Impactos das intervenções educativas nutricionais na qualidade de vida de pacientes com diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Alan Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Azevedo, Maria Regina Domingues de, Azevedo, Larissa Goes, Nogueira, Jamila Nery, Oliveira, Halley Ferraro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41213
Resumo: Introdução: O diabetes mellitus é um problema de saúde pública, com 537 milhões de pessoas entre 20-79 anos afetadas. A complexidade da patologia, a dificuldade de gerenciamento, e seu impacto econômico, torna importante a busca por intervenções de baixo custo. Intervenções educativas nutricionais são ações que melhoram a adesão ao tratamento não farmacológico, podendo melhorar resultados clínicos e reduzir gastos associados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar os principais impactos das intervenções educativas nutricionais na melhora da qualidade de vida dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática com base no levantamento de estudos nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Web of Science, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de 2017 a 2022. Seis estudos preencheram os critérios de inclusão. Resultados: Efeito significativo na qualidade de vida foi observado nas intervenções que realizaram educação nutricional, de modo individual, com suporte e verificações regulares, nas realizadas com grupos focais de acompanhamento, e nas combinadas com exercícios físicos. Os achados parecem indicar impacto relevante sobre componentes da saúde em geral como capacidade funcional, saúde física e mental, bem como melhora do conhecimento, perda de peso, diminuição da circunferência da cintura/quadril e da hemoglobina glicada (HbA1c). Conclusão: O estudo mostrou que intervenções nutricionais podem melhorar a qualidade de vida de portadores de DM2, tendo impactos clínicos, cognitivos e laboratoriais, embora outros estudos sejam recomendados. 
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spelling Impactos das intervenções educativas nutricionais na qualidade de vida de pacientes com diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemáticaImpacts of nutritional educational interventions on the quality of life of patients with type 2 diabetes mellitus: a systematic reviewImpactos de las intervenciones educativas nutricionales en la calidad de vida de pacientes con diabetes mellitus tipo 2: una revisión sistemáticaDiabetes Mellitus, Type 2Food and Nutrition EducationQuality of Life.Diabetes Mellitus Tipo 2Educación Alimentaria y NutricionalCalidad de Vida.Diabetes Mellitus Tipo 2Educação Alimentar e NutricionalQualidade de Vida.Introdução: O diabetes mellitus é um problema de saúde pública, com 537 milhões de pessoas entre 20-79 anos afetadas. A complexidade da patologia, a dificuldade de gerenciamento, e seu impacto econômico, torna importante a busca por intervenções de baixo custo. Intervenções educativas nutricionais são ações que melhoram a adesão ao tratamento não farmacológico, podendo melhorar resultados clínicos e reduzir gastos associados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar os principais impactos das intervenções educativas nutricionais na melhora da qualidade de vida dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática com base no levantamento de estudos nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Web of Science, Scopus e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de 2017 a 2022. Seis estudos preencheram os critérios de inclusão. Resultados: Efeito significativo na qualidade de vida foi observado nas intervenções que realizaram educação nutricional, de modo individual, com suporte e verificações regulares, nas realizadas com grupos focais de acompanhamento, e nas combinadas com exercícios físicos. Os achados parecem indicar impacto relevante sobre componentes da saúde em geral como capacidade funcional, saúde física e mental, bem como melhora do conhecimento, perda de peso, diminuição da circunferência da cintura/quadril e da hemoglobina glicada (HbA1c). Conclusão: O estudo mostrou que intervenções nutricionais podem melhorar a qualidade de vida de portadores de DM2, tendo impactos clínicos, cognitivos e laboratoriais, embora outros estudos sejam recomendados. Introduction: Diabetes mellitus is a public health problem, with 537 million people aged 20-79 years affected. The complexity of the pathology, the difficulty of management, and its economic impact make it important to search for low-cost interventions. Nutritional educational interventions are actions that improve adherence to non-pharmacological treatment, which can improve clinical outcomes and reduce associated costs. Objective: This study aimed to evaluate the main impacts of nutritional educational interventions on improving the quality of life of patients with type 2 diabetes mellitus (DM2). Methodology: A systematic review was carried out based on a survey of studies in the National Library of Medicine (PubMed), Web of Science, Scopus and Virtual Health Library (BVS) databases, from 2017 to 2022. Six studies fulfilled the criteria. Inclusion criteria. Results: A significant effect on quality of life was observed in interventions that carried out nutrition education, individually, with support and regular checks, in those carried out with follow-up focus groups, and in those combined with physical exercises. The findings seem to indicate a relevant impact on health components in general, such as functional capacity, physical and mental health, as well as improvement in knowledge, weight loss, decrease in waist/hip circumference and glycated hemoglobin (HbA1c). Conclusion: The study showed that nutritional interventions can improve the quality of life of DM2 patients, with clinical, cognitive and laboratory impacts, although further studies are recommended.Introducción: La diabetes mellitus es un problema de salud pública, con 537 millones de personas de 20 a 79 años afectadas. La complejidad de la patología, la dificultad de manejo y su impacto económico hacen importante la búsqueda de intervenciones de bajo costo. Las intervenciones educativas nutricionales son acciones que mejoran la adherencia al tratamiento no farmacológico, lo que puede mejorar los resultados clínicos y reducir los costos asociados. Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo evaluar los principales impactos de las intervenciones educativas nutricionales en la mejora de la calidad de vida de los pacientes con diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Metodología: Se realizó una revisión sistemática basada en una encuesta de estudios en las bases de datos de la Biblioteca Nacional de Medicina (PubMed), Web of Science, Scopus y Virtual Health Library (BVS), de 2017 a 2022. Seis estudios cumplieron con los criterios. criterios. Resultados: Se observó un efecto significativo sobre la calidad de vida en las intervenciones que realizaron educación nutricional, de forma individual, con apoyo y controles periódicos, en las realizadas con grupos focales de seguimiento y en las combinadas con ejercicios físicos. Los hallazgos parecen indicar un impacto relevante en los componentes de la salud en general, como la capacidad funcional, la salud física y mental, así como la mejora en el conocimiento, la pérdida de peso, la disminución de la circunferencia de la cintura/cadera y la hemoglobina glucosilada (HbA1c). Conclusión: El estudio mostró que las intervenciones nutricionales pueden mejorar la calidad de vida de los pacientes con DM2, con impactos clínicos, cognitivos y de laboratorio, aunque se recomiendan más estudios.Research, Society and Development2023-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4121310.33448/rsd-v12i4.41213Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e23212441213Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e23212441213Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e232124412132525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41213/33811Copyright (c) 2023 Alan Santos Reis; Maria Regina Domingues de Azevedo; Larissa Goes Azevedo; Jamila Nery Nogueira; Halley Ferraro Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Alan Santos Azevedo, Maria Regina Domingues deAzevedo, Larissa GoesNogueira, Jamila NeryOliveira, Halley Ferraro2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41213Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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