Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910 |
Resumo: | A bioquímica consiste em uma disciplina presente em vários cursos de graduação. Contudo a literatura aponta que é uma disciplina conhecida por ser de difícil entendimento e altas taxas de reprovação. O objetivo deste trabalho consistiu em oportunizar e avaliar os alunos frente a experiência de aprender a bioquímica através do uso de gamificação, saindo do processo usual de ensino aprendizagem e trazendo elementos diferenciados de competição, com uso de um jogo tipo “ Passa Repassa”. Entre as questões aplicada sobre a bioquímica animal antes e após o jogo, a maioria demonstrou aumento de acertos nas respostas no pós jogo. Esta experiência permitiu concluir que o uso do jogo passa repassa como uma metodologia ativa, com universitários no ensino aprendizagem da bioquímica contribuiu de forma positiva na melhora das respostas pós jogo e uma grande motivação dos alunos pelas aulas. Assim o uso de jogo tipo “Passa Repassa” se mostrou uma ferramenta contributiva a ser utilizada na bioquímica, ao instigar alunos a desenvolver o gosto do estudo por esta disciplina. |
id |
UNIFEI_cdc9a138e51f398a6cc6ec233505c0a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38910 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica GeralUse of gamification through the “Pass-Pass” game: an experience with General Biochemistry studentsUso de la gamificación a través del juego “Pass-Pass”: una experiencia con estudiantes de Bioquímica GeneralPedagogical methodologiesEngagementMotivationTeaching and learning.Metodologias pedagógicasEngajamentoMotivaçãoEnsino e aprendizagem.Metodologías pedagógicasCompromisoMotivaciónEnseñanza y aprendizaje.A bioquímica consiste em uma disciplina presente em vários cursos de graduação. Contudo a literatura aponta que é uma disciplina conhecida por ser de difícil entendimento e altas taxas de reprovação. O objetivo deste trabalho consistiu em oportunizar e avaliar os alunos frente a experiência de aprender a bioquímica através do uso de gamificação, saindo do processo usual de ensino aprendizagem e trazendo elementos diferenciados de competição, com uso de um jogo tipo “ Passa Repassa”. Entre as questões aplicada sobre a bioquímica animal antes e após o jogo, a maioria demonstrou aumento de acertos nas respostas no pós jogo. Esta experiência permitiu concluir que o uso do jogo passa repassa como uma metodologia ativa, com universitários no ensino aprendizagem da bioquímica contribuiu de forma positiva na melhora das respostas pós jogo e uma grande motivação dos alunos pelas aulas. Assim o uso de jogo tipo “Passa Repassa” se mostrou uma ferramenta contributiva a ser utilizada na bioquímica, ao instigar alunos a desenvolver o gosto do estudo por esta disciplina.Biochemistry is a discipline present in several undergraduate courses. However, the literature points out that it is a discipline known to be difficult to understand and high failure rates. The objective of this work was to provide opportunities and evaluate students in the face of the experience of learning biochemistry through the use of gamification, leaving the usual process of teaching and learning and bringing different elements of competition, using a game like "Pass Repass". Among the applied questions about animal biochemistry before and after the game, most showed an increase in correct answers in the post game. This experience allowed us to conclude that the use of the pass-pass game as an active methodology, with university students in teaching and learning biochemistry, contributed positively to the improvement of post-game responses and a great motivation of students for the classes. Thus, the use of a “Pass Pass” game proved to be a contributory tool to be used in biochemistry, by instigating students to develop a taste for studying this discipline.La bioquímica es una de las disciplinas presentes en varios cursos de pregrado. Sin embargo, la literatura señala que se trata de una disciplina conocida por ser de difícil comprensión y altas tasas de fracaso. El objetivo de este trabajo fue crear oportunidades y evaluar a los estudiantes frente a la experiencia de aprender bioquímica mediante el uso de la gamificación, saliendo del proceso habitual de enseñanza y aprendizaje y trayendo diferentes elementos de competencia, utilizando un juego como “Pass Repass”. Entre las preguntas aplicadas sobre bioquímica animal antes y después del juego, la mayoría mostró un aumento de respuestas correctas en el post juego. Esta experiencia nos permitió concluir que el uso del juego de pase-pase como metodología activa, con estudiantes universitarios en la enseñanza y aprendizaje de la bioquímica, contribuyó positivamente a la mejora de las respuestas post-juego y una gran motivación de los estudiantes por las clases. Así, el uso de un juego de “Pásalo” demostró ser una herramienta coadyuvante para ser utilizada en bioquímica, al instigar a los estudiantes a desarrollar el gusto por estudiar esta disciplina.Research, Society and Development2022-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3891010.33448/rsd-v11i17.38910Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e183111738910Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e183111738910Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e1831117389102525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910/32194Copyright (c) 2022 Angélica Markus Nicoletti; Vânia Lucia Loro; Guilherme Carlos Corrêahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNicoletti, Angélica Markus Loro, Vânia Lucia Corrêa, Guilherme Carlos2022-12-28T13:53:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38910Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:24.902261Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral Use of gamification through the “Pass-Pass” game: an experience with General Biochemistry students Uso de la gamificación a través del juego “Pass-Pass”: una experiencia con estudiantes de Bioquímica General |
title |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral |
spellingShingle |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral Nicoletti, Angélica Markus Pedagogical methodologies Engagement Motivation Teaching and learning. Metodologias pedagógicas Engajamento Motivação Ensino e aprendizagem. Metodologías pedagógicas Compromiso Motivación Enseñanza y aprendizaje. |
title_short |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral |
title_full |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral |
title_fullStr |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral |
title_full_unstemmed |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral |
title_sort |
Uso de gamificação através do jogo “Passa-Repassa”: uma experiência com alunos da Bioquímica Geral |
author |
Nicoletti, Angélica Markus |
author_facet |
Nicoletti, Angélica Markus Loro, Vânia Lucia Corrêa, Guilherme Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Loro, Vânia Lucia Corrêa, Guilherme Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nicoletti, Angélica Markus Loro, Vânia Lucia Corrêa, Guilherme Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogical methodologies Engagement Motivation Teaching and learning. Metodologias pedagógicas Engajamento Motivação Ensino e aprendizagem. Metodologías pedagógicas Compromiso Motivación Enseñanza y aprendizaje. |
topic |
Pedagogical methodologies Engagement Motivation Teaching and learning. Metodologias pedagógicas Engajamento Motivação Ensino e aprendizagem. Metodologías pedagógicas Compromiso Motivación Enseñanza y aprendizaje. |
description |
A bioquímica consiste em uma disciplina presente em vários cursos de graduação. Contudo a literatura aponta que é uma disciplina conhecida por ser de difícil entendimento e altas taxas de reprovação. O objetivo deste trabalho consistiu em oportunizar e avaliar os alunos frente a experiência de aprender a bioquímica através do uso de gamificação, saindo do processo usual de ensino aprendizagem e trazendo elementos diferenciados de competição, com uso de um jogo tipo “ Passa Repassa”. Entre as questões aplicada sobre a bioquímica animal antes e após o jogo, a maioria demonstrou aumento de acertos nas respostas no pós jogo. Esta experiência permitiu concluir que o uso do jogo passa repassa como uma metodologia ativa, com universitários no ensino aprendizagem da bioquímica contribuiu de forma positiva na melhora das respostas pós jogo e uma grande motivação dos alunos pelas aulas. Assim o uso de jogo tipo “Passa Repassa” se mostrou uma ferramenta contributiva a ser utilizada na bioquímica, ao instigar alunos a desenvolver o gosto do estudo por esta disciplina. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910 10.33448/rsd-v11i17.38910 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i17.38910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38910/32194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Angélica Markus Nicoletti; Vânia Lucia Loro; Guilherme Carlos Corrêa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Angélica Markus Nicoletti; Vânia Lucia Loro; Guilherme Carlos Corrêa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 17; e183111738910 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 17; e183111738910 Research, Society and Development; v. 11 n. 17; e183111738910 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052731728330752 |