The implications of the Covid-19 pandemic: Repercussions on the academic-scientific activities of postgraduate faculty in Industrial Engineering in the southeast region of Brazil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43150 |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de desafios e transformações para diversos setores da sociedade, dentre eles, a educação superior. Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo que investigou as implicações deste fenômeno sobre o trabalho de um grupo de docentes alocados em programas de pós-graduação stricto sensu, em Engenharia de Produção, da região Sudeste. Estes programas atuam diretamente na formação de profissionais altamente especializados, seja para atuar no campo da pesquisa científica ou/e no meio empresarial. No contexto nacional, a região sudeste responde significativamente pela oferta de 57% desses programas. Ao analisar as mudanças, adaptações, desafios, aprendizados e ganhos no contexto da pandemia o estudo lança luz sobre as diversas facetas da manifestação desse evento, cobrindo temas e situações típicos do trabalho dos docentes que atuam neste nível educacional. O artigo mostra as repercussões sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes pelo apontamento de necessidades de adaptações e revisões, bem como implicações relacionadas ao desenvolvimento do trabalho em meio remoto. O estudo foi desenvolvido pelo apoio de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Dele participaram 55 docentes de 11 programas da referida região. A coleta de dados ocorreu em modo online com a supervisão de um dos autores do artigo e foi desenvolvida em maio/2023. O estudo se liga às pesquisas que investigam a repercussão da pandemia Covid-19 sobre o trabalho de docentes, especificamente, da Engenharia de Produção da Pós-Graduação stricto sensu. |
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The implications of the Covid-19 pandemic: Repercussions on the academic-scientific activities of postgraduate faculty in Industrial Engineering in the southeast region of BrazilLas implicaciones de la pandemia Covid-19: Repercusiones sobre las actividades académico-científicas de profesores de posgrado en Ingeniería de Producción en la región sudeste de BrasilAs implicações da pandemia Covid-19: Repercussões sobre as atividades acadêmico-científicas de docentes de pós-graduação stricto senso em Engenharia de Produção da região sudeste do BrasilPostgraduate stricto sensuTeaching workProduction engineeringCovid-19 impacts.Posgrado stricto sensuTrabajo docenteIngeniería de producciónImpactos Covid-19.Pós-graduação stricto sensuTrabalho docenteEngenharia de produçãoImpactos Covid-19.A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de desafios e transformações para diversos setores da sociedade, dentre eles, a educação superior. Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo que investigou as implicações deste fenômeno sobre o trabalho de um grupo de docentes alocados em programas de pós-graduação stricto sensu, em Engenharia de Produção, da região Sudeste. Estes programas atuam diretamente na formação de profissionais altamente especializados, seja para atuar no campo da pesquisa científica ou/e no meio empresarial. No contexto nacional, a região sudeste responde significativamente pela oferta de 57% desses programas. Ao analisar as mudanças, adaptações, desafios, aprendizados e ganhos no contexto da pandemia o estudo lança luz sobre as diversas facetas da manifestação desse evento, cobrindo temas e situações típicos do trabalho dos docentes que atuam neste nível educacional. O artigo mostra as repercussões sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes pelo apontamento de necessidades de adaptações e revisões, bem como implicações relacionadas ao desenvolvimento do trabalho em meio remoto. O estudo foi desenvolvido pelo apoio de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Dele participaram 55 docentes de 11 programas da referida região. A coleta de dados ocorreu em modo online com a supervisão de um dos autores do artigo e foi desenvolvida em maio/2023. O estudo se liga às pesquisas que investigam a repercussão da pandemia Covid-19 sobre o trabalho de docentes, especificamente, da Engenharia de Produção da Pós-Graduação stricto sensu.A pandemia de Covid-19 ha traído una serie de desafíos y transformaciones para diversos sectores de la sociedad, entre ellos, la educación superior. Este artículo presenta parte de los resultados de un estudio que investigó las implicaciones de este fenómeno en el trabajo de un grupo de docentes asignados a programas de posgrado stricto sensu en Ingeniería de Producción en la región Sudeste. Estos programas están directamente involucrados en la formación de profesionales altamente especializados, ya sea para trabajar en el campo de la investigación científica y/o en el entorno empresarial. En el contexto nacional, la región sudeste representa significativamente el 57% de la oferta de estos programas. Al analizar los cambios, adaptaciones, desafíos, aprendizajes y ganancias en el contexto de la pandemia, el estudio arroja luz sobre las diversas facetas de la manifestación de este evento, abordando temas y situaciones típicas del trabajo de los docentes que actúan en este nivel educativo. El artículo muestra las repercusiones sobre las actividades de enseñanza, investigación y extensión de los docentes mediante la identificación de necesidades de adaptación y revisión, así como las implicaciones relacionadas con el desarrollo del trabajo de forma remota. El estudio se llevó a cabo mediante el apoyo de una revisión bibliográfica y una investigación de campo con enfoque cualitativo. Participaron 55 docentes de 11 programas de la mencionada región. La recopilación de datos se realizó en línea con la supervisión de uno de los autores del artículo y se llevó a cabo en mayo de 2023. El estudio se conecta con investigaciones que exploran el impacto de la pandemia de Covid-19 en el trabajo de docentes, específicamente en el campo de la Ingeniería de Producción de la posgrado stricto sensu.The Covid-19 pandemic has brought a series of challenges and transformations to various sectors of society, including higher education. This article presents part of the results of a study that investigated the implications of this phenomenon on the work of a group of faculty members assigned to stricto sensu graduate programs in Industrial Engineering in the Southeast region. These programs play a direct role in training highly specialized professionals, either for the field of scientific research and/or the business environment. On a national scale, the Southeast region significantly accounts for 57% of these programs. By analyzing the changes, adaptations, challenges, learning experiences, and gains in the context of the pandemic, the study sheds light on the various facets of the manifestation of this event, covering topics and situations typical of the work of faculty members operating at this educational level. The article highlights the repercussions on the teaching, research, and outreach activities of the faculty by identifying the need for adaptations and revisions, as well as implications related to the development of remote work. The study was conducted with the support of a literature review and a qualitative field survey. It involved 55 faculty members from 11 programs in the mentioned region. Data collection took place online under the supervision of one of the article's authors and was carried out in May 2023. The study is linked to research investigating the impact of the Covid-19 pandemic on the work of faculty members, specifically in the field of Industrial Engineering in stricto sensu postgraduate programs.Research, Society and Development2023-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4315010.33448/rsd-v12i12.43150Research, Society and Development; Vol. 12 No. 12; e135121243150Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 12; e135121243150Research, Society and Development; v. 12 n. 12; e1351212431502525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIenghttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43150/35373Copyright (c) 2023 Euclides Brandão Maluf; Dalila Alves Corrêahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaluf, Euclides Brandão Corrêa, Dalila Alves 2023-11-24T09:58:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43150Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-11-24T09:58:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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