Segurança do paciente pediátrico: percepção do acompanhante sobre a assistência de enfermagem
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38307 |
Resumo: | Partindo do princípio “primeiro não causar dano”, a segurança do paciente tem sido alvo mundial de aprimoramento e implantação nos ambientes de saúde, e ainda é um grande desafio nas unidades pediátricas devido à fragilidade, vulnerabilidade e condições peculiares da criança. Esse estudo objetiva analisar como o acompanhante entende os processos assistenciais de enfermagem voltados para a prática de segurança do paciente, para futuramente recomendar boas práticas que reforcem a assistência de enfermagem segura e humana, seguindo um padrão em linha de cuidado. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com acompanhantes de crianças internadas em um hospital universitário da região metropolitana de Porto Alegre, no período de abril de 2019. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. Da análise dos dados emergiram 05 categorias: Identificação do paciente; Administração de medicação; Aderência do processo de prevenção de infecção; Faixa etária e o risco de queda; Empatia como melhoria da Segurança do Paciente. O enfermeiro é o profissional essencial na função de educador, atuando de forma preventiva, promotora e incentivadora de boas práticas assistenciais, além de criador de programas operacionais padrões para linha de cuidado e treinamentos para atualização sobre o assunto. |
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Segurança do paciente pediátrico: percepção do acompanhante sobre a assistência de enfermagemPediatric patient safety: caregiver perception on nursing careSeguridad del paciente pediátrico: percepción del acompañante sobre el cuidado de enfermeiraPediatriaSegurança do pacienteAssistência de enfermagemAriança hospitalizadaAcompanhante.PediatricsPatient safetyNursing careHospitalized childCaregiver.PediatríaSeguridad del pacienteCuidado de enfermeraNiño hospitalizadoEscolta.Partindo do princípio “primeiro não causar dano”, a segurança do paciente tem sido alvo mundial de aprimoramento e implantação nos ambientes de saúde, e ainda é um grande desafio nas unidades pediátricas devido à fragilidade, vulnerabilidade e condições peculiares da criança. Esse estudo objetiva analisar como o acompanhante entende os processos assistenciais de enfermagem voltados para a prática de segurança do paciente, para futuramente recomendar boas práticas que reforcem a assistência de enfermagem segura e humana, seguindo um padrão em linha de cuidado. Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com acompanhantes de crianças internadas em um hospital universitário da região metropolitana de Porto Alegre, no período de abril de 2019. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada. Da análise dos dados emergiram 05 categorias: Identificação do paciente; Administração de medicação; Aderência do processo de prevenção de infecção; Faixa etária e o risco de queda; Empatia como melhoria da Segurança do Paciente. O enfermeiro é o profissional essencial na função de educador, atuando de forma preventiva, promotora e incentivadora de boas práticas assistenciais, além de criador de programas operacionais padrões para linha de cuidado e treinamentos para atualização sobre o assunto.Based on the principle of “First, do no harm”, the patient safety has been a worldwide target for improvement and implementation on health field and it is still a major challenge for pediatrics due to children’s fragility, vulnerability and specific conditions. To analyze how a caregiver understands the nursing care processes concerning the patient safety practice in order to recommend good future practices which reinforce a humane, safe nursing care, respecting a structured-standard of care. A qualitative descriptive research was conducted with caregivers of children admitted to a university hospital in the metropolitan region of Porto Alegre, Brazil, in April 2019. Data collection was performed by semi-structured interviews. Based on the data analysis, it is possible to identify five categories for standard of care, this is, patient’s identification, medication administration, adherence to infection prevention process, age group and risk of falling, empathy as improvement of patient’s safety. The nurse is the essential professional in the role of educator, by acting in a preventive way, promoting and encouraging good care practices. Besides, this professional can create standard operating programs for care procedures, teach them and train a work team to use these new practices.Basada en el principio “primero no hacer daño”, la seguridad del paciente ha sido objeto de mejora e implementación a nivel mundial en los entornos de salud, y sigue siendo un gran desafío en las unidades pediátricas debido a la fragilidad, vulnerabilidad y condiciones peculiares de los niños. Este estudio tiene como objetivo analizar cómo el acompañante entiende los procesos de atención de enfermería dirigidos a la seguridad del paciente, con el fin de recomendar en el futuro buenas prácticas que refuercen la atención de enfermería segura y humana, siguiendo un estándar de atención. Se realizó una investigación descriptiva con enfoque cualitativo con acompañantes de niños internados en un hospital universitario de la región metropolitana de Porto Alegre, en el período de abril de 2019. La recolección de datos se realizó a través de una entrevista semiestructurada. Del análisis de los datos surgieron 05 categorías: Identificación del paciente; administración de medicamentos; Adherencia al proceso de prevención de infecciones; Grupo de edad y riesgo de caída; La empatía como mejora en la Seguridad del Paciente. El enfermero es el profesional fundamental en el rol de educador, actuando de manera preventiva, promoviendo y fomentando las buenas prácticas de cuidado, además de crear programas operativos estándar para la línea de cuidado y capacitación para la actualización en el tema.Research, Society and Development2022-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3830710.33448/rsd-v11i16.38307Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e359111638307Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e359111638307Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3591116383072525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38307/31729Copyright (c) 2022 Cíntia Riograndense; Liane Einlofthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRiograndense, CíntiaEinloft, Liane2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38307Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:05.589227Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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