Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa concluída e apresentada em forma de trabalho de conclusão de curso em ensino de química. Um diagnóstico produzido na unidade escolar onde a pesquisa se deu, em que apontamentos de professores e alunos revelaram falta de proficiência de estudantes para os conceitos de ácidos e bases foi sua justificativa principal. O objetivo foi qualificar os esquemas de assimilação para os conceitos de ácidos e bases dos estudantes envolvidos e, por meio de uma ação de ensino, verificar se houve modificação desses esquemas a acomodações. O teórico principal utilizado foi Jean Piaget, de quem derivou as categorias assimilação, acomodação e adaptação, utilizadas para analisar os dados. A coleta de dados se deu em ambiente escolar, com alunos, no contexto de uma oficina de química prioritariamente prática que durou uma semana inteira (20 horas). A metodologia utilizada foi qualitativa, e o método pesquisa-ação, dado que a intenção era intervir modificando a realidade, neste caso produzindo aprendizagem. As aulas foram promovidas com intensa participação dos estudantes. Os resultados apontaram para uma não adaptação dos alunos aos conceitos de ácidos e bases, pois após uma semana de participação efetiva em experimentos, eles não demonstraram acomodação mínima que os permita inferir cientificamente sobre estes conceitos. Em sala de aula muito provavelmente se lembrarão apenas dos grupos H+ ou OH-, e em laboratório não conseguirão classificar um ácido ou uma base sem que estes grupos estejam explicitados no rótulo dessa forma. |
id |
UNIFEI_e2af06c47ecd00fc914520d5c194a134 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42425 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e basesAssimilation schemes revealed by third-year High School students about the concepts of acids and basesEsquemas de asimilación revelados por estudiantes de tercero año de la Escuela Secundaria sobre los conceptos de ácidos y basesEnseñanza de la químicaEsquemas de asimilaciónÁcidos y bases.Ensino de químicaEsquemas de assimilaçãoÁcidos e bases.Chemistry teachingAssimilation schemesAcids and bases.Este trabalho é resultado de uma pesquisa concluída e apresentada em forma de trabalho de conclusão de curso em ensino de química. Um diagnóstico produzido na unidade escolar onde a pesquisa se deu, em que apontamentos de professores e alunos revelaram falta de proficiência de estudantes para os conceitos de ácidos e bases foi sua justificativa principal. O objetivo foi qualificar os esquemas de assimilação para os conceitos de ácidos e bases dos estudantes envolvidos e, por meio de uma ação de ensino, verificar se houve modificação desses esquemas a acomodações. O teórico principal utilizado foi Jean Piaget, de quem derivou as categorias assimilação, acomodação e adaptação, utilizadas para analisar os dados. A coleta de dados se deu em ambiente escolar, com alunos, no contexto de uma oficina de química prioritariamente prática que durou uma semana inteira (20 horas). A metodologia utilizada foi qualitativa, e o método pesquisa-ação, dado que a intenção era intervir modificando a realidade, neste caso produzindo aprendizagem. As aulas foram promovidas com intensa participação dos estudantes. Os resultados apontaram para uma não adaptação dos alunos aos conceitos de ácidos e bases, pois após uma semana de participação efetiva em experimentos, eles não demonstraram acomodação mínima que os permita inferir cientificamente sobre estes conceitos. Em sala de aula muito provavelmente se lembrarão apenas dos grupos H+ ou OH-, e em laboratório não conseguirão classificar um ácido ou uma base sem que estes grupos estejam explicitados no rótulo dessa forma.This work is the result of a research completed and presented in the form of a course conclusion work in chemistry teaching. A diagnosis produced at the school unit where the research took place, in which notes from teachers and students revealed a lack of student proficiency in the concepts of acids and bases was its main justification. The objective was to qualify the assimilation schemes for the concepts of acids and bases of the students involved and, through a teaching action, verify if there was a modification of these schemes to accommodations. The main theorist used was Jean Piaget, from whom he derived the categories assimilation, accommodation and adaptation, used to analyze the data. Data collection took place in a school environment, with students, in the context of a primarily practical chemistry workshop that lasted a whole week (20 hours). The methodology used was qualitative, and the research-action method, given that the intention was to intervene by modifying reality, in this case producing learning. The classes were promoted with intense participation of the students. The results pointed to a non-adaptation of the students to the concepts of acids and bases, because after a week of effective participation in experiments, they did not demonstrate the minimum accommodation that would allow them to make scientific inferences about these concepts. In the classroom, they will most likely remember only the H+ or OH- groups, and in the laboratory they will not be able to classify an acid or a base without these groups being explained on the label in this way.Este trabajo es el resultado de una investigación realizada y presentada en forma de trabajo de conclusión de curso en la enseñanza de la química. Un diagnóstico producido en la unidad escolar donde se realizó la investigación, en el que las notas de docentes y alumnos revelaron la falta de competencia de los alumnos en los conceptos de ácidos y bases fue su principal justificación. El objetivo fue calificar los esquemas de asimilación de los conceptos de ácidos y bases de los estudiantes involucrados y, a través de una acción didáctica, verificar si hubo una modificación de estos esquemas a acomodaciones. El principal teórico utilizado fue Jean Piaget, de quien derivó las categorías asimilación, acomodación y adaptación, utilizadas para el análisis de los datos. La recolección de datos ocurrió en un ambiente escolar, con estudiantes, en el contexto de un taller de química principalmente práctico que duró una semana completa (20 horas). La metodología utilizada fue cualitativa, y el método de investigación-acción, dado que la intención era intervenir modificando la realidad, en este caso produciendo aprendizaje. Las clases fueron promovidas con una intensa participación de los estudiantes. Los resultados apuntaron a una no adaptación de los estudiantes a los conceptos de ácidos y bases, pues después de una semana de participación efectiva en los experimentos, no demostraron la acomodación mínima que les permitiera realizar inferencias científicas sobre estos conceptos. En el aula, lo más probable es que recuerden solo los grupos H+ u OH-, y en el laboratorio no podrán clasificar un ácido o una base sin que estos grupos estén explicados en la etiqueta de esta manera.Research, Society and Development2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4242510.33448/rsd-v12i7.42425Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e3312742425Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e3312742425Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e33127424252525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425/34320Copyright (c) 2023 Weverson Júnior Castro Oliveira; Eduardo Ribeiro Muellerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Weverson Júnior Castro Mueller, Eduardo Ribeiro 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42425Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases Assimilation schemes revealed by third-year High School students about the concepts of acids and bases Esquemas de asimilación revelados por estudiantes de tercero año de la Escuela Secundaria sobre los conceptos de ácidos y bases |
title |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases |
spellingShingle |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases Oliveira, Weverson Júnior Castro Enseñanza de la química Esquemas de asimilación Ácidos y bases. Ensino de química Esquemas de assimilação Ácidos e bases. Chemistry teaching Assimilation schemes Acids and bases. |
title_short |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases |
title_full |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases |
title_fullStr |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases |
title_full_unstemmed |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases |
title_sort |
Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases |
author |
Oliveira, Weverson Júnior Castro |
author_facet |
Oliveira, Weverson Júnior Castro Mueller, Eduardo Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Mueller, Eduardo Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Weverson Júnior Castro Mueller, Eduardo Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enseñanza de la química Esquemas de asimilación Ácidos y bases. Ensino de química Esquemas de assimilação Ácidos e bases. Chemistry teaching Assimilation schemes Acids and bases. |
topic |
Enseñanza de la química Esquemas de asimilación Ácidos y bases. Ensino de química Esquemas de assimilação Ácidos e bases. Chemistry teaching Assimilation schemes Acids and bases. |
description |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa concluída e apresentada em forma de trabalho de conclusão de curso em ensino de química. Um diagnóstico produzido na unidade escolar onde a pesquisa se deu, em que apontamentos de professores e alunos revelaram falta de proficiência de estudantes para os conceitos de ácidos e bases foi sua justificativa principal. O objetivo foi qualificar os esquemas de assimilação para os conceitos de ácidos e bases dos estudantes envolvidos e, por meio de uma ação de ensino, verificar se houve modificação desses esquemas a acomodações. O teórico principal utilizado foi Jean Piaget, de quem derivou as categorias assimilação, acomodação e adaptação, utilizadas para analisar os dados. A coleta de dados se deu em ambiente escolar, com alunos, no contexto de uma oficina de química prioritariamente prática que durou uma semana inteira (20 horas). A metodologia utilizada foi qualitativa, e o método pesquisa-ação, dado que a intenção era intervir modificando a realidade, neste caso produzindo aprendizagem. As aulas foram promovidas com intensa participação dos estudantes. Os resultados apontaram para uma não adaptação dos alunos aos conceitos de ácidos e bases, pois após uma semana de participação efetiva em experimentos, eles não demonstraram acomodação mínima que os permita inferir cientificamente sobre estes conceitos. Em sala de aula muito provavelmente se lembrarão apenas dos grupos H+ ou OH-, e em laboratório não conseguirão classificar um ácido ou uma base sem que estes grupos estejam explicitados no rótulo dessa forma. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425 10.33448/rsd-v12i7.42425 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i7.42425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425/34320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Weverson Júnior Castro Oliveira; Eduardo Ribeiro Mueller https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Weverson Júnior Castro Oliveira; Eduardo Ribeiro Mueller https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e3312742425 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e3312742425 Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e3312742425 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052627249266688 |