O lugar da escola no processo de reprodução social: leituras de Durkheim, Althusser e Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thiago Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41899
Resumo: Nos dias atuais é comum ouvirmos nos meios de comunicação e relatos cotidianos, discursos que reivindicam a educação e a escola como uma instituição com a potencialidade e tarefa de “transformar” a sociedade. Buscando problematizar esse discurso comumente entreouvido entre atores sociais quando se referem à função da educação, de que a escola na sociedade contemporânea teria a capacidade e objetivo de “transformar” a sociedade, este artigo, propõe analisar, à luz das contribuições deixadas por autores clássicos da Sociologia da Educação como Émile Durkheim, Louis Althusser e Pierre Bourdieu, como a instituição escolar está mais próxima de funcionar como um  mecanismo de reprodução das condições desiguais da sociedade capitalista do que o seu contrário. A metodologia de pesquisa utilizada será constituída da análise histórica dos autores estudados, por meio de pesquisa bibliográfica. Para corroborar as contribuições mais contemporâneas de Bourdieu, trazemos uma breve análise sociológica da função da escola no processo de reprodução social, a análise de Jessé de Souza. Analisando como pode ser estabelecido um diálogo entre os autores selecionados neste artigo, buscamos pensar a instituição escolar como ela está disposta na realidade concreta na percepção dos autores aqui discutidos, que destacam a dimensão reprodutivista do sistema escolar. Não para desacreditá-lo ou negar as possibilidades de utilização desta instituição para possíveis projetos inclusivos e democratizantes, mas para pontuar como, desde os primórdios de sua existência, a instituição escolar está mais propensa a imiscuir-se em direção a conservação da estrutura social existente na percepção dos autores ora analisados.
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spelling O lugar da escola no processo de reprodução social: leituras de Durkheim, Althusser e BourdieuThe place of the school in the processo f social reproduction: readings of Dukheim, Althusser and BourdieuEl lugar de la escuela en el proceso de reproducción social: lecturas de Durkheim, Althusser y Bourdieu School institutionSchool reproductionSocial reproduction.Institución escolarReproducción escolarReproducción social.Instituição escolarReprodução escolarReprodução social.Nos dias atuais é comum ouvirmos nos meios de comunicação e relatos cotidianos, discursos que reivindicam a educação e a escola como uma instituição com a potencialidade e tarefa de “transformar” a sociedade. Buscando problematizar esse discurso comumente entreouvido entre atores sociais quando se referem à função da educação, de que a escola na sociedade contemporânea teria a capacidade e objetivo de “transformar” a sociedade, este artigo, propõe analisar, à luz das contribuições deixadas por autores clássicos da Sociologia da Educação como Émile Durkheim, Louis Althusser e Pierre Bourdieu, como a instituição escolar está mais próxima de funcionar como um  mecanismo de reprodução das condições desiguais da sociedade capitalista do que o seu contrário. A metodologia de pesquisa utilizada será constituída da análise histórica dos autores estudados, por meio de pesquisa bibliográfica. Para corroborar as contribuições mais contemporâneas de Bourdieu, trazemos uma breve análise sociológica da função da escola no processo de reprodução social, a análise de Jessé de Souza. Analisando como pode ser estabelecido um diálogo entre os autores selecionados neste artigo, buscamos pensar a instituição escolar como ela está disposta na realidade concreta na percepção dos autores aqui discutidos, que destacam a dimensão reprodutivista do sistema escolar. Não para desacreditá-lo ou negar as possibilidades de utilização desta instituição para possíveis projetos inclusivos e democratizantes, mas para pontuar como, desde os primórdios de sua existência, a instituição escolar está mais propensa a imiscuir-se em direção a conservação da estrutura social existente na percepção dos autores ora analisados.Currently, we still hear speeches in the media that claim education and the school as an institution with the potential and task of “transforming” society. Seeking to problematize this discourse commonly overheard among social actors when referring to the function of education, that the school in contemporary society would have the capacity and objective of "transforming" society, this article proposes to analyze, in the light of the contributions left by classic authors of the Sociology of Education such as Émile Durkheim, Louis Althusser and Pierre Bourdieu, how the school institution is closer to functioning as a mechanism for reproducing the unequal conditions of capitalist society than its opposite. The research methodology used will consist of the historical analysis of the studied authors, through bibliographical research. To corroborate Bourdieu's more contemporary contributions, we bring a brief sociological analysis of the role of the school in the process of social reproduction to Jessé de Souza's analysis. Analyzing how a dialogue can be established between the authors selected in this article, we seek to think about the school institution as it is disposed of in concrete reality in the perception of the authors discussed here, who highlight the reproductive dimension of the school system. We do not want to discredit the transformative possibility of the school, but to show how, since its inception, the school has been closer to a conservation trend.En la actualidad, todavía es común escuchar en los medios de comunicación y reportajes cotidianos, discursos que reivindican la educación y la escuela como una institución con potencial y tarea de “transformar” la sociedad. Buscando problematizar este discurso comúnmente escuchado entre los actores sociales al referirse a la función de la educación, de que la escuela en la sociedad contemporánea tendría la capacidad y el objetivo de "transformar" la sociedad, este artículo se propone analizar, a la luz de los aportes dejados por autores clásicos de la Sociología de la Educación como Émile Durkheim, Louis Althusser y Pierre Bourdieu, cómo la institución escolar está más cerca de funcionar como mecanismo de reproducción de las condiciones desiguales de la sociedad capitalista que su contrario. La metodología de investigación utilizada consistirá en el análisis histórico de los autores estudiados, a través de la investigación bibliográfica. Para corroborar las contribuciones más contemporáneas de Bourdieu, traemos al análisis de Jessé de Souza un breve análisis sociológico del papel de la escuela en el proceso de reproducción social. Analizando cómo se puede establecer un diálogo entre los autores seleccionados en este artículo, buscamos pensar la institución escolar tal como está dispuesta en la realidad concreta en la percepción de los autores aquí discutidos, que destacan la dimensión reproductiva del sistema escolar. no queremos desacreditar la posibilidad transformadora de la escuela, sino mostrar cómo, desde sus inicios, la escuela ha estado más cerca de una tendencia conservacionista.Research, Society and Development2023-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4189910.33448/rsd-v12i6.41899Research, Society and Development; Vol. 12 No. 6; e1412641899Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 6; e1412641899Research, Society and Development; v. 12 n. 6; e14126418992525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41899/33975Copyright (c) 2023 Thiago Fernandes Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Thiago Fernandes 2023-07-06T11:16:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41899Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-07-06T11:16:27Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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