Prevalência da Síndrome de Burnout entre estudantes de medicina e fatores sociodemográficos associados
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36928 |
Resumo: | Objetivos: Este estudo teve como objetivo descobrir a prevalência da Síndrome de Burnout entre estudantes de Medicina em uma universidade privada que utiliza a metodologia ativa do aprendizado baseado em problemas. Métodos: Estudo transversal realizado com 255 estudantes de medicina de uma universidade privada de Sergipe. Utilizou-so Maslach Burnout Inventory- Student Survey e um questionário sociodemográfico. Resultados: Com base no critério tridimensional, foram detectados 12,2% participantes sugestivos de terem Síndrome de Burnout; e de acordo com o critério bidimensional, 25,9% foram sugestivos de terem Síndrome de Burnout. Conclusão: Dentre os critérios para investigar a prevalência de Síndrome de Burnout, utilizar as três dimensões da Síndrome de Burnout conjuntamente, confere maior fidedignidade na investigação. Nosso estudo encontrou uma taxa de sugestão de Síndrome de Burnout baixa em comparação à literatura prévia a respeito do assunto, porém o percentual encontrado ainda é preocupante, tendo em vista a condição deletéria causada pela doença. |
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Prevalência da Síndrome de Burnout entre estudantes de medicina e fatores sociodemográficos associadosPrevalence of Burnout Syndrome among medical students and associated sociodemographic factorsPrevalencia del Síndrome de Burnout entre estudiantes de medicina y factores sociodemográficos asociadosBurnoutEstudantes de MedicinaSaúde mental.BurnoutEstudiantes de MedicinaSalud mental.BurnoutStudents, MedicalMental health.Objetivos: Este estudo teve como objetivo descobrir a prevalência da Síndrome de Burnout entre estudantes de Medicina em uma universidade privada que utiliza a metodologia ativa do aprendizado baseado em problemas. Métodos: Estudo transversal realizado com 255 estudantes de medicina de uma universidade privada de Sergipe. Utilizou-so Maslach Burnout Inventory- Student Survey e um questionário sociodemográfico. Resultados: Com base no critério tridimensional, foram detectados 12,2% participantes sugestivos de terem Síndrome de Burnout; e de acordo com o critério bidimensional, 25,9% foram sugestivos de terem Síndrome de Burnout. Conclusão: Dentre os critérios para investigar a prevalência de Síndrome de Burnout, utilizar as três dimensões da Síndrome de Burnout conjuntamente, confere maior fidedignidade na investigação. Nosso estudo encontrou uma taxa de sugestão de Síndrome de Burnout baixa em comparação à literatura prévia a respeito do assunto, porém o percentual encontrado ainda é preocupante, tendo em vista a condição deletéria causada pela doença.Objectives: This study aimed to find out the prevalence of Burnout Syndrome among medical students at a private university that uses the active problem-based learning methodology. Methods: Cross-sectional study conducted with 255 medical students at a private university of Sergipe. The Maslach Burnout Inventory- Student Survey and a sociodemographic questionnaire were used. Results: Based on the three-dimensional criterion, 12.2% participants were detected suggestive of having Burnout Syndrome; and according to the two-dimensional criterion, 25.9% were suggestive of having Burnout Syndrome. Conclusion: Among the criteria to investigate the prevalence of Burnout Syndrome, using the three dimensions of Burnout Syndrome together provides greater reliability in the investigation. Our study found a low suggestion rate of Burnout Syndrome when compared to previous literature on the subject, but the percentage found is still worrisome, considering the deleterious condition caused by the disease.Objetivos: Este estudio tuvo como objetivo descubrir la prevalencia de la Síndrome de Burnout entre estudiantes de Medicina en una universidad privada que utiliza la metodología activa del aprendizaje basado en problemas. Métodos: Estudio transversal realizado con 255 estudiantes de medicina estudiantes de una universidad privada de Sergipe. Se utilizó el Maslach Burnout Inventory- Student Survey y un cuestionario sociodemográfico. Resultados: Con base en el criterio tridimensional, fueron detectados 12,2% participantes sugestivos de tener Síndrome de Burnout; y de acuerdo con el criterio bidimensional, 25,9% fueron sugestivos de tener Síndrome de Burnout. Conclusión: Entre los criterios para investigar la prevalencia de Síndrome de Burnout, utilizar las tres dimensiones de la Síndrome de Burnout conjuntamente, confiere mayor confianza en la investigación. Nuestro estudio encontró una tasa de sugestión de Síndrome de Burnout baja en comparación con la literatura previa al respecto del asunto, pero el porcentaje encontrado aún es preocupante, en vista de la condición nociva causada por la enfermedad.Research, Society and Development2022-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3692810.33448/rsd-v11i15.36928Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e53111536928Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e53111536928Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e531115369282525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36928/30764Copyright (c) 2022 Elisa Ribeiro Carvalho Silva; Felipe de Jesus Gois; Nathalia Maria Santos Alves; Ana Laura Neves Floriano; Déborah Pimentelhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elisa Ribeiro Carvalho Gois, Felipe de JesusAlves, Nathalia Maria Santos Floriano, Ana Laura Neves Pimentel, Déborah2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36928Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:18.323383Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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