Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicoletti, Angélica Markus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Loro, Vânia Lucia, Corrêa, Guilherme Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910
Resumo: A bioquímica consiste em uma disciplina presente em vários cursos de graduação. Contudo a literatura aponta que é uma disciplina conhecida por ser de difícil entendimento e altas taxas de reprovação. O objetivo deste trabalho consistiu em oportunizar e avaliar os alunos frente a experiência de aprender a bioquímica através do uso de gamificação, saindo do processo usual de ensino aprendizagem e trazendo elementos diferenciados de competição, com uso de um jogo tipo “ Passa Repassa”. Entre as questões aplicada sobre a bioquímica animal antes e após o jogo, a maioria demonstrou aumento de acertos nas respostas no pós jogo. Esta experiência permitiu concluir que o uso do jogo passa repassa como uma metodologia ativa, com universitários no ensino aprendizagem da bioquímica contribuiu de forma positiva na melhora das respostas pós jogo e uma grande motivação dos alunos pelas aulas. Assim o uso de jogo tipo “Passa Repassa” se mostrou uma ferramenta contributiva a ser utilizada na bioquímica, ao instigar alunos a desenvolver o gosto do estudo por esta disciplina.
id UNIFEI_cdc9a138e51f398a6cc6ec233505c0a0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38910
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica GeralUse of gamification through the “Pass-Pass” game: an experience with General Biochemistry studentsUso de la gamificación a través del juego “Pass-Pass”: una experiencia con estudiantes de Bioquímica GeneralPedagogical methodologiesEngagementMotivationTeaching and learning.Metodologias pedagógicasEngajamentoMotivaçãoEnsino e aprendizagem.Metodologías pedagógicasCompromisoMotivaciónEnseñanza y aprendizaje.A bioquímica consiste em uma disciplina presente em vários cursos de graduação. Contudo a literatura aponta que é uma disciplina conhecida por ser de difícil entendimento e altas taxas de reprovação. O objetivo deste trabalho consistiu em oportunizar e avaliar os alunos frente a experiência de aprender a bioquímica através do uso de gamificação, saindo do processo usual de ensino aprendizagem e trazendo elementos diferenciados de competição, com uso de um jogo tipo “ Passa Repassa”. Entre as questões aplicada sobre a bioquímica animal antes e após o jogo, a maioria demonstrou aumento de acertos nas respostas no pós jogo. Esta experiência permitiu concluir que o uso do jogo passa repassa como uma metodologia ativa, com universitários no ensino aprendizagem da bioquímica contribuiu de forma positiva na melhora das respostas pós jogo e uma grande motivação dos alunos pelas aulas. Assim o uso de jogo tipo “Passa Repassa” se mostrou uma ferramenta contributiva a ser utilizada na bioquímica, ao instigar alunos a desenvolver o gosto do estudo por esta disciplina.Biochemistry is a discipline present in several undergraduate courses. However, the literature points out that it is a discipline known to be difficult to understand and high failure rates. The objective of this work was to provide opportunities and evaluate students in the face of the experience of learning biochemistry through the use of gamification, leaving the usual process of teaching and learning and bringing different elements of competition, using a game like "Pass Repass". Among the applied questions about animal biochemistry before and after the game, most showed an increase in correct answers in the post game. This experience allowed us to conclude that the use of the pass-pass game as an active methodology, with university students in teaching and learning biochemistry, contributed positively to the improvement of post-game responses and a great motivation of students for the classes. Thus, the use of a “Pass Pass” game proved to be a contributory tool to be used in biochemistry, by instigating students to develop a taste for studying this discipline.La bioquímica es una de las disciplinas presentes en varios cursos de pregrado. Sin embargo, la literatura señala que se trata de una disciplina conocida por ser de difícil comprensión y altas tasas de fracaso. El objetivo de este trabajo fue crear oportunidades y evaluar a los estudiantes frente a la experiencia de aprender bioquímica mediante el uso de la gamificación, saliendo del proceso habitual de enseñanza y aprendizaje y trayendo diferentes elementos de competencia, utilizando un juego como “Pass Repass”. Entre las preguntas aplicadas sobre bioquímica animal antes y después del juego, la mayoría mostró un aumento de respuestas correctas en el post juego. Esta experiencia nos permitió concluir que el uso del juego de pase-pase como metodología activa, con estudiantes universitarios en la enseñanza y aprendizaje de la bioquímica, contribuyó positivamente a la mejora de las respuestas post-juego y una gran motivación de los estudiantes por las clases. Así, el uso de un juego de “Pásalo” demostró ser una herramienta coadyuvante para ser utilizada en bioquímica, al instigar a los estudiantes a desarrollar el gusto por estudiar esta disciplina.Research, Society and Development2022-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3891010.33448/rsd-v11i17.38910Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e183111738910Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e183111738910Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e1831117389102525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910/32194Copyright (c) 2022 Angélica Markus Nicoletti; Vânia Lucia Loro; Guilherme Carlos Corrêahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNicoletti, Angélica Markus Loro, Vânia Lucia Corrêa, Guilherme Carlos2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38910Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:24.902261Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
Use of gamification through the “Pass-Pass” game: an experience with General Biochemistry students
Uso de la gamificación a través del juego “Pass-Pass”: una experiencia con estudiantes de Bioquímica General
title Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
spellingShingle Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
Nicoletti, Angélica Markus
Pedagogical methodologies
Engagement
Motivation
Teaching and learning.
Metodologias pedagógicas
Engajamento
Motivação
Ensino e aprendizagem.
Metodologías pedagógicas
Compromiso
Motivación
Enseñanza y aprendizaje.
title_short Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
title_full Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
title_fullStr Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
title_full_unstemmed Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
title_sort Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
author Nicoletti, Angélica Markus
author_facet Nicoletti, Angélica Markus
Loro, Vânia Lucia
Corrêa, Guilherme Carlos
author_role author
author2 Loro, Vânia Lucia
Corrêa, Guilherme Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicoletti, Angélica Markus
Loro, Vânia Lucia
Corrêa, Guilherme Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogical methodologies
Engagement
Motivation
Teaching and learning.
Metodologias pedagógicas
Engajamento
Motivação
Ensino e aprendizagem.
Metodologías pedagógicas
Compromiso
Motivación
Enseñanza y aprendizaje.
topic Pedagogical methodologies
Engagement
Motivation
Teaching and learning.
Metodologias pedagógicas
Engajamento
Motivação
Ensino e aprendizagem.
Metodologías pedagógicas
Compromiso
Motivación
Enseñanza y aprendizaje.
description A bioquímica consiste em uma disciplina presente em vários cursos de graduação. Contudo a literatura aponta que é uma disciplina conhecida por ser de difícil entendimento e altas taxas de reprovação. O objetivo deste trabalho consistiu em oportunizar e avaliar os alunos frente a experiência de aprender a bioquímica através do uso de gamificação, saindo do processo usual de ensino aprendizagem e trazendo elementos diferenciados de competição, com uso de um jogo tipo “ Passa Repassa”. Entre as questões aplicada sobre a bioquímica animal antes e após o jogo, a maioria demonstrou aumento de acertos nas respostas no pós jogo. Esta experiência permitiu concluir que o uso do jogo passa repassa como uma metodologia ativa, com universitários no ensino aprendizagem da bioquímica contribuiu de forma positiva na melhora das respostas pós jogo e uma grande motivação dos alunos pelas aulas. Assim o uso de jogo tipo “Passa Repassa” se mostrou uma ferramenta contributiva a ser utilizada na bioquímica, ao instigar alunos a desenvolver o gosto do estudo por esta disciplina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910
10.33448/rsd-v11i17.38910
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i17.38910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910/32194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Angélica Markus Nicoletti; Vânia Lucia Loro; Guilherme Carlos Corrêa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Angélica Markus Nicoletti; Vânia Lucia Loro; Guilherme Carlos Corrêa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e183111738910
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e183111738910
Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e183111738910
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052731728330752