Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Cristina dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moraes, Gabriel Martins, Zeituni Júnior, Napoleão, Carboni, Douglas Maciel, Bastos, Flavio Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884
Resumo: A técnica de incrustação de artrópodes pode ser utilizada na produção de um material didático para que os alunos possam visualizar concretamente as diferenças morfológicas externas entres as espécies de artrópodes, bem como sua classificação. Com a utilização desse material produzido por meio dessa técnica aliado a uma aula expositiva, buscou-se alcançar uma maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Primeiro, foi realizada uma avaliação diagnóstica, requerendo aos discentes que respondessem a um questionário, onde foram coletados dados sobre o que conheciam em relação à morfologia externa de artrópodes antes da intervenção. Após isso, ocorreu a aula com o uso dos artrópodes incrustados em resina e o manuseio dos exemplares pelos alunos. Ao final, estes responderam ao mesmo questionário novamente para avaliar a variação nos erros e acertos. Pode-se confirmar a efetividade da utilização de material didático construído a partir da técnica de incrustação, como um facilitador do aprendizado, para que os alunos conseguissem compreender sobre aracnídeos, diplópodes e quilópodes, buscando entender as características morfológicas externas, a função das estruturas e o papel que estas diferentes espécies desempenham no meio ambiente, tudo isso de forma prática, criativa, dinâmica e interativa.
id UNIFEI_a9200154d62ca7e583a99630627b44db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40884
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de BiologiaUse of resin-encrusted arthropods as a didactic tool for teaching and learning BiologyUso de artrópodos resinados como herramienta didáctica para la enseñanza y el aprendizaje de la BiologíaArthropodsEducationIncrustationActive methodologyTeaching.ArtrópodoEnseñandoEducaciónAbordajeMetodología activa.ArtrópodeEnsinoEducaçãoIncrustaçãoMetodologia ativa.A técnica de incrustação de artrópodes pode ser utilizada na produção de um material didático para que os alunos possam visualizar concretamente as diferenças morfológicas externas entres as espécies de artrópodes, bem como sua classificação. Com a utilização desse material produzido por meio dessa técnica aliado a uma aula expositiva, buscou-se alcançar uma maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Primeiro, foi realizada uma avaliação diagnóstica, requerendo aos discentes que respondessem a um questionário, onde foram coletados dados sobre o que conheciam em relação à morfologia externa de artrópodes antes da intervenção. Após isso, ocorreu a aula com o uso dos artrópodes incrustados em resina e o manuseio dos exemplares pelos alunos. Ao final, estes responderam ao mesmo questionário novamente para avaliar a variação nos erros e acertos. Pode-se confirmar a efetividade da utilização de material didático construído a partir da técnica de incrustação, como um facilitador do aprendizado, para que os alunos conseguissem compreender sobre aracnídeos, diplópodes e quilópodes, buscando entender as características morfológicas externas, a função das estruturas e o papel que estas diferentes espécies desempenham no meio ambiente, tudo isso de forma prática, criativa, dinâmica e interativa.The technique of encrusting arthropods can be used in the production of didactic material so that students can concretely visualize the external morphological differences between arthropod species and their classification. With the use of this material produced through this technique, combined with an expository class, we sought to achieve greater efficiency in the teaching-learning process with students in the third year of high school. First, a diagnostic evaluation was carried out, requiring the students to answer a questionnaire, where data were collected about what they knew about the external morphology of arthropods before the intervention. After that, there was a class with the use of arthropods encrusted in resin and the handling of the specimens by the students. In the end, they answered the same questionnaire again to assess the variation in errors and correct answers. It can be confirmed the effectiveness of using didactic material built from the inlay technique, as a learning facilitator, so that students could understand arachnids, millipedes, and centipedes, seeking to understand the external morphological characteristics, the function of the structures and the role that these different species play in the environment, all in a practical, creative, dynamic and interactive way.La técnica de incrustación de artrópodos se puede utilizar en la producción de material didáctico para que los estudiantes puedan visualizar de manera concreta las diferencias morfológicas externas entre las especies de artrópodos, así como su clasificación. Con el uso de este material producido a través de esta técnica, combinado con una clase expositiva, se buscó lograr una mayor eficiencia en el proceso de enseñanza-aprendizaje con los estudiantes del tercer año de secundaria. En primer lugar, se realizó una evaluación diagnóstica, requiriendo que los estudiantes respondieran un cuestionario, donde se recogieron datos sobre lo que sabían sobre la morfología externa de los artrópodos antes de la intervención. Posteriormente, hubo una clase con el uso de artrópodos incrustados en resina y el manejo de los especímenes por parte de los alumnos. Al final, respondieron nuevamente el mismo cuestionario para evaluar la variación en errores y respuestas correctas. Se puede comprobar la efectividad de utilizar material didáctico construido a partir de la técnica de la incrustación, como facilitador del aprendizaje, para que los estudiantes comprendan acerca de los arácnidos, milpiés y ciempiés, buscando comprender las características morfológicas externas, la función de las estructuras y el papel que desempeñan. estas diferentes especies juegan en el entorno, todo de forma práctica, creativa, dinámica e interactiva.Research, Society and Development2023-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4088410.33448/rsd-v12i3.40884Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e27812340884Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e27812340884Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e278123408842525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884/33277Copyright (c) 2023 Juliana Cristina dos Santos; Gabriel Martins Moraes; Napoleão Zeituni Júnior; Douglas Maciel Carboni; Flavio Adriano Bastoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Juliana Cristina dos Moraes, Gabriel Martins Zeituni Júnior, Napoleão Carboni, Douglas Maciel Bastos, Flavio Adriano 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40884Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
Use of resin-encrusted arthropods as a didactic tool for teaching and learning Biology
Uso de artrópodos resinados como herramienta didáctica para la enseñanza y el aprendizaje de la Biología
title Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
spellingShingle Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
Santos, Juliana Cristina dos
Arthropods
Education
Incrustation
Active methodology
Teaching.
Artrópodo
Enseñando
Educación
Abordaje
Metodología activa.
Artrópode
Ensino
Educação
Incrustação
Metodologia ativa.
title_short Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
title_full Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
title_fullStr Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
title_full_unstemmed Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
title_sort Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
author Santos, Juliana Cristina dos
author_facet Santos, Juliana Cristina dos
Moraes, Gabriel Martins
Zeituni Júnior, Napoleão
Carboni, Douglas Maciel
Bastos, Flavio Adriano
author_role author
author2 Moraes, Gabriel Martins
Zeituni Júnior, Napoleão
Carboni, Douglas Maciel
Bastos, Flavio Adriano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juliana Cristina dos
Moraes, Gabriel Martins
Zeituni Júnior, Napoleão
Carboni, Douglas Maciel
Bastos, Flavio Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Arthropods
Education
Incrustation
Active methodology
Teaching.
Artrópodo
Enseñando
Educación
Abordaje
Metodología activa.
Artrópode
Ensino
Educação
Incrustação
Metodologia ativa.
topic Arthropods
Education
Incrustation
Active methodology
Teaching.
Artrópodo
Enseñando
Educación
Abordaje
Metodología activa.
Artrópode
Ensino
Educação
Incrustação
Metodologia ativa.
description A técnica de incrustação de artrópodes pode ser utilizada na produção de um material didático para que os alunos possam visualizar concretamente as diferenças morfológicas externas entres as espécies de artrópodes, bem como sua classificação. Com a utilização desse material produzido por meio dessa técnica aliado a uma aula expositiva, buscou-se alcançar uma maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Primeiro, foi realizada uma avaliação diagnóstica, requerendo aos discentes que respondessem a um questionário, onde foram coletados dados sobre o que conheciam em relação à morfologia externa de artrópodes antes da intervenção. Após isso, ocorreu a aula com o uso dos artrópodes incrustados em resina e o manuseio dos exemplares pelos alunos. Ao final, estes responderam ao mesmo questionário novamente para avaliar a variação nos erros e acertos. Pode-se confirmar a efetividade da utilização de material didático construído a partir da técnica de incrustação, como um facilitador do aprendizado, para que os alunos conseguissem compreender sobre aracnídeos, diplópodes e quilópodes, buscando entender as características morfológicas externas, a função das estruturas e o papel que estas diferentes espécies desempenham no meio ambiente, tudo isso de forma prática, criativa, dinâmica e interativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884
10.33448/rsd-v12i3.40884
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i3.40884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884/33277
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e27812340884
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e27812340884
Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e27812340884
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052621257703424