Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44223 |
Resumo: | A etnografia tem suas raízes na antropologia, na qual consiste em descrever o modo de vida de um povo ou de um grupo de pessoas. Os estudos etnográficos na área educacional que trataram de descrever minuciosamente as representações dos atores sociais e as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Uma investigação com abordagem etnográfica não pode estar restrita a encontros eventuais, mas precisa interagir, encontrar uma sintonia entre o tempo disponível e o contexto pesquisado. O artigo tem por objetivo demonstrar a importância da abordagem etnográfica como método de pesquisa em ciências da educação e seu processo de construção do conhecimento. O ato de investigar é precedido pela curiosidade natural do ser humano. Destacamos 03 dispositivos de coleta coerente com o método etnográfico, sendo: pesquisa documental, observação participante e entrevista etnográfica. A metodologia se baseou em uma revisão de literatura, na qual o objetivo foi o de recolha de conhecimentos voltados para o tema, bem como informações atualizadas. Contamos com autores como Lapassade, Gil, Fino, André, Yin entre outros, que colaboraram com seus estudos para o desenvolvimento do artigo, não só apenas com o diálogo empírico, mas também de maneira teórica e dissertativa. |
id |
UNIFEI_d6f4c2b25995cb889683cda17b40c6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44223 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da EducaçãoEthnography as a research method in Educational SciencesLa etnografía como método de investigación en Ciencias de la EducaciónEthnographyEducationInvestigateCollect.EtnografiaEducaçãoInvestigarColeta.EtnografiaEducaciónInvestigarRecoletar. A etnografia tem suas raízes na antropologia, na qual consiste em descrever o modo de vida de um povo ou de um grupo de pessoas. Os estudos etnográficos na área educacional que trataram de descrever minuciosamente as representações dos atores sociais e as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Uma investigação com abordagem etnográfica não pode estar restrita a encontros eventuais, mas precisa interagir, encontrar uma sintonia entre o tempo disponível e o contexto pesquisado. O artigo tem por objetivo demonstrar a importância da abordagem etnográfica como método de pesquisa em ciências da educação e seu processo de construção do conhecimento. O ato de investigar é precedido pela curiosidade natural do ser humano. Destacamos 03 dispositivos de coleta coerente com o método etnográfico, sendo: pesquisa documental, observação participante e entrevista etnográfica. A metodologia se baseou em uma revisão de literatura, na qual o objetivo foi o de recolha de conhecimentos voltados para o tema, bem como informações atualizadas. Contamos com autores como Lapassade, Gil, Fino, André, Yin entre outros, que colaboraram com seus estudos para o desenvolvimento do artigo, não só apenas com o diálogo empírico, mas também de maneira teórica e dissertativa.Ethnography has its roots in anthropology, in which it consists of describing the way of life of a people or a group of people. The ethnographic studies in the educational area that tried to describe in detail the representations of the social actors and the activities developed in the school routine. An investigation with an ethnographic approach cannot be restricted to occasional encounters, but needs to interact, find a harmony between the available time and the researched context. The article aims to demonstrate the importance of the ethnographic approach as a research method in educational sciences and its knowledge construction process. The act of investigating is preceded by the natural curiosity of the human being. We highlight 03 collection devices consistent with the ethnographic method, namely: documentary research, participant observation and ethnographic interview. The methodology was based on a literature review, in which the objective was to collect knowledge focused on the topic, as well as updated information. We have authors such as Lapassade, Gil, Fino, André, Yin among others, who collaborated with their studies for the development of the article, not only with the empirical dialogue, but also in a theoretical and dissertation way.La etnografía tiene sus raíces en la antropología, que consiste en describir la forma de vida de un pueblo o grupo de personas. Estudios etnográficos en el área educativa que intentaron describir detalladamente las representaciones de los actores sociales y las actividades realizadas en la vida escolar cotidiana. Una investigación con enfoque etnográfico no puede limitarse a encuentros ocasionales, sino que necesita interactuar, encontrar una armonía entre el tiempo disponible y el contexto investigado. El artículo tiene como objetivo demostrar la importancia del enfoque etnográfico como método de investigación en ciencias de la educación y su proceso de construcción de conocimiento. El acto de investigar está precedido por la curiosidad natural del ser humano. Destacamos 03 dispositivos de recolección consistentes con el método etnográfico, a saber: investigación documental, observación participante y entrevista etnográfica. La metodología se basó en una revisión de la literatura, en la que el objetivo fue recolectar conocimiento enfocado en el tema, así como información actualizada. Contamos con autores como Lapassade, Gil, Fino, André, Yin entre otros, quienes colaboraron con sus estudios para desarrollar el artículo, no solo con datos empíricos. diálogo, pero también de forma teórica y disertante.Research, Society and Development2023-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4422310.33448/rsd-v12i13.44223Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e63121344223Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e63121344223Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e631213442232525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44223/35527Copyright (c) 2023 Moacir de Souza Júnior; Maria do Carmo da Silva Souza; Maria Juliana Sousa Miranda Pinheiro; Kalel Portela de Vasconcelos dos Santos; Waldenice Maria Mendonça Pereira; Miriam Paulo da Silva Oliveira; João Vitor Sobreira de Freitashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Júnior, Moacir de Souza, Maria do Carmo da Silva Pinheiro, Maria Juliana Sousa Miranda Santos, Kalel Portela de Vasconcelos dos Pereira, Waldenice Maria Mendonça Oliveira, Miriam Paulo da SilvaFreitas, João Vitor Sobreira de 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44223Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação Ethnography as a research method in Educational Sciences La etnografía como método de investigación en Ciencias de la Educación |
title |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação |
spellingShingle |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação Souza Júnior, Moacir de Ethnography Education Investigate Collect. Etnografia Educação Investigar Coleta. Etnografia Educación Investigar Recoletar. |
title_short |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação |
title_full |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação |
title_fullStr |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação |
title_full_unstemmed |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação |
title_sort |
Etnografia como método de pesquisa em Ciências da Educação |
author |
Souza Júnior, Moacir de |
author_facet |
Souza Júnior, Moacir de Souza, Maria do Carmo da Silva Pinheiro, Maria Juliana Sousa Miranda Santos, Kalel Portela de Vasconcelos dos Pereira, Waldenice Maria Mendonça Oliveira, Miriam Paulo da Silva Freitas, João Vitor Sobreira de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Maria do Carmo da Silva Pinheiro, Maria Juliana Sousa Miranda Santos, Kalel Portela de Vasconcelos dos Pereira, Waldenice Maria Mendonça Oliveira, Miriam Paulo da Silva Freitas, João Vitor Sobreira de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Júnior, Moacir de Souza, Maria do Carmo da Silva Pinheiro, Maria Juliana Sousa Miranda Santos, Kalel Portela de Vasconcelos dos Pereira, Waldenice Maria Mendonça Oliveira, Miriam Paulo da Silva Freitas, João Vitor Sobreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ethnography Education Investigate Collect. Etnografia Educação Investigar Coleta. Etnografia Educación Investigar Recoletar. |
topic |
Ethnography Education Investigate Collect. Etnografia Educação Investigar Coleta. Etnografia Educación Investigar Recoletar. |
description |
A etnografia tem suas raízes na antropologia, na qual consiste em descrever o modo de vida de um povo ou de um grupo de pessoas. Os estudos etnográficos na área educacional que trataram de descrever minuciosamente as representações dos atores sociais e as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Uma investigação com abordagem etnográfica não pode estar restrita a encontros eventuais, mas precisa interagir, encontrar uma sintonia entre o tempo disponível e o contexto pesquisado. O artigo tem por objetivo demonstrar a importância da abordagem etnográfica como método de pesquisa em ciências da educação e seu processo de construção do conhecimento. O ato de investigar é precedido pela curiosidade natural do ser humano. Destacamos 03 dispositivos de coleta coerente com o método etnográfico, sendo: pesquisa documental, observação participante e entrevista etnográfica. A metodologia se baseou em uma revisão de literatura, na qual o objetivo foi o de recolha de conhecimentos voltados para o tema, bem como informações atualizadas. Contamos com autores como Lapassade, Gil, Fino, André, Yin entre outros, que colaboraram com seus estudos para o desenvolvimento do artigo, não só apenas com o diálogo empírico, mas também de maneira teórica e dissertativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44223 10.33448/rsd-v12i13.44223 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44223 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i13.44223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44223/35527 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e63121344223 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e63121344223 Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e63121344223 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052635090518016 |