Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Weverson Júnior Castro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mueller, Eduardo Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa concluída e apresentada em forma de trabalho de conclusão de curso em ensino de química. Um diagnóstico produzido na unidade escolar onde a pesquisa se deu, em que apontamentos de professores e alunos revelaram falta de proficiência de estudantes para os conceitos de ácidos e bases foi sua justificativa principal. O objetivo foi qualificar os esquemas de assimilação para os conceitos de ácidos e bases dos estudantes envolvidos e, por meio de uma ação de ensino, verificar se houve modificação desses esquemas a acomodações. O teórico principal utilizado foi Jean Piaget, de quem derivou as categorias assimilação, acomodação e adaptação, utilizadas para analisar os dados. A coleta de dados se deu em ambiente escolar, com alunos, no contexto de uma oficina de química prioritariamente prática que durou uma semana inteira (20 horas). A metodologia utilizada foi qualitativa, e o método pesquisa-ação, dado que a intenção era intervir modificando a realidade, neste caso produzindo aprendizagem. As aulas foram promovidas com intensa participação dos estudantes. Os resultados apontaram para uma não adaptação dos alunos aos conceitos de ácidos e bases, pois após uma semana de participação efetiva em experimentos, eles não demonstraram acomodação mínima que os permita inferir cientificamente sobre estes conceitos. Em sala de aula muito provavelmente se lembrarão apenas dos grupos H+ ou OH-, e em laboratório não conseguirão classificar um ácido ou uma base sem que estes grupos estejam explicitados no rótulo dessa forma.
id UNIFEI_e2af06c47ecd00fc914520d5c194a134
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42425
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e basesAssimilation schemes revealed by third-year High School students about the concepts of acids and basesEsquemas de asimilación revelados por estudiantes de tercero año de la Escuela Secundaria sobre los conceptos de ácidos y basesEnseñanza de la químicaEsquemas de asimilaciónÁcidos y bases.Ensino de químicaEsquemas de assimilaçãoÁcidos e bases.Chemistry teachingAssimilation schemesAcids and bases.Este trabalho é resultado de uma pesquisa concluída e apresentada em forma de trabalho de conclusão de curso em ensino de química. Um diagnóstico produzido na unidade escolar onde a pesquisa se deu, em que apontamentos de professores e alunos revelaram falta de proficiência de estudantes para os conceitos de ácidos e bases foi sua justificativa principal. O objetivo foi qualificar os esquemas de assimilação para os conceitos de ácidos e bases dos estudantes envolvidos e, por meio de uma ação de ensino, verificar se houve modificação desses esquemas a acomodações. O teórico principal utilizado foi Jean Piaget, de quem derivou as categorias assimilação, acomodação e adaptação, utilizadas para analisar os dados. A coleta de dados se deu em ambiente escolar, com alunos, no contexto de uma oficina de química prioritariamente prática que durou uma semana inteira (20 horas). A metodologia utilizada foi qualitativa, e o método pesquisa-ação, dado que a intenção era intervir modificando a realidade, neste caso produzindo aprendizagem. As aulas foram promovidas com intensa participação dos estudantes. Os resultados apontaram para uma não adaptação dos alunos aos conceitos de ácidos e bases, pois após uma semana de participação efetiva em experimentos, eles não demonstraram acomodação mínima que os permita inferir cientificamente sobre estes conceitos. Em sala de aula muito provavelmente se lembrarão apenas dos grupos H+ ou OH-, e em laboratório não conseguirão classificar um ácido ou uma base sem que estes grupos estejam explicitados no rótulo dessa forma.This work is the result of a research completed and presented in the form of a course conclusion work in chemistry teaching. A diagnosis produced at the school unit where the research took place, in which notes from teachers and students revealed a lack of student proficiency in the concepts of acids and bases was its main justification. The objective was to qualify the assimilation schemes for the concepts of acids and bases of the students involved and, through a teaching action, verify if there was a modification of these schemes to accommodations. The main theorist used was Jean Piaget, from whom he derived the categories assimilation, accommodation and adaptation, used to analyze the data. Data collection took place in a school environment, with students, in the context of a primarily practical chemistry workshop that lasted a whole week (20 hours). The methodology used was qualitative, and the research-action method, given that the intention was to intervene by modifying reality, in this case producing learning. The classes were promoted with intense participation of the students. The results pointed to a non-adaptation of the students to the concepts of acids and bases, because after a week of effective participation in experiments, they did not demonstrate the minimum accommodation that would allow them to make scientific inferences about these concepts. In the classroom, they will most likely remember only the H+ or OH- groups, and in the laboratory they will not be able to classify an acid or a base without these groups being explained on the label in this way.Este trabajo es el resultado de una investigación realizada y presentada en forma de trabajo de conclusión de curso en la enseñanza de la química. Un diagnóstico producido en la unidad escolar donde se realizó la investigación, en el que las notas de docentes y alumnos revelaron la falta de competencia de los alumnos en los conceptos de ácidos y bases fue su principal justificación. El objetivo fue calificar los esquemas de asimilación de los conceptos de ácidos y bases de los estudiantes involucrados y, a través de una acción didáctica, verificar si hubo una modificación de estos esquemas a acomodaciones. El principal teórico utilizado fue Jean Piaget, de quien derivó las categorías asimilación, acomodación y adaptación, utilizadas para el análisis de los datos. La recolección de datos ocurrió en un ambiente escolar, con estudiantes, en el contexto de un taller de química principalmente práctico que duró una semana completa (20 horas). La metodología utilizada fue cualitativa, y el método de investigación-acción, dado que la intención era intervenir modificando la realidad, en este caso produciendo aprendizaje. Las clases fueron promovidas con una intensa participación de los estudiantes. Los resultados apuntaron a una no adaptación de los estudiantes a los conceptos de ácidos y bases, pues después de una semana de participación efectiva en los experimentos, no demostraron la acomodación mínima que les permitiera realizar inferencias científicas sobre estos conceptos. En el aula, lo más probable es que recuerden solo los grupos H+ u OH-, y en el laboratorio no podrán clasificar un ácido o una base sin que estos grupos estén explicados en la etiqueta de esta manera.Research, Society and Development2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4242510.33448/rsd-v12i7.42425Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e3312742425Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e3312742425Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e33127424252525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425/34320Copyright (c) 2023 Weverson Júnior Castro Oliveira; Eduardo Ribeiro Muellerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Weverson Júnior Castro Mueller, Eduardo Ribeiro 2023-08-03T14:15:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42425Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-08-03T14:15:19Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
Assimilation schemes revealed by third-year High School students about the concepts of acids and bases
Esquemas de asimilación revelados por estudiantes de tercero año de la Escuela Secundaria sobre los conceptos de ácidos y bases
title Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
spellingShingle Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
Oliveira, Weverson Júnior Castro
Enseñanza de la química
Esquemas de asimilación
Ácidos y bases.
Ensino de química
Esquemas de assimilação
Ácidos e bases.
Chemistry teaching
Assimilation schemes
Acids and bases.
title_short Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
title_full Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
title_fullStr Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
title_full_unstemmed Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
title_sort Esquemas de assimilação revelados por estudantes do terceiro ano do Ensino Médio sobre os conceitos de ácidos e bases
author Oliveira, Weverson Júnior Castro
author_facet Oliveira, Weverson Júnior Castro
Mueller, Eduardo Ribeiro
author_role author
author2 Mueller, Eduardo Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Weverson Júnior Castro
Mueller, Eduardo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Enseñanza de la química
Esquemas de asimilación
Ácidos y bases.
Ensino de química
Esquemas de assimilação
Ácidos e bases.
Chemistry teaching
Assimilation schemes
Acids and bases.
topic Enseñanza de la química
Esquemas de asimilación
Ácidos y bases.
Ensino de química
Esquemas de assimilação
Ácidos e bases.
Chemistry teaching
Assimilation schemes
Acids and bases.
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa concluída e apresentada em forma de trabalho de conclusão de curso em ensino de química. Um diagnóstico produzido na unidade escolar onde a pesquisa se deu, em que apontamentos de professores e alunos revelaram falta de proficiência de estudantes para os conceitos de ácidos e bases foi sua justificativa principal. O objetivo foi qualificar os esquemas de assimilação para os conceitos de ácidos e bases dos estudantes envolvidos e, por meio de uma ação de ensino, verificar se houve modificação desses esquemas a acomodações. O teórico principal utilizado foi Jean Piaget, de quem derivou as categorias assimilação, acomodação e adaptação, utilizadas para analisar os dados. A coleta de dados se deu em ambiente escolar, com alunos, no contexto de uma oficina de química prioritariamente prática que durou uma semana inteira (20 horas). A metodologia utilizada foi qualitativa, e o método pesquisa-ação, dado que a intenção era intervir modificando a realidade, neste caso produzindo aprendizagem. As aulas foram promovidas com intensa participação dos estudantes. Os resultados apontaram para uma não adaptação dos alunos aos conceitos de ácidos e bases, pois após uma semana de participação efetiva em experimentos, eles não demonstraram acomodação mínima que os permita inferir cientificamente sobre estes conceitos. Em sala de aula muito provavelmente se lembrarão apenas dos grupos H+ ou OH-, e em laboratório não conseguirão classificar um ácido ou uma base sem que estes grupos estejam explicitados no rótulo dessa forma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425
10.33448/rsd-v12i7.42425
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i7.42425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42425/34320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Weverson Júnior Castro Oliveira; Eduardo Ribeiro Mueller
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Weverson Júnior Castro Oliveira; Eduardo Ribeiro Mueller
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 7; e3312742425
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 7; e3312742425
Research, Society and Development; v. 12 n. 7; e3312742425
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052627249266688