Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38024 |
Resumo: | Produto Mínimo Viável é uma versão enxuta do produto, utilizado também para sintetizar as ideais no momento de construir um software. Esta pesquisa analisa a percepção do MVP dos discentes dos cursos superiores de tecnologia da informação, futuros profissionais desenvolvedores de software. O estudo tem como finalidade demonstrar o conhecimento que é transmitido sobre esse tema nas Instituições de Ensino Superior e as lacunas no entendimento, por intermédio de uma pesquisa quali-quantitativa com 31 estudantes. Esta pesquisa tem objetivo exploratório e o procedimento adotado foi o survey. O primeiro resultado quantitativo demonstrou que grande parte dos estudantes já tinham experiência no mercado de trabalho e ou estágio, no entanto, quando foram questionados sobre o MVP e seus conceitos, uma parcela considerável não souberam expor suas ideias. Esses resultados podem evidenciar como o ensino de Engenharia de Software pode estar defasado, mesmo sendo um conhecimento essencial no dia a dia dos profissionais e na formação de estudantes da área de Tecnologia da Informação. |
id |
UNIFEI_d9fef04562e94c54b91c994c3705a4bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38024 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática portuguêsPerception of the MVP from the perspective of undergraduate education computer science studentsPercepción del MVP desde la perspectiva de estudiantes de informática de educación superiorMVPIngeniería de SoftwareTI.MVPEngenharia de softwareTI.MVPSoftware EngineeringIT.Produto Mínimo Viável é uma versão enxuta do produto, utilizado também para sintetizar as ideais no momento de construir um software. Esta pesquisa analisa a percepção do MVP dos discentes dos cursos superiores de tecnologia da informação, futuros profissionais desenvolvedores de software. O estudo tem como finalidade demonstrar o conhecimento que é transmitido sobre esse tema nas Instituições de Ensino Superior e as lacunas no entendimento, por intermédio de uma pesquisa quali-quantitativa com 31 estudantes. Esta pesquisa tem objetivo exploratório e o procedimento adotado foi o survey. O primeiro resultado quantitativo demonstrou que grande parte dos estudantes já tinham experiência no mercado de trabalho e ou estágio, no entanto, quando foram questionados sobre o MVP e seus conceitos, uma parcela considerável não souberam expor suas ideias. Esses resultados podem evidenciar como o ensino de Engenharia de Software pode estar defasado, mesmo sendo um conhecimento essencial no dia a dia dos profissionais e na formação de estudantes da área de Tecnologia da Informação.Minimum Viable Product is a lean version of the product, also used to synthesize the ideals when building software. This research analyzes the perception of the MVP of students of higher education courses in information technology and future professional software developers. The study aims to demonstrate the knowledge transmitted on this topic in Higher Education Institutions and the gaps in understanding through qualitative-quantitative research with 31 students. This research has an exploratory objective, and the procedure adopted was the survey. The first quantitative result showed that most students already had experience in the job market and or internship. However, when asked about the MVP and its concepts, a considerable portion did not know how to express their ideas. These results can show how the teaching of Software Engineering can be outdated, even though it is essential knowledge in the daily life of professionals and the training of students in the area of Information Technology.El Producto Mínimo Viable es una versión esbelta del producto, también se utiliza para sintetizar los ideales al construir software. Esta investigación analiza la percepción del MVP de estudiantes de cursos de educación superior en tecnologías de la información y futuros desarrolladores profesionales de software. El estudio tiene como objetivo demostrar los conocimientos transmitidos sobre este tema en las Instituciones de Educación Superior y los vacíos en la comprensión a través de una investigación cualitativa-cuantitativa con 31 estudiantes. Esta investigación tiene un objetivo exploratorio, y el procedimiento adoptado fue la encuesta. El primer resultado cuantitativo mostró que la mayoría de los estudiantes ya tenían experiencia en el mercado laboral y/o pasantías. Sin embargo, cuando se les preguntó sobre el MVP y sus conceptos, una parte considerable no supo cómo expresar sus ideas. Estos resultados pueden mostrar cómo la enseñanza de la Ingeniería del Software puede quedar desfasada, a pesar de que es un conocimiento imprescindible en el día a día de los profesionales y en la formación de los estudiantes del área de Tecnologías de la Información.Research, Society and Development2022-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3802410.33448/rsd-v11i16.38024Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e152111638024Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e152111638024Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e1521116380242525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38024/31501Copyright (c) 2022 Lílian Carneiro Ramalho; Cristina Corrêa de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamalho, Lílian Carneiro Oliveira, Cristina Corrêa de 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38024Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:57.084583Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português Perception of the MVP from the perspective of undergraduate education computer science students Percepción del MVP desde la perspectiva de estudiantes de informática de educación superior |
title |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português |
spellingShingle |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português Ramalho, Lílian Carneiro MVP Ingeniería de Software TI. MVP Engenharia de software TI. MVP Software Engineering IT. |
title_short |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português |
title_full |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português |
title_fullStr |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português |
title_full_unstemmed |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português |
title_sort |
Percepção do MVP sob a ótica dos discentes do curso superior de informática português |
author |
Ramalho, Lílian Carneiro |
author_facet |
Ramalho, Lílian Carneiro Oliveira, Cristina Corrêa de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Cristina Corrêa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramalho, Lílian Carneiro Oliveira, Cristina Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MVP Ingeniería de Software TI. MVP Engenharia de software TI. MVP Software Engineering IT. |
topic |
MVP Ingeniería de Software TI. MVP Engenharia de software TI. MVP Software Engineering IT. |
description |
Produto Mínimo Viável é uma versão enxuta do produto, utilizado também para sintetizar as ideais no momento de construir um software. Esta pesquisa analisa a percepção do MVP dos discentes dos cursos superiores de tecnologia da informação, futuros profissionais desenvolvedores de software. O estudo tem como finalidade demonstrar o conhecimento que é transmitido sobre esse tema nas Instituições de Ensino Superior e as lacunas no entendimento, por intermédio de uma pesquisa quali-quantitativa com 31 estudantes. Esta pesquisa tem objetivo exploratório e o procedimento adotado foi o survey. O primeiro resultado quantitativo demonstrou que grande parte dos estudantes já tinham experiência no mercado de trabalho e ou estágio, no entanto, quando foram questionados sobre o MVP e seus conceitos, uma parcela considerável não souberam expor suas ideias. Esses resultados podem evidenciar como o ensino de Engenharia de Software pode estar defasado, mesmo sendo um conhecimento essencial no dia a dia dos profissionais e na formação de estudantes da área de Tecnologia da Informação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38024 10.33448/rsd-v11i16.38024 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38024 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v11i16.38024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38024/31501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lílian Carneiro Ramalho; Cristina Corrêa de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Lílian Carneiro Ramalho; Cristina Corrêa de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e152111638024 Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e152111638024 Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e152111638024 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052730689191936 |