Avaliação de competências dos Residentes de Pediatria em uma instituição de saúde pública da Amazônia com método de múltiplas fontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Kamylly Reina Carneiro de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendonça , Leonardo Teixeira de, Moia , Lizomar de Jesus Maues Pereira, Franco, Mariane Cordeiro Alves, Chermont , Aurimery Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40761
Resumo: Objetivo: Validar e introduzir um método de avaliação de competências em Pediatria para os Residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria de uma Instituição de Saúde Pública da Amazônia. Métodos: Trata-se de um estudo transversal e analítico com abordagem quali-quantitativa com docentes, preceptores, residentes de pediatria, enfermeiros e familiares dos pacientes em três setores do Programa de Residência Médica de Pediatria, entre abril e julho de 2018. Resultados: Foi realizado a validação dos instrumentos por sete juízes com média de 15 anos de vínculo na docência; obteve-se 139 avaliações de 26 residentes, majoritariamente mulheres (80,8%) e primeiro ano de treinamento (R1); 33,8% feitas por docentes/preceptores e enfermeiros (instrumento Mini-CEX), 38,2% por familiares e 28% por residentes através de autoavaliação e/ou interpares. Ao feedback, não houve registro no mini-CEX e, entre os familiares, houve predominância de elogios, assim como nas autoavaliações/ interpares. Melhores avaliações ocorreram pelos pares em relação as autoavaliações nos tópicos: aspectos psicossociais da doença e conhecimento médico (R1); e manejo no atendimento ambulatorial, manejo de múltiplos problemas complexos e manejo de pacientes hospitalizado (R2). Na avaliação dos familiares, resultado superior em dois itens pelos R2 em relação aos R1: fala tudo sobre sua doença; quanto ao mini-CEX, os R2 obtiveram desempenho nas habilidades clínicas, raciocínio clínico, anamnese e exame físico. Confiabilidade nos três instrumentos, com coeficiente alfa de Cronbach: autoavaliação/interpares (0,72), miniCex (0.9) e avaliação dos familiares (0.86). Conclusão: Utilização do método permitiu observar qualidades no contexto individual e coletivo desse grupo de profissionais.
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Métodos: Trata-se de um estudo transversal e analítico com abordagem quali-quantitativa com docentes, preceptores, residentes de pediatria, enfermeiros e familiares dos pacientes em três setores do Programa de Residência Médica de Pediatria, entre abril e julho de 2018. Resultados: Foi realizado a validação dos instrumentos por sete juízes com média de 15 anos de vínculo na docência; obteve-se 139 avaliações de 26 residentes, majoritariamente mulheres (80,8%) e primeiro ano de treinamento (R1); 33,8% feitas por docentes/preceptores e enfermeiros (instrumento Mini-CEX), 38,2% por familiares e 28% por residentes através de autoavaliação e/ou interpares. Ao feedback, não houve registro no mini-CEX e, entre os familiares, houve predominância de elogios, assim como nas autoavaliações/ interpares. Melhores avaliações ocorreram pelos pares em relação as autoavaliações nos tópicos: aspectos psicossociais da doença e conhecimento médico (R1); e manejo no atendimento ambulatorial, manejo de múltiplos problemas complexos e manejo de pacientes hospitalizado (R2). Na avaliação dos familiares, resultado superior em dois itens pelos R2 em relação aos R1: fala tudo sobre sua doença; quanto ao mini-CEX, os R2 obtiveram desempenho nas habilidades clínicas, raciocínio clínico, anamnese e exame físico. Confiabilidade nos três instrumentos, com coeficiente alfa de Cronbach: autoavaliação/interpares (0,72), miniCex (0.9) e avaliação dos familiares (0.86). Conclusão: Utilização do método permitiu observar qualidades no contexto individual e coletivo desse grupo de profissionais.Objective: To validate and introduce a method for assessing competencies in Pediatrics for residents of the Medical Residency Program in Pediatrics of a Public Health Institution in the Amazon. Methods: This is a cross-sectional and analytical study with a quali-quantitative approach with teachers, preceptors, pediatrics residents, nurses and patients' families in three sectors of the Pediatrics Medical Residency Program, between April and July 2018. Results: The instruments were validated by seven judges with an average of 15 years in the teaching profession; 139 evaluations were obtained from 26 residents, mostly women (80.8%) and first year of training (R1); 33.8% by teachers/preceptors and nurses (Mini-CEX instrument), 38.2% by family members and 28% by residents through self- and/or peer evaluation. For feedback, there was no record in the mini-CEX and, among family members, there was a predominance of compliments, as well as in self/peer evaluations. Better evaluations occurred by peers regarding self-assessments on the topics: psychosocial aspects of the disease and medical knowledge (R1); and management in outpatient care, management of multiple complex problems, and management of hospitalized patients (R2). In the assessment of family members, the R2 scored higher in two items than the R1: talks all about his disease; as for the miniCEX, the R2 performed better in clinical skills, clinical reasoning, anamnesis and physical examination. Reliability in the three instruments, with Cronbach's alpha coefficient: self/peers assessment (0.72), miniCex (0.9) and family members' assessment (0.86). Conclusion: Use of the method allowed qualities to be observed in the individual and collective context of this group of professionals.Objetivo: Validar e introducir un método de avaliação de competências em Pediatria para os Residentes do Programa de Residência Médica em Pediatria de uma Instituição de Saúde Pública da Amazônia. Métodos: Se trata de un estudio transversal y analítico con abordaje cuali-cuantitativo con docentes, preceptores, residentes de pediatría, enfermeros y familiares de pacientes en tres sectores del Programa de Residencia Médica en Pediatría, entre abril y julio de 2018. Resultados: La validación de los instrumentos fue realizada por siete jueces con un promedio de 15 años en docencia; se obtuvieron 139 evaluaciones de 26 residentes, en su mayoría mujeres (80,8%) y de primer año de formación (R1); 33,8% realizadas por docentes/preceptores y enfermeros (instrumento Mini-CEX), 38,2% por familiares y 28% por residentes a través de autoevaluación y/o pares. En cuanto al feedback, no hubo registro en el mini-CEX y, entre los familiares, hubo predominio de elogios, así como en las autoevaluaciones/evaluaciones de pares. Se produjeron mejores evaluaciones por parte de los compañeros respecto a las autoevaluaciones en los temas: aspectos psicosociales de la enfermedad y conocimientos médicos (R1); y manejo en atención ambulatoria, manejo de múltiples problemas complejos y manejo de pacientes hospitalizados (R2). En la evaluación de los familiares, el R2 obtuvo mejores resultados en dos ítems que el R1: habla todo sobre su enfermedad; en cuanto al miniCEX, el R2 obtuvo mejores resultados en habilidades clínicas, razonamiento clínico, anamnesis y exploración física. Fiabilidad en los tres instrumentos, con coeficiente alfa de Cronbach: autoevaluación/pares (0,72), miniCex (0,9) y evaluación de familiares (0,86). Conclusão: Utilização do método permitiu observar qualidades no contexto individual e coletivo desse grupo de profissionais.Research, Society and Development2023-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4076110.33448/rsd-v12i3.40761Research, Society and Development; Vol. 12 No. 3; e24712340761Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 3; e24712340761Research, Society and Development; v. 12 n. 3; e247123407612525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40761/33249Copyright (c) 2023 Kamylly Reina Carneiro de Mendonça; Leonardo Teixeira de Mendonça ; Lizomar de Jesus Maues Pereira Moia ; Mariane Cordeiro Alves Franco; Aurimery Gomes Chermont https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Kamylly Reina Carneiro de Mendonça , Leonardo Teixeira de Moia , Lizomar de Jesus Maues Pereira Franco, Mariane Cordeiro Alves Chermont , Aurimery Gomes 2023-03-23T08:33:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40761Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-03-23T08:33:38Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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