Desenvolvimento de jogos sérios para reabilitação neurológica de pacientes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37437 |
Resumo: | O objetivo desse artigo foi demonstrar o desenvolvimento de um a coletânea de exergames para reabilitação neurológica denominada de Therapy Game and System (TGS). Foi escrito a princípio um Game Desing Document (GDD) sobre todos os detalhes que foram desde divisão de cada membro da equipe até a própria mecânica dos jogos. A engine de desenvolvimento de jogos eletrônicos distribuída gratuitamente chamada de UNITY 2018, que utiliza a linguagem de programação C# foi utilizada para implementação de todo conceito do software, e com auxílio do programa Photoshop 2020 foi possível desenhar o layout gráfico. Para a jogabilidade foi empregado o conceito de Interface Humana do Usuário com a utilização do dispositivo Makey Makey. Foram elaborados seis jogos divididos em duas coletâneas de três cada. Ambas foram registradas como programa de computador no NIPI. Testes preliminares foram feitos as quais os jogos se mostraram funcionais, entretanto, futuros ajustes gráficos e de jogabilidade deverão ser executados. Trata-se de uma tecnologia de baixo custo e com o desenvolvimento alicerçado com embasamentos científicos a respeito do tema e refinamentos do próprio software afim de proporcionar uma experiência agradável e efetiva aos pacientes. |
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Desenvolvimento de jogos sérios para reabilitação neurológica de pacientesDevelopment of serious games for neurological rehabilitation of patientsDesarrollo de juegos serios para la rehabilitación neurológica de pacientesJogos de vídeoReabilitação neurológicaNeurociências.Video gamesNeurological rehabilitationNeurosciences.VideojuegosRehabilitación neurológicaNeurociências.O objetivo desse artigo foi demonstrar o desenvolvimento de um a coletânea de exergames para reabilitação neurológica denominada de Therapy Game and System (TGS). Foi escrito a princípio um Game Desing Document (GDD) sobre todos os detalhes que foram desde divisão de cada membro da equipe até a própria mecânica dos jogos. A engine de desenvolvimento de jogos eletrônicos distribuída gratuitamente chamada de UNITY 2018, que utiliza a linguagem de programação C# foi utilizada para implementação de todo conceito do software, e com auxílio do programa Photoshop 2020 foi possível desenhar o layout gráfico. Para a jogabilidade foi empregado o conceito de Interface Humana do Usuário com a utilização do dispositivo Makey Makey. Foram elaborados seis jogos divididos em duas coletâneas de três cada. Ambas foram registradas como programa de computador no NIPI. Testes preliminares foram feitos as quais os jogos se mostraram funcionais, entretanto, futuros ajustes gráficos e de jogabilidade deverão ser executados. Trata-se de uma tecnologia de baixo custo e com o desenvolvimento alicerçado com embasamentos científicos a respeito do tema e refinamentos do próprio software afim de proporcionar uma experiência agradável e efetiva aos pacientes.The aim of this article was to demonstrate the development of a collection of exergames for neurological rehabilitation called Therapy Game and System (TGS). At first, a Game Design Document (GDD) was written about all the details ranging from the division of each team member to the mechanics of the games. The electronic game development engine distributed free of charge called UNITY 2018, which uses the C# programming language, was used to implement the entire software concept, and with the help of the Photoshop 2020 program, it was possible to design the graphic layout. For the gameplay, the concept of Human User Interface was used with the use of the Makey Makey device. Six games divided into two collections of three each were elaborated. Both were registered as a computer program in the NIPI. Preliminary tests were made which the games proved to be functional, however, future graphic and gameplay tweaks must be performed. It is a low-cost technology and its development is based on scientific foundations on the subject and refinements of the software itself in order to provide a pleasant and effective experience for patients.El objetivo de este artículo fue demostrar el desarrollo de una colección de exergames para la rehabilitación neurológica llamada Therapy Game and System (TGS). Al principio, se escribió un Documento de diseño del juego (GDD) sobre todos los detalles, desde la división de cada miembro del equipo hasta la mecánica del juego en sí. Para implementar todo el concepto del software se utilizó el motor de desarrollo de juegos electrónicos de distribución gratuita denominado UNITY 2018, que utiliza el lenguaje de programación C#, y con la ayuda del programa Photoshop 2020 se logró diseñar la maquetación gráfica. Para la jugabilidad, se utilizó el concepto de interfaz de usuario humano con el uso del dispositivo Makey Makey. Se elaboraron seis juegos divididos en dos colecciones de tres cada una. Ambos fueron registrados como programa informático en el NIPI. Se realizaron pruebas preliminares en las que los juegos demostraron ser funcionales, sin embargo, se deben realizar futuros ajustes gráficos y de juego. Es una tecnología de bajo costo y su desarrollo se basa en fundamentos científicos sobre el tema y refinamientos del propio software con el fin de brindar una experiencia agradable y efectiva a los pacientes.Research, Society and Development2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3743710.33448/rsd-v11i16.37437Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e25111637437Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e25111637437Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e251116374372525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37437/31367Copyright (c) 2022 Rascius – Endrigho de Alcântara Uchôa Belfort; Mario Oliveira Lima; Alessandro Corrêa Mendes; Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Martins; Halysson Carvalho Silva Júnior; Hernandes Erick de Sousa Rodrigues; Danilo Márcio Lima de Carvalho; Rafaela da Silva Prado; Isabela Mieko Sakihara; Marcos Vinicius Carvalho Miranda; Fernanda Pupio Silva Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelfort, Rascius – Endrigho de Alcântara Uchôa Lima, Mario OliveiraMendes, Alessandro Corrêa Martins, Rodrigo Alvaro Brandão Lopes Silva Júnior, Halysson CarvalhoRodrigues, Hernandes Erick de SousaCarvalho, Danilo Márcio Lima dePrado, Rafaela da SilvaSakihara, Isabela MiekoMiranda, Marcos Vinicius CarvalhoLima, Fernanda Pupio Silva2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37437Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:36.760084Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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