Atividades profissionais confiáveis para profissionais de saúde residentes do programa de residência multiprofissional em saúde mental do adulto da escola superior de ciências da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alissandra Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Leonel, Ariana Aparecida Soares, Grisi Junior, Celso, Menezes, Christine Paula, Ferrari, Andressa de França Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42476
Resumo: Com base na importância do acompanhamento e da qualificação dos processos de avaliação, e da construção do perfil de competências dos PSR e na percepção de que uso das Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) associadas à matriz de competências no ensino em serviço conferem robustez à formação de Profissionais para o Sistema Único de Saúde, o presente estudo, a partir da metodologia da pesquisa documental, propõe APCs para avaliação de Profissionais Residentes em Saúde (PSR) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto da Escola Superior de Ciências da Saúde. Esta proposta de estruturação, baseada na análise de documentos relativos aos Programas de Residência em área profissional da saúde e à Reforma Psiquiátrica Brasileira, justifica-se pela busca da qualificação do referido Programa, em consonância com as políticas do Ministério da Saúde para a formação profissional na área da saúde com a legislação que institui estas Residências. As APCs foram estruturadas em oito seções que detalham todo o processo de elaboração, compreensão, execução e avaliação do PSR durante os dois anos de permanência no respectivo Programa. Conclui-se que melhorar o perfil do profissional egresso pós-graduado por meio de uma Residência em Saúde Mental atenta às necessidades da população ocorrerá por meio da atenção aos princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, promovendo, progressivamente, melhorias nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial.
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spelling Atividades profissionais confiáveis para profissionais de saúde residentes do programa de residência multiprofissional em saúde mental do adulto da escola superior de ciências da saúde Reliable professional activities for resident health professionals in the multiprofessional residence program in adult mental health at the superior school of health sciencesActividades profesionales confiables para profesionales de la salud residentes en el programa de residencia multiprofesional en salud mental de adultos en la escuela superior de ciencias de la saludServicios de salud mentalEvaluación educativaResidencia multidisciplinariaEducación basada en competenciasCompetencia clínica.Serviços de saúde mentalAvaliação educacionalResidência multidisciplinarEducação baseada em competênciasCompetência clínica.Mental health servicesEducational assessmentMultidisciplinary residenceCompetency-based educationClinical competence.Com base na importância do acompanhamento e da qualificação dos processos de avaliação, e da construção do perfil de competências dos PSR e na percepção de que uso das Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) associadas à matriz de competências no ensino em serviço conferem robustez à formação de Profissionais para o Sistema Único de Saúde, o presente estudo, a partir da metodologia da pesquisa documental, propõe APCs para avaliação de Profissionais Residentes em Saúde (PSR) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto da Escola Superior de Ciências da Saúde. Esta proposta de estruturação, baseada na análise de documentos relativos aos Programas de Residência em área profissional da saúde e à Reforma Psiquiátrica Brasileira, justifica-se pela busca da qualificação do referido Programa, em consonância com as políticas do Ministério da Saúde para a formação profissional na área da saúde com a legislação que institui estas Residências. As APCs foram estruturadas em oito seções que detalham todo o processo de elaboração, compreensão, execução e avaliação do PSR durante os dois anos de permanência no respectivo Programa. Conclui-se que melhorar o perfil do profissional egresso pós-graduado por meio de uma Residência em Saúde Mental atenta às necessidades da população ocorrerá por meio da atenção aos princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, promovendo, progressivamente, melhorias nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial.Based on the importance of monitoring and qualifying the evaluation processes, building the profile of competencies of the HP, and on the perception that the use of Reliable Professional Activities (APCs) associated with the matrix of competencies in-service teaching confer robustness to the training of Professionals for the Unified Health System, the present study, based on the methodology of documentary research, proposes APCs for the evaluation of Resident Health Professionals (PSR) of the Multiprofessional Residency Program in Adult Mental Health of the Higher School of Health Sciences. This structuring proposal, based on the analysis of documents related to the Residency Programs in the professional area of health and the Brazilian Psychiatric Reform, is justified by the search for qualification of the said Program, in line with the policies of the Ministry of Health for professional training in the area of health with the legislation establishing these Residences. The APCs were structured in eight sections that detail the entire process of elaboration, understanding, execution and evaluation of the PSR during the two years of permanence in the respective Program. It is concluded that improving the profile of postgraduate graduates through a Residency in Mental Health that is attentive to the needs of the population will occur through attention to the principles of the Brazilian Psychiatric Reform, progressively promoting improvements in the services of the Psychosocial Care Network.Partiendo de la importancia de monitorear y calificar los procesos de evaluación, y construir el perfil de competencias de los HP, y en la percepción de que el uso de Actividades Profesionales Confiables (APC) asociadas a la matriz de competencias en la docencia en servicio confieren robustez a la formación de Profesionales para el Sistema Único de Salud, el presente estudio, basado en la metodología de la investigación documental, propone APC para la evaluación de los Profesionales Residentes en Salud (PSR) del Programa de Residencia Multiprofesional en Salud Mental del Adulto de la Escuela Superior de Ciencias de la Salud Esta propuesta estructurante, basada en el análisis de documentos relacionados con los Programas de Residencia en el área profesional de la salud y la Reforma Psiquiátrica Brasileña, se justifica por la búsqueda de calificación de dicho Programa, en línea con las políticas del Ministerio. De Sanidad para la formación profesional en el área de la salud con la legislación que establezca estas Residencias. Los APC se estructuraron en ocho secciones que detallan todo el proceso de elaboración, comprensión, ejecución y evaluación del PSR durante los dos años de permanencia en el Programa respectivo. Se concluye que la mejora del perfil de los graduados de posgrado a través de una Residencia en Salud Mental atenta a las necesidades de la población ocurrirá a través de la atención a los principios de la Reforma Psiquiátrica Brasileña, promoviendo progresivamente mejoras en los servicios de la Red de Atención Psicosocial.Research, Society and Development2023-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4247610.33448/rsd-v12i9.42476Research, Society and Development; Vol. 12 No. 9; e8512942476Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 9; e8512942476Research, Society and Development; v. 12 n. 9; e85129424762525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42476/34830Copyright (c) 2023 Alissandra Alves Rodrigues; Ariana Aparecida Soares Leonel; Celso Grisi Junior; Christine Paula Menezes; Andressa de França Alves Ferrarihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Alissandra Alves Leonel, Ariana Aparecida Soares Grisi Junior, CelsoMenezes, Christine Paula Ferrari, Andressa de França Alves 2023-10-01T10:43:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42476Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-01T10:43:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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