Uma análise da reconfiguração do modelo de negócio para o S-commerce: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41220 |
Resumo: | Crises econômicas e cenários de incertezas podem intensificar o processo de adoção das tecnologias digitais pelas empresas. Como exemplo dessa adoção, tem-se o uso do comércio eletrônico por meio das mídias sociais, o Social Commerce (SC). A adoção dessas tecnologias reconfigura o modelo de negócio e surgem novas formas de criação de valor para o cliente. No entanto, a literatura expõe esses elementos e fatores de forma fragmentada, o que dificulta a compreensão desse processo. O objetivo deste estudo é propor um framework para orientar a reconfiguração do modelo de negócios tradicional ou baseado em E-Commerce (EC) para um modelo de SC. A partir de uma Revisão Sistemática de Literatura foi possível mapear as etapas e identificar os fatores que influenciam a adoção do SC e que geram valor. Como resultado, a reconfiguração do modelo de negócio foi possível devido às interações sociais promovidas pelas mídias sociais, que tem como tecnologia de base a web 2.0, que em conjunto, favoreceram as atividades comerciais e a criação de valor. Das contribuições para a literatura, o framework apresenta o relacionamento e sequenciamento dos elementos constituintes da adoção, bem como os fatores que interferem e os que criam valor. O modelo facilita na compreensão dos elementos dispersos que compõem esse processo de reconfiguração, e ao apresentar esses elementos de forma ordenada, fornece aos pesquisadores oportunidades para validar o modelo e desenvolver novas teorias. Das contribuições práticas, o pictograma configura-se como um guia estruturado, que pode auxiliar as empresas mostrando o caminho para a implantação do SC. |
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Uma análise da reconfiguração do modelo de negócio para o S-commerce: uma revisão sistemática de literaturaAn analysis of business model reconfiguration for S-commerce: a systematic literature review Un análisis de la reconfiguración del modelo de negocio para S-commerce: una revisión sistemática de la literaturaSocial CommerceAdoção Social CommerceModelo de negócio.Social CommerceAdopción Social CommerceModelo de negocio.Social CommerceAdoption Social CommerceBusiness model.Crises econômicas e cenários de incertezas podem intensificar o processo de adoção das tecnologias digitais pelas empresas. Como exemplo dessa adoção, tem-se o uso do comércio eletrônico por meio das mídias sociais, o Social Commerce (SC). A adoção dessas tecnologias reconfigura o modelo de negócio e surgem novas formas de criação de valor para o cliente. No entanto, a literatura expõe esses elementos e fatores de forma fragmentada, o que dificulta a compreensão desse processo. O objetivo deste estudo é propor um framework para orientar a reconfiguração do modelo de negócios tradicional ou baseado em E-Commerce (EC) para um modelo de SC. A partir de uma Revisão Sistemática de Literatura foi possível mapear as etapas e identificar os fatores que influenciam a adoção do SC e que geram valor. Como resultado, a reconfiguração do modelo de negócio foi possível devido às interações sociais promovidas pelas mídias sociais, que tem como tecnologia de base a web 2.0, que em conjunto, favoreceram as atividades comerciais e a criação de valor. Das contribuições para a literatura, o framework apresenta o relacionamento e sequenciamento dos elementos constituintes da adoção, bem como os fatores que interferem e os que criam valor. O modelo facilita na compreensão dos elementos dispersos que compõem esse processo de reconfiguração, e ao apresentar esses elementos de forma ordenada, fornece aos pesquisadores oportunidades para validar o modelo e desenvolver novas teorias. Das contribuições práticas, o pictograma configura-se como um guia estruturado, que pode auxiliar as empresas mostrando o caminho para a implantação do SC.Economic crises and uncertain scenarios can intensify the process of adoption of digital technologies by companies. As an example of this adoption, there is the use of e-commerce through social media, Social Commerce (SC). The adoption of these technologies reconfigures the business model and new ways of creating value for the customer emerge. However, the literature exposes these elements and factors in a fragmented way, which makes it difficult to understand this process. The objective of this study is to propose a framework to guide the reconfiguration of the traditional or E-Commerce (EC) based business model to a SC model. Based on a Systematic Literature Review, it was possible to map the stages and identify the factors that influence SC adoption and generate value. As a result, the reconfiguration of the business model was possible due to the social interactions promoted by social media, which have web 2.0 as their base technology, which together favored commercial activities and the creation of value. From contributions to the literature, the framework presents the relationship and sequencing of the constituent elements of adoption, as well as the factors that interfere and those that create value. The model makes it easier to understand the dispersed elements that make up this reconfiguration process, and by presenting these elements in an orderly way, it provides researchers with opportunities to validate the model and develop new theories. Of the practical contributions, the pictogram is configured as a structured guide, which can help companies by showing the way to the SC implementation.Las crisis económicas y los escenarios inciertos pueden intensificar el proceso de adopción de tecnologías digitales por parte de las empresas. Como ejemplo de esta adopción, está el uso del comercio electrónico a través de las redes sociales, Social Commerce (SC). La adopción de estas tecnologías reconfigura el modelo de negocio y surgen nuevas formas de crear valor para el cliente. Sin embargo, la literatura expone estos elementos y factores de manera fragmentada, lo que dificulta la comprensión de este proceso. El objetivo de este estudio es proponer un marco para guiar la reconfiguración del modelo de negocio tradicional o basado en el comercio electrónico (EC) a un modelo SC. Con base en una Revisión Sistemática de la Literatura, fue posible mapear las etapas e identificar los factores que influyen en la adopción de SC y la generación de valor. Como resultado, la reconfiguración del modelo de negocios fue posible gracias a las interacciones sociales promovidas por las redes sociales, que tienen como base tecnológica la web 2.0, que en conjunto favorecieron las actividades comerciales y la creación de valor. A partir de aportes a la literatura, el marco presenta la relación y secuenciación de los elementos constitutivos de la adopción, así como los factores que interfieren y los que crean valor. El modelo facilita la comprensión de los elementos dispersos que componen este proceso de reconfiguración y, al presentar estos elementos de manera ordenada, brinda a los investigadores oportunidades para validar el modelo y desarrollar nuevas teorías. De los aportes prácticos, el pictograma se configura como una guía estructurada, que puede ayudar a las empresas mostrando el camino para la implementación del SC.Research, Society and Development2023-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4122010.33448/rsd-v12i4.41220Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e27212441220Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e27212441220Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e272124412202525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41220/33600Copyright (c) 2023 Thaise Daiara Delfino; June Marques Fernandes; Luciana Paula Reishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDelfino, Thaise DaiaraFernandes, June MarquesReis, Luciana Paula2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41220Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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