Perspectiva dos graduandos de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco acerca da aplicabilidade da Histologia Básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35531 |
Resumo: | A Odontologia é uma das áreas que utiliza os aspectos histológicos para estudos científicos, diagnóstico, etc. No ensino superior deste curso o processo de aprendizagem é geralmente realizando associando teoria X prática contemplando os tecidos básicos que formam os órgãos do corpo humano. Este trabalho visa avaliar, segundo a perspectiva dos discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, se o conhecimento histológico adquirido no ciclo básico apresenta alguma aplicabilidade nas disciplinas subsequentes do referido curso. A metodologia contempla um estudo descritivo, transversal, quantitativo e qualitativo. A pesquisa foi realizada através de um questionário remoto no Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife com 66 respostas sendo os participantes das turmas de odontologia recrutados via e-mail e whatsapp. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos possui faixa etária de 18 a 25 anos, sendo do gênero masculino e de raça branca. 86,4% apenas estudam e estão desempenhando suas atividades no turno integral (97%). Quando questionados sobre em quais disciplinas poderiam usar o conteúdo de Histologia, a maioria respondeu: Patologia Oral (92,4%) seguida da Histologia dos Sistemas (89,4%), Estomatologia (74,2%), Histologia e Embriologia Oral (90,9%) e Oncologia (77,3%). Diante dos dados obtidos, conclui-se que o conhecimento histológico adquirido no ciclo básico pelos alunos de Odontologia foi efetivo e possui aplicabilidade nas disciplinas subsequentes e específicas do referido curso. Porém, faz-se necessário uma ressignificação dos modelos de ensino no nível superior. |
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Perspectiva dos graduandos de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco acerca da aplicabilidade da Histologia BásicaPerspective of Dentistry undergraduates at the Federal University of Pernambuco on the applicability of Basic HistologyPerspectiva de los estudiantes de graduación en Odontología de la Universidad Federal de Pernambuco sobre la aplicabilidad de la Histología BásicaTeachingHistologyOdontology. EnseñandoHistologíaOdontología.EnsinoHistologiaOdontologia. A Odontologia é uma das áreas que utiliza os aspectos histológicos para estudos científicos, diagnóstico, etc. No ensino superior deste curso o processo de aprendizagem é geralmente realizando associando teoria X prática contemplando os tecidos básicos que formam os órgãos do corpo humano. Este trabalho visa avaliar, segundo a perspectiva dos discentes do curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, se o conhecimento histológico adquirido no ciclo básico apresenta alguma aplicabilidade nas disciplinas subsequentes do referido curso. A metodologia contempla um estudo descritivo, transversal, quantitativo e qualitativo. A pesquisa foi realizada através de um questionário remoto no Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife com 66 respostas sendo os participantes das turmas de odontologia recrutados via e-mail e whatsapp. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos possui faixa etária de 18 a 25 anos, sendo do gênero masculino e de raça branca. 86,4% apenas estudam e estão desempenhando suas atividades no turno integral (97%). Quando questionados sobre em quais disciplinas poderiam usar o conteúdo de Histologia, a maioria respondeu: Patologia Oral (92,4%) seguida da Histologia dos Sistemas (89,4%), Estomatologia (74,2%), Histologia e Embriologia Oral (90,9%) e Oncologia (77,3%). Diante dos dados obtidos, conclui-se que o conhecimento histológico adquirido no ciclo básico pelos alunos de Odontologia foi efetivo e possui aplicabilidade nas disciplinas subsequentes e específicas do referido curso. Porém, faz-se necessário uma ressignificação dos modelos de ensino no nível superior.Dentistry is one of the areas that uses histological aspects for scientific studies, diagnosis, etc. In the higher education of this course the learning process is generally carried out associating theory X practice contemplating the basic tissues that form the organs of the human body. This work aims to evaluate, from the perspective of students of the Dentistry course at the Federal University of Pernambuco, whether the histological knowledge acquired in the basic cycle has any applicability in the subsequent disciplines of the said course. The methodology includes a descriptive, cross-sectional, quantitative and qualitative study. The research was carried out through a remote questionnaire at the Department of Dentistry of the Federal University of Pernambuco, Campus Recife, with 66 responses, and the participants of the dentistry classes were recruited via email and WhatsApp. The results showed that most students are aged between 18 and 25 years, being male and white. 86.4% only study and are working full-time (97%). When asked about which subjects they could use Histology content in, most responded: Oral Pathology (92.4%) followed by Systems Histology (89.4%), Stomatology (74.2%), Oral Histology and Embryology ( 90.9%) and Oncology (77.3%). In view of the data obtained, it is concluded that the histological knowledge acquired in the basic cycle by dentistry students was effective and has applicability in subsequent and specific disciplines of that course. However, it is necessary to resignify the teaching models at the higher level.La odontología es una de las áreas que utiliza aspectos histológicos para estudios científicos, diagnósticos, etc. En la educación superior de este curso el proceso de aprendizaje se realiza generalmente asociando teoría X práctica contemplando los tejidos básicos que forman los órganos del cuerpo humano. Este trabajo tiene como objetivo evaluar, en la perspectiva de los estudiantes del curso de Odontología de la Universidad Federal de Pernambuco, si los conocimientos histológicos adquiridos en el ciclo básico tienen alguna aplicabilidad en las disciplinas posteriores de dicho curso. La metodología incluye un estudio descriptivo, transversal, cuantitativo y cualitativo. La investigación se realizó a través de un cuestionario a distancia en el Departamento de Odontología de la Universidad Federal de Pernambuco, Campus Recife, con 66 respuestas, y los participantes de las clases de odontología fueron reclutados por correo electrónico y WhatsApp. Los resultados mostraron que la mayoría de los estudiantes tienen entre 18 y 25 años, siendo de sexo masculino y de raza blanca. El 86,4% solo estudia y trabaja a jornada completa (97%). Cuando se les preguntó sobre en qué materias podrían utilizar los contenidos de Histología, la mayoría respondió: Patología Oral (92,4 %) seguida de Histología de Sistemas (89,4 %), Estomatología (74,2 %), Histología y Embriología Oral (90,9 %) y Oncología (77,3 %). A la vista de los datos obtenidos, se concluye que los conocimientos histológicos adquiridos en el ciclo básico por los estudiantes de odontología fueron efectivos y tienen aplicabilidad en disciplinas posteriores y específicas de dicho curso. Sin embargo, es necesario resignificar los modelos de enseñanza en el nivel superior.Research, Society and Development2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3553110.33448/rsd-v11i13.35531Research, Society and Development; Vol. 11 No. 13; e395111335531Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 13; e395111335531Research, Society and Development; v. 11 n. 13; e3951113355312525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35531/29841Copyright (c) 2022 Ana Karolaine Oliveira Silva; Luciana Maria Silva de Seixas Maia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Ana Karolaine Oliveira Maia , Luciana Maria Silva de Seixas 2022-10-17T13:43:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35531Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:50:25.390376Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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