Avaliação da Microscopia Virtual como ferramenta do ensino da histopatologia por estudantes da graduação saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38550 |
Resumo: | A popularização da internet possibilitou às novas tecnologias um papel mais significativo na educação. Nesse contexto, o estudo da histopatologia está inserido nesse processo através da criação de algumas ferramentas como a Microscopia Virtual (MV). A MV consiste na utilização de lâminas histopatológicas digitalizadas a partir de amostras em lâminas de vidro. O objetivo geral do estudo foi avaliar a percepção dos alunos de medicina e odontologia de uma instituição pública de ensino em relação à utilização da MV no ensino da histopatologia. Trata-se de um estudo de corte transversal de análise descritiva prospectiva quanti-qualitativo. Os estudantes foram convidados a participar da pesquisa e após concordarem com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderam um questionário eletrônico, em escala Likert, com perguntas relacionadas à experiência prévia em outras disciplinas com uso do microscópio de luz e sobre o uso atual da Microscopia Virtual (MV), respectivamente. Baseando-se nos dados obtidos e em concordância com outros estudos, constatou-se preferência pela MV, com médias significativamente maiores em quase todos os itens. Em síntese, observa-se que a MV é uma ferramenta viável de ensino da histopatologia e pode se apresentar com caráter substituto ou complementar em relação ao método tradicional. |
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Avaliação da Microscopia Virtual como ferramenta do ensino da histopatologia por estudantes da graduação saúdeEvaluation of Virtual Microscopy as a tool for teaching histopathology to undergraduate health studentsEvaluación de la Microscopía Virtual como herramienta para la enseñanza de la histopatología a estudiantes de pregrado de saludMicroscopyPathologyMedical informaticsEducational technologyTeaching.MicroscopíaPatologíaInformática médicaTecnología educativaEnseñanza.MicroscopiaPatologiaInformática médicaTecnologia educacionalEnsino.A popularização da internet possibilitou às novas tecnologias um papel mais significativo na educação. Nesse contexto, o estudo da histopatologia está inserido nesse processo através da criação de algumas ferramentas como a Microscopia Virtual (MV). A MV consiste na utilização de lâminas histopatológicas digitalizadas a partir de amostras em lâminas de vidro. O objetivo geral do estudo foi avaliar a percepção dos alunos de medicina e odontologia de uma instituição pública de ensino em relação à utilização da MV no ensino da histopatologia. Trata-se de um estudo de corte transversal de análise descritiva prospectiva quanti-qualitativo. Os estudantes foram convidados a participar da pesquisa e após concordarem com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responderam um questionário eletrônico, em escala Likert, com perguntas relacionadas à experiência prévia em outras disciplinas com uso do microscópio de luz e sobre o uso atual da Microscopia Virtual (MV), respectivamente. Baseando-se nos dados obtidos e em concordância com outros estudos, constatou-se preferência pela MV, com médias significativamente maiores em quase todos os itens. Em síntese, observa-se que a MV é uma ferramenta viável de ensino da histopatologia e pode se apresentar com caráter substituto ou complementar em relação ao método tradicional.The popularization of the internet has enabled new technologies to play a more significant role in education. In this context, the study of histopathology is inserted in this process through the creation of some tools such as Virtual Microscopy (VM). The VM consists in the use of digitized histopathological slides from samples on glass slides. The overall objective of the study was to evaluate the perception of medical and dental students of a public educational institution regarding the use of MV in teaching histopathology. This is a cross-sectional study of prospective descriptive quanti-qualitative analysis. Students were invited to participate in the study and after agreeing to the Informed Consent Form, they answered an electronic questionnaire, on a Likert scale, with questions related to previous experience in other disciplines with the use of light microscopy and on the current use of Virtual Microscopy (VM), respectively. Based on the data obtained and in agreement with other studies, a preference for VM was found, with significantly higher means in almost all items. In summary, it is observed that MV is a viable tool for teaching histopathology and can be presented as a substitute or complement to the traditional method.La popularización de Internet ha permitido que las nuevas tecnologías desempeñen un papel más importante en la educación. En este contexto, el estudio de la histopatología se inserta en este proceso mediante la creación de algunas herramientas como la Microscopía Virtual (MV). La MV consiste en el uso de portaobjetos histopatológicos digitalizados a partir de muestras en portaobjetos de vidrio. El objetivo general del estudio fue evaluar la percepción de los estudiantes de medicina y odontología de una institución educativa pública con respecto al uso de la VM en la enseñanza de la histopatología. Se trata de un estudio transversal de análisis cuanti-cualitativo prospectivo descriptivo. Se invitó a los estudiantes a participar en la investigación y, tras acordar con el Término de Consentimiento Libre y Esclarecido, respondieron a un cuestionario electrónico, en escala Likert, con preguntas relacionadas con la experiencia previa en otras disciplinas con el uso del microscopio de luz y sobre el uso actual de la Microscopia Virtual (MV), respectivamente. A partir de los datos obtenidos y en concordancia con otros estudios, se encontró una preferencia por la MV, con medias significativamente más altas en casi todos los ítems. En resumen, se observa que la VM es una herramienta viable para la enseñanza de la histopatología y puede presentarse como sustituto o complemento del método tradicionalResearch, Society and Development2023-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3855010.33448/rsd-v12i5.38550Research, Society and Development; Vol. 12 No. 5; e10612538550Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 5; e10612538550Research, Society and Development; v. 12 n. 5; e106125385502525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38550/33743Copyright (c) 2023 Luiz Carlos Machado da Fonseca; Pietra Bezerra Prestes; Maria Clara Carvalho Borba; Sabrina Elora de Almeida Corrêa; Michella Lima Lasmarhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Luiz Carlos Machado da Prestes, Pietra Bezerra Borba, Maria Clara Carvalho Corrêa, Sabrina Elora de Almeida Lasmar, Michella Lima 2023-05-30T13:24:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38550Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-05-30T13:24:21Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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