A importância dos cuidados com a higiene bucal em escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jéssica Wellen da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melo, Patrícia Souza de, Meira, Gabriela de Figueiredo, Sá , Juliana Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37924
Resumo: Introdução: A cárie dentária e a doença periodontal são as doenças bucais mais comuns em crianças e adolescentes dentro da população escola. No Brasil, pouco se sabe sobre o comportamento e as práticas de conhecimento em saúde bucal entre crianças em idade escolar. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura com as evidências científicas relativas à importância da higiene bucal nas crianças em idade escolar. Metodologia: Optou-se por uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2021. Resultados: Os resultados mostram que o ambiente escolar pode influenciar, facilitar e apoiar escolhas saudáveis, proporcionando um ambiente de saúde física e mental. Resultados e Discussões: Crianças de escolas públicas tiveram 3,8 mais chances de apresentar lesões de cárie que aquelas de escolas particulares; estudos que avaliam fatores relacionados aos determinantes sociais da cárie dentária são considerados a corrente principal da agenda pública de saúde bucal e fornecem aos gestores, que planejam intervenções de promoção da saúde bucal, informações muito importantes. Conclusão: Conclui-se que os programas de educação em saúde bucal devem ser realizados em toda a escola em larga escala, e até os pais também devem fazer parte de tais programas educacionais.
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spelling A importância dos cuidados com a higiene bucal em escolasThe importance of oral hygiene care in schools La importancia del cuidado de la higiene bucal en las escuelasOral hygieneChildrenSchoolchildren.Higiene bucalNiñosNiños de escuela.Higiene bucalCriançasEscolares.Introdução: A cárie dentária e a doença periodontal são as doenças bucais mais comuns em crianças e adolescentes dentro da população escola. No Brasil, pouco se sabe sobre o comportamento e as práticas de conhecimento em saúde bucal entre crianças em idade escolar. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura com as evidências científicas relativas à importância da higiene bucal nas crianças em idade escolar. Metodologia: Optou-se por uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada no mês de outubro de 2021. Resultados: Os resultados mostram que o ambiente escolar pode influenciar, facilitar e apoiar escolhas saudáveis, proporcionando um ambiente de saúde física e mental. Resultados e Discussões: Crianças de escolas públicas tiveram 3,8 mais chances de apresentar lesões de cárie que aquelas de escolas particulares; estudos que avaliam fatores relacionados aos determinantes sociais da cárie dentária são considerados a corrente principal da agenda pública de saúde bucal e fornecem aos gestores, que planejam intervenções de promoção da saúde bucal, informações muito importantes. Conclusão: Conclui-se que os programas de educação em saúde bucal devem ser realizados em toda a escola em larga escala, e até os pais também devem fazer parte de tais programas educacionais.Introduction: Dental caries and periodontal disease are the most common oral diseases in adolescents within the school population. In Brazil, little is known about the behavior and knowledge practices in oral health among school-age children. Objective: Thus, the objective of this study is to carry out a literature review with scientific evidence related to the importance of oral hygiene in children. Methodology: A qualitative review was chosen, whose data collection was carried out in October 2021. Results: results show that the school environment can choose, and also from literature, choose an environment. physical and mental health. Results and Discussions: Children from public schools were 3.8 times morem likely to have caries than more private schools; caries that assess determining factors for related oral health studies are considered to be key on the public oral health and management agenda, which plan interventions to promote oral health, very important. Conclusion: It is concluded that oral health education programs should be carried out school-wide on a large scale, and even parents should also be part of such educational programs.Introducción: La caries dental y la enfermedad periodontal son las enfermedades bucales más comunes en niños y adolescentes dentro de la población escolar. En Brasil, poco se sabe sobre las prácticas de comportamiento y conocimiento en salud bucal entre los niños en edad escolar. Objetivo: Así, el objetivo de este estudio es realizar una revisión bibliográfica con evidencia científica relacionada con la importancia de la higiene bucal en niños en edad escolar. Metodología: Se optó por una revisión bibliográfica, con enfoque cualitativo, cuya recolección de datos se realizó en octubre de 2021. Resultados: Los resultados muestran que el ambiente escolar puede influir, facilitar y apoyar elecciones saludables, proporcionando un ambiente de salud física y mental. Resultados y Discusiones: Los niños de escuelas públicas tenían 3,8 veces más probabilidad de tener caries que los de escuelas privadas; los estudios que evalúan los factores relacionados con los determinantes sociales de la caries dental se consideran la principal corriente de la agenda pública de salud bucal y brindan información muy importante a los gerentes que planifican intervenciones de promoción de la salud bucal. Conclusión: Se concluye que los programas de educación en salud oral deben llevarse a cabo en toda la escuela a gran escala, e incluso los padres también deben ser parte de dichos programas educativos.Research, Society and Development2022-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3792410.33448/rsd-v11i15.37924Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15Research, Society and Development; v. 11 n. 152525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37924/31323Copyright (c) 2022 Jéssica Wellen da Silva Moura; Patrícia Souza de Melo; Gabriela de Figueiredo Meira; Juliana Lopes de Sá https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Jéssica Wellen da Silva Melo, Patrícia Souza de Meira, Gabriela de Figueiredo Sá , Juliana Lopes de 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37924Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:53.820392Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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