias Contables y Economía. Este documento tiene como objetivo identificar las discusiones sobre educación financiera de estos estudiantes en la Universidad Estatal de Paraíba y la Universidad Federal de Campina Grande. La investigación se clasifica como cuantitativa descriptiva, con una muestra de 141 estudiantes. Para la recolección de datos se utilizó un cuestionario cerrado, disponible a través de Google Forms y enviado en las redes sociales de los cursos. Los datos obtenidos fueron organizados, tabulados y analizados en hojas de cálculo de Microsoft Excel. Entre los resultados, es posible observar que los estudiantes de los tres cursos tienen perfiles muy similares, tanto la clasificación de sus perfiles, con la mayoría de los estudiantes empleados de instituciones privadas, sin hijos y salarios entre R$ 1.210,01 y R$ 2.000,00, como en las aplicaciones de educación financiera, como la posesión de reservas de emergencia, control del flujo de caja y reducción del gasto entre los estudiantes. Al finalizar el trabajo, se concluye que los alumnos de los cursos analizados aplican la educación financiera.Research, Society and Development2022-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3570510.33448/rsd-v11i13.35705Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e504111335705Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e504111335705Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e5041113357052525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705/29945Copyright (c) 2022 Ellysio Moreira Campos; Kliver Lamarthine Alves Confessor; Bartira Pereira Amorimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Ellysio Moreira Confessor, Kliver Lamarthine Alves Amorim, Bartira Pereira2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35705Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:31.464845Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas Discussions of financial education among higher education students of the administration, accounting and economic sciences courses of two Public Universities Discusiones sobre educación financiera entre estudiantes de educación superior de los cursos de administración, contabilidad y ciencias económicas de dos Universidades Públicas |
title |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas |
spellingShingle |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas Campos, Ellysio Moreira Financial education University students Financial control. Educación financiera Estudiantes universitarios Control financiero. Educação financeira Estudantes universitários Controle financeiro. |
title_short |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas |
title_full |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas |
title_fullStr |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas |
title_full_unstemmed |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas |
title_sort |
Discussões da educação financeira entre os estudantes de ensino superior dos cursos administração, ciências contábeis e ciências econômicas de duas Universidades Públicas |
author |
Campos, Ellysio Moreira |
author_facet |
Campos, Ellysio Moreira Confessor, Kliver Lamarthine Alves Amorim, Bartira Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Confessor, Kliver Lamarthine Alves Amorim, Bartira Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ellysio Moreira Confessor, Kliver Lamarthine Alves Amorim, Bartira Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Financial education University students Financial control. Educación financiera Estudiantes universitarios Control financiero. Educação financeira Estudantes universitários Controle financeiro. |
topic |
Financial education University students Financial control. Educación financiera Estudiantes universitarios Control financiero. Educação financeira Estudantes universitários Controle financeiro. |
description |
A educação financeira propicia uma melhor convivência com o dinheiro, fazendo das pessoas cidadãos mais preparados para os acontecimentos do sistema econômico e mais capazes de avaliarem escolhas. Diante disso convém entender qual o contexto em que a educação financeira está presente na vida de jovens e adultos estudantes em nível superior de Administração, Ciencias Contábeis e Economia. Este trabalho tem como principal objetivo identificar as discussões da educação financeira destes estudantes nas Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa é classificada em quantitativa descritiva, possuindo uma amostra de 141 estudantes. Para a coleta de dados utilizou-se de questionário fechado, disponível via Google Forms e enviado nas redes sociais dos cursos. Os dados obtidos foram organizados, tabulados e analisados em planilhas do Microsoft Excel. Dentre os resultados, é possível notar que os estudantes dos três cursos possuem perfis muito semelhantes, tanto a cunho de classificação de seus perfis, sendo a maioria dos estudantes empregados de instituições privadas, sem filhos e salários entre R$ 1.210,01 a R$ 2.000,00, quanto nas aplicações da educação financeira, a exemplo a posse de reserva de emergência, controle do fluxo de caixa e realização de corte de gastos entre os estudantes. Ao fim do trabalho, conclui-se que os estudantes dos cursos analisados aplicam da educação financeira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705 10.33448/rsd-v11i13.35705 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i13.35705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35705/29945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e504111335705 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e504111335705 Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e504111335705 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052822251896832 |