Qualidade da atividade Sexual em acadêmicas de Medicina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43255 |
Resumo: | A atividade sexual representa um dos pilares mais importantes da saúde e da qualidade de vida para os seres humanos. É um assunto ainda muito pouco estudado, além do mais quando se trata do sexo feminino. Durante a graduação, com os inúmeros desafios que os estudantes enfrentam em suas rotinas, podem atrapalhar significativamente em sua saúde sexual. O estudo, portanto, teve por objetivo avaliar o ciclo de resposta sexual, englobando desejo, excitação, orgasmo e resolução das acadêmicas de medicina da FAG, avaliando, desempenho e satisfação sexual feminina dessas acadêmicas durante o curso de medicina. Portanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa previamente validado, em forma de questionário, chamado Quociente Sexual -Versão Feminina (QS-F), desenvolvido pela ProSex da USP. O trabalho contou com 257 participantes, sendo 104 acadêmicas do ciclo básico, 119 do ciclo clínico e 34 do internato. Com relação à função sexual, 45,1% das estudantes apresentaram um desempenho sexual regular a bom, pontuando entre 62-80 pontos no questionário. Concluiu-se que o padrão de desempenho sexual das acadêmicas de Medicina apresentou-se adequado. Contudo, cerca de 17,2% das participantes apresentaram um padrão de desempenho inadequado. |
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Qualidade da atividade Sexual em acadêmicas de Medicina Quality of sexual activity in Medical students Calidad de la actividad sexual en estudiantes de MedicinaSexualidadeComportamento SexualSaúde da mulher.SexualidadSalud de la MujerSalud de la mujer.SexualityWomen's HealthWomen's health.A atividade sexual representa um dos pilares mais importantes da saúde e da qualidade de vida para os seres humanos. É um assunto ainda muito pouco estudado, além do mais quando se trata do sexo feminino. Durante a graduação, com os inúmeros desafios que os estudantes enfrentam em suas rotinas, podem atrapalhar significativamente em sua saúde sexual. O estudo, portanto, teve por objetivo avaliar o ciclo de resposta sexual, englobando desejo, excitação, orgasmo e resolução das acadêmicas de medicina da FAG, avaliando, desempenho e satisfação sexual feminina dessas acadêmicas durante o curso de medicina. Portanto, foi aplicado um instrumento de pesquisa previamente validado, em forma de questionário, chamado Quociente Sexual -Versão Feminina (QS-F), desenvolvido pela ProSex da USP. O trabalho contou com 257 participantes, sendo 104 acadêmicas do ciclo básico, 119 do ciclo clínico e 34 do internato. Com relação à função sexual, 45,1% das estudantes apresentaram um desempenho sexual regular a bom, pontuando entre 62-80 pontos no questionário. Concluiu-se que o padrão de desempenho sexual das acadêmicas de Medicina apresentou-se adequado. Contudo, cerca de 17,2% das participantes apresentaram um padrão de desempenho inadequado.Sexual activity represents one of the most important pillars of health and quality of life for human beings. It is a subject that is still very little studied, especially when it comes to the female sex. During graduation, with the numerous challenges that students face in their routines, they can significantly disrupt their sexual health. The study, therefore, aimed to evaluate the sexual response cycle, encompassing desire, excitement, orgasm and resolution of FAG medical students, evaluating female sexual performance and satisfaction of these students during the medical course. Therefore, a previously validated research instrument was applied, in the form of a questionnaire, called Sexual Quotient - Female Version (QS-F), developed by ProSex at USP. The work had 257 participants, of which 104 were students from the basic cycle, 119 from the clinical cycle and 34 from the internship. With regard to sexual function, 45.1% of the students had a regular to good sexual performance, scoring between 62-80 points in the questionnaire. It was concluded that the standard of sexual performance of medical students was adequate. However, about 17.2% of the participants showed an inadequate performance pattern.La actividad sexual representa uno de los pilares más importantes de la salud y la calidad de vida humana. Es un tema todavía muy poco estudiado, especialmente cuando se trata de mujeres. Durante la graduación, con los numerosos desafíos que enfrentan los estudiantes en sus rutinas, pueden alterar significativamente su salud sexual. El estudio, por tanto, tuvo como objetivo evaluar el ciclo de respuesta sexual, que abarca deseo, excitación, orgasmo y resolución de estudiantes de medicina FAG, evaluando el desempeño sexual femenino y la satisfacción de estas estudiantes durante la carrera de medicina. Para ello, se aplicó un instrumento de investigación previamente validado, en forma de cuestionario, denominado Cociente Sexual - Versión Femenina (QS-F), desarrollado por ProSex de la USP. El trabajo contó con 257 participantes, de los cuales 104 fueron estudiantes del ciclo básico, 119 del ciclo clínico y 34 del internado. En cuanto a la función sexual, el 45,1% de los estudiantes tuvo un desempeño sexual regular a bueno, obteniendo entre 62 y 80 puntos en el cuestionario. Se concluyó que el estándar de desempeño sexual de los estudiantes de medicina fue adecuado. Sin embargo, alrededor del 17,2% de los participantes mostraron un patrón de desempeño inadecuado.Research, Society and Development2023-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4325510.33448/rsd-v12i9.43255Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e12612943255Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e12612943255Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e126129432552525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43255/34878Copyright (c) 2023 Victória Beatrice Diniz Silva; Elaine Werncke; Giulia Maria Geron Favarim ; Vitória Marques Moreira ; Adriano Luiz Possobonhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Victória Beatrice DinizWerncke, Elaine Favarim , Giulia Maria GeronMoreira , Vitória Marques Possobon, Adriano Luiz2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43255Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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