Qualidade do capital humano e localização de serviços superiores: uma aplicação para as regiões Sul e Sudeste do Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37857 |
Resumo: | Estudos recentes sugerem que disparidades regionais da qualidade do capital humano são importantes para explicar diferentes desempenhos de crescimento econômico. No entanto é escassa ainda a literatura que analisa a sua importância como fator locacional de empresas de serviços. Os objetivos deste estudo são: elaborar uma medida multidimensional de qualidade do capital humano; e utilizá-la em um modelo econométrico espacial para estimar o seu efeito sobre a localização de empresas de serviços. Para isso serão usados dados em painel para as 254 microrregiões das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O setor terciário é desagregado em serviços tradicionais e superiores (intensivos em conhecimento). As principais referências do estudo são Coffey & Polèse (1988) e Pires et al. (2018). Verifica-se que a qualidade do capital humano é um fator locacional importante para a localização de empresas de serviços, tanto os tradicionais quanto os superiores. |
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Qualidade do capital humano e localização de serviços superiores: uma aplicação para as regiões Sul e Sudeste do BrasilQuality of human capital and location of superior services: an application for the South and Southeast regions of BrazilCalidad del capital humano y ubicación de servicios superiores: una aplicación para las regiones Sur y Sudeste de BrasilCapital humanoQualidadeModelo locacionalEconometria espacial.Capital humanoCalidadModelo de ubicaciónEconometría espacial.Human capitalQualityLocational modelSpatial econometrics.Estudos recentes sugerem que disparidades regionais da qualidade do capital humano são importantes para explicar diferentes desempenhos de crescimento econômico. No entanto é escassa ainda a literatura que analisa a sua importância como fator locacional de empresas de serviços. Os objetivos deste estudo são: elaborar uma medida multidimensional de qualidade do capital humano; e utilizá-la em um modelo econométrico espacial para estimar o seu efeito sobre a localização de empresas de serviços. Para isso serão usados dados em painel para as 254 microrregiões das regiões Sul e Sudeste do Brasil. O setor terciário é desagregado em serviços tradicionais e superiores (intensivos em conhecimento). As principais referências do estudo são Coffey & Polèse (1988) e Pires et al. (2018). Verifica-se que a qualidade do capital humano é um fator locacional importante para a localização de empresas de serviços, tanto os tradicionais quanto os superiores.Recent studies suggest that regional disparities in the quality of human capital are important in explaining different economic growth performances. However, the literature that analyzes its importance as a locational factor for service companies is still scarce. The objectives of this study are: to develop a multidimensional measure of the quality of human capital; and use it in a spatial econometric model to estimate its effect on the location of service companies. For this, panel data will be used for the 254 microregions of the South and Southeast regions of Brazil. The tertiary sector is disaggregated into traditional and superior (knowledge-intensive) services. The main references of the study are Coffey & Polèse (1988) and Pires et al. (2018). It appears that the quality of human capital is an important locational factor for the location of service companies, both traditional and superior.Estudios recientes sugieren que las disparidades regionales en la calidad del capital humano son importantes para explicar los diferentes desempeños del crecimiento económico. Sin embargo, la literatura que analiza su importancia como factor de localización para las empresas de servicios es aún escasa. Los objetivos de este estudio son: desarrollar una medida multidimensional de la calidad del capital humano; y utilizarlo en un modelo econométrico espacial para estimar su efecto en la ubicación de las empresas de servicios. Para ello, se utilizarán datos de panel para las 254 microrregiones de las regiones Sur y Sudeste de Brasil. El sector terciario se desagrega en servicios tradicionales y superiores (intensivos en conocimiento). Las principales referencias del estudio son Coffey & Polèse (1988) y Pires et al. (2018). Parece que la calidad del capital humano es un factor de ubicación importante para la ubicación de las empresas de servicios, tanto tradicionales como superiores.Research, Society and Development2022-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3785710.33448/rsd-v11i16.37857Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e183111637857Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e183111637857Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e1831116378572525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37857/31543Copyright (c) 2022 Maurício Vitorino Saraiva; Carlos Eduardo Lobo e Silva; Adelar Fochezattohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Maurício Vitorino Silva, Carlos Eduardo Lobo eFochezatto, Adelar2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37857Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:51.752075Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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