Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884 |
Resumo: | A técnica de incrustação de artrópodes pode ser utilizada na produção de um material didático para que os alunos possam visualizar concretamente as diferenças morfológicas externas entres as espécies de artrópodes, bem como sua classificação. Com a utilização desse material produzido por meio dessa técnica aliado a uma aula expositiva, buscou-se alcançar uma maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Primeiro, foi realizada uma avaliação diagnóstica, requerendo aos discentes que respondessem a um questionário, onde foram coletados dados sobre o que conheciam em relação à morfologia externa de artrópodes antes da intervenção. Após isso, ocorreu a aula com o uso dos artrópodes incrustados em resina e o manuseio dos exemplares pelos alunos. Ao final, estes responderam ao mesmo questionário novamente para avaliar a variação nos erros e acertos. Pode-se confirmar a efetividade da utilização de material didático construído a partir da técnica de incrustação, como um facilitador do aprendizado, para que os alunos conseguissem compreender sobre aracnídeos, diplópodes e quilópodes, buscando entender as características morfológicas externas, a função das estruturas e o papel que estas diferentes espécies desempenham no meio ambiente, tudo isso de forma prática, criativa, dinâmica e interativa. |
id |
UNIFEI_a9200154d62ca7e583a99630627b44db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40884 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de BiologiaUse of resin-encrusted arthropods as a didactic tool for teaching and learning BiologyUso de artrópodos resinados como herramienta didáctica para la enseñanza y el aprendizaje de la BiologíaArthropodsEducationIncrustationActive methodologyTeaching.ArtrópodoEnseñandoEducaciónAbordajeMetodología activa.ArtrópodeEnsinoEducaçãoIncrustaçãoMetodologia ativa.A técnica de incrustação de artrópodes pode ser utilizada na produção de um material didático para que os alunos possam visualizar concretamente as diferenças morfológicas externas entres as espécies de artrópodes, bem como sua classificação. Com a utilização desse material produzido por meio dessa técnica aliado a uma aula expositiva, buscou-se alcançar uma maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Primeiro, foi realizada uma avaliação diagnóstica, requerendo aos discentes que respondessem a um questionário, onde foram coletados dados sobre o que conheciam em relação à morfologia externa de artrópodes antes da intervenção. Após isso, ocorreu a aula com o uso dos artrópodes incrustados em resina e o manuseio dos exemplares pelos alunos. Ao final, estes responderam ao mesmo questionário novamente para avaliar a variação nos erros e acertos. Pode-se confirmar a efetividade da utilização de material didático construído a partir da técnica de incrustação, como um facilitador do aprendizado, para que os alunos conseguissem compreender sobre aracnídeos, diplópodes e quilópodes, buscando entender as características morfológicas externas, a função das estruturas e o papel que estas diferentes espécies desempenham no meio ambiente, tudo isso de forma prática, criativa, dinâmica e interativa.The technique of encrusting arthropods can be used in the production of didactic material so that students can concretely visualize the external morphological differences between arthropod species and their classification. With the use of this material produced through this technique, combined with an expository class, we sought to achieve greater efficiency in the teaching-learning process with students in the third year of high school. First, a diagnostic evaluation was carried out, requiring the students to answer a questionnaire, where data were collected about what they knew about the external morphology of arthropods before the intervention. After that, there was a class with the use of arthropods encrusted in resin and the handling of the specimens by the students. In the end, they answered the same questionnaire again to assess the variation in errors and correct answers. It can be confirmed the effectiveness of using didactic material built from the inlay technique, as a learning facilitator, so that students could understand arachnids, millipedes, and centipedes, seeking to understand the external morphological characteristics, the function of the structures and the role that these different species play in the environment, all in a practical, creative, dynamic and interactive way.La técnica de incrustación de artrópodos se puede utilizar en la producción de material didáctico para que los estudiantes puedan visualizar de manera concreta las diferencias morfológicas externas entre las especies de artrópodos, así como su clasificación. Con el uso de este material producido a través de esta técnica, combinado con una clase expositiva, se buscó lograr una mayor eficiencia en el proceso de enseñanza-aprendizaje con los estudiantes del tercer año de secundaria. En primer lugar, se realizó una evaluación diagnóstica, requiriendo que los estudiantes respondieran un cuestionario, donde se recogieron datos sobre lo que sabían sobre la morfología externa de los artrópodos antes de la intervención. Posteriormente, hubo una clase con el uso de artrópodos incrustados en resina y el manejo de los especímenes por parte de los alumnos. Al final, respondieron nuevamente el mismo cuestionario para evaluar la variación en errores y respuestas correctas. Se puede comprobar la efectividad de utilizar material didáctico construido a partir de la técnica de la incrustación, como facilitador del aprendizaje, para que los estudiantes comprendan acerca de los arácnidos, milpiés y ciempiés, buscando comprender las características morfológicas externas, la función de las estructuras y el papel que desempeñan. estas diferentes especies juegan en el entorno, todo de forma práctica, creativa, dinámica e interactiva.Research, Society and Development2023-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4088410.33448/rsd-v12i3.40884Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e27812340884Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e27812340884Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e278123408842525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884/33277Copyright (c) 2023 Juliana Cristina dos Santos; Gabriel Martins Moraes; Napoleão Zeituni Júnior; Douglas Maciel Carboni; Flavio Adriano Bastoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Juliana Cristina dos Moraes, Gabriel Martins Zeituni Júnior, Napoleão Carboni, Douglas Maciel Bastos, Flavio Adriano 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40884Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia Use of resin-encrusted arthropods as a didactic tool for teaching and learning Biology Uso de artrópodos resinados como herramienta didáctica para la enseñanza y el aprendizaje de la Biología |
title |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia |
spellingShingle |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia Santos, Juliana Cristina dos Arthropods Education Incrustation Active methodology Teaching. Artrópodo Enseñando Educación Abordaje Metodología activa. Artrópode Ensino Educação Incrustação Metodologia ativa. |
title_short |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title_full |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title_fullStr |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title_full_unstemmed |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia |
title_sort |
Uso de artrópodes incrustrados em resina como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem de Biologia |
author |
Santos, Juliana Cristina dos |
author_facet |
Santos, Juliana Cristina dos Moraes, Gabriel Martins Zeituni Júnior, Napoleão Carboni, Douglas Maciel Bastos, Flavio Adriano |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Gabriel Martins Zeituni Júnior, Napoleão Carboni, Douglas Maciel Bastos, Flavio Adriano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana Cristina dos Moraes, Gabriel Martins Zeituni Júnior, Napoleão Carboni, Douglas Maciel Bastos, Flavio Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arthropods Education Incrustation Active methodology Teaching. Artrópodo Enseñando Educación Abordaje Metodología activa. Artrópode Ensino Educação Incrustação Metodologia ativa. |
topic |
Arthropods Education Incrustation Active methodology Teaching. Artrópodo Enseñando Educación Abordaje Metodología activa. Artrópode Ensino Educação Incrustação Metodologia ativa. |
description |
A técnica de incrustação de artrópodes pode ser utilizada na produção de um material didático para que os alunos possam visualizar concretamente as diferenças morfológicas externas entres as espécies de artrópodes, bem como sua classificação. Com a utilização desse material produzido por meio dessa técnica aliado a uma aula expositiva, buscou-se alcançar uma maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Primeiro, foi realizada uma avaliação diagnóstica, requerendo aos discentes que respondessem a um questionário, onde foram coletados dados sobre o que conheciam em relação à morfologia externa de artrópodes antes da intervenção. Após isso, ocorreu a aula com o uso dos artrópodes incrustados em resina e o manuseio dos exemplares pelos alunos. Ao final, estes responderam ao mesmo questionário novamente para avaliar a variação nos erros e acertos. Pode-se confirmar a efetividade da utilização de material didático construído a partir da técnica de incrustação, como um facilitador do aprendizado, para que os alunos conseguissem compreender sobre aracnídeos, diplópodes e quilópodes, buscando entender as características morfológicas externas, a função das estruturas e o papel que estas diferentes espécies desempenham no meio ambiente, tudo isso de forma prática, criativa, dinâmica e interativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884 10.33448/rsd-v12i3.40884 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i3.40884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40884/33277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e27812340884 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e27812340884 Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e27812340884 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052621257703424 |