Avaliação de desempenho de rodovia utilizando a metodologia proposta no manual de pavimentação do DNIT: Estudo de caso da Avenida Jatobá, Sobral-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Bianca Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Holanda, Roberto Pimentel, Lopes, Elis Ferreira, Pereira, Maurício de Sousa, Vasconcelos, José Osmildo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43412
Resumo: A infraestrutura rodoviária brasileira desempenha um papel de destaque no desenvolvimento socioeconômico do país, tanto em nível regional como nacional. No entanto, o modal rodoviário enfrenta dificuldades relacionadas a falta de investimentos para ampliação da malha rodoviária ou manutenção preventiva e corretiva das rodovias em operação. O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo avaliar os parâmetros de desempenho do pavimento de uma rodovia. Para esse propósito, o Manual de Pavimentações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de 2006 e os procedimentos adotados pela norma 008/2003 do DNIT foram os parâmetros norteadores para o desenvolvimento do estudo. A rodovia estudada, nomeada Avenida Jatobá, está localizada no bairro Cohab II, na cidade de Sobral, Ceará, Brasil. A partir dos levantamento de dados e estudos in loco, realizou-se uma análise de desempenho do pavimento, considerando diversos fatores como segurança, conforto e economia. Além disso, foi possível avaliar o estado de conservação do pavimento, bem como identificar os principais agentes que ocasionam patologias na rodovia, e dessa forma propor soluções para solucionar problemas detectados. O estudo mostrou que as patologias encontradas no pavimento poder ser oriundos de diversos fatores tais como: execução inadequada da obra, falta de manutenção preventiva, projetos ineficientes, entre outros. Os resultados do grau de agressividade que se encontra a rodovia mostram indícios que os defeitos chegaram às camadas estruturais do pavimento, sendo de suma importância realizar um ensaio de sondagem mais aprofundado para identificar uma medida mais segura e adequada. Por sua vez, seria necessário realizar a recuperação estrutural de todo trecho.
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spelling Avaliação de desempenho de rodovia utilizando a metodologia proposta no manual de pavimentação do DNIT: Estudo de caso da Avenida Jatobá, Sobral-CEPerformance evaluation of highway using the methodology proposed in the DNIT paving manual: Case study of Avenida Jatobá, Sobral-CEEvaluación del desempeño de carretera utilizando la metodología propuesta en el manual de pavimentación del DNIT: Estudio de caso de la Avenida Jatobá, Sobral-CEHighwaysPavementsPerformance evaluationDNIT.CarreterasPavimentosEvaluación del desempeñoDNIT.RodoviasPavimentosAvaliação de desempenhoDNIT.A infraestrutura rodoviária brasileira desempenha um papel de destaque no desenvolvimento socioeconômico do país, tanto em nível regional como nacional. No entanto, o modal rodoviário enfrenta dificuldades relacionadas a falta de investimentos para ampliação da malha rodoviária ou manutenção preventiva e corretiva das rodovias em operação. O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo avaliar os parâmetros de desempenho do pavimento de uma rodovia. Para esse propósito, o Manual de Pavimentações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de 2006 e os procedimentos adotados pela norma 008/2003 do DNIT foram os parâmetros norteadores para o desenvolvimento do estudo. A rodovia estudada, nomeada Avenida Jatobá, está localizada no bairro Cohab II, na cidade de Sobral, Ceará, Brasil. A partir dos levantamento de dados e estudos in loco, realizou-se uma análise de desempenho do pavimento, considerando diversos fatores como segurança, conforto e economia. Além disso, foi possível avaliar o estado de conservação do pavimento, bem como identificar os principais agentes que ocasionam patologias na rodovia, e dessa forma propor soluções para solucionar problemas detectados. O estudo mostrou que as patologias encontradas no pavimento poder ser oriundos de diversos fatores tais como: execução inadequada da obra, falta de manutenção preventiva, projetos ineficientes, entre outros. Os resultados do grau de agressividade que se encontra a rodovia mostram indícios que os defeitos chegaram às camadas estruturais do pavimento, sendo de suma importância realizar um ensaio de sondagem mais aprofundado para identificar uma medida mais segura e adequada. Por sua vez, seria necessário realizar a recuperação estrutural de todo trecho.Brazilian road infrastructure plays a prominent role in the country's socioeconomic development, both at a regional and national level. However, the road sector faces difficulties related to the lack of investment to expand the road network or preventive and corrective maintenance of highways in operation. The present research work aimed to evaluate the performance parameters of a highway pavement. For this purpose, the 2006 National Department of Transport Infrastructure (DNIT) Paving Manual and the procedures adopted by DNIT standard 008/2003 were the guiding parameters for the development of the study. The highway studied, named Avenida Jatobá, is located in the Cohab II neighborhood, in the city of Sobral, Ceará, Brazil. Based on data collection and on-site studies, an analysis of the pavement's performance was carried out, considering several factors such as safety, comfort and economy. Furthermore, it was possible to evaluate the state of conservation of the pavement, as well as identify the main agents that cause pathologies on the highway, and thus propose solutions to solve detected problems. The study showed that the pathologies found on the pavement could come from several factors such as: inadequate execution of the work, lack of preventive maintenance, inefficient projects, among others. The results of the degree of aggressiveness of the highway show signs that the defects have reached the structural layers of the pavement, making it extremely important to carry out a more in-depth survey test to identify a safer and more appropriate measure. In turn, it would be necessary to carry out structural recovery of the entire section.La infraestructura vial brasileña juega un papel destacado en el desarrollo socioeconómico del país, tanto a nivel regional como nacional. Sin embargo, el sector vial enfrenta dificultades relacionadas con la falta de inversión para ampliar la red vial o mantenimiento preventivo y correctivo de las carreteras en operación. El presente trabajo de investigación tuvo como objetivo evaluar los parámetros de desempeño de un pavimento vial. Para ello, el Manual de Pavimentación del Departamento Nacional de Infraestructura del Transporte (DNIT) de 2006 y los procedimientos adoptados por la norma DNIT 008/2003 fueron los parámetros rectores para el desarrollo del estudio. La carretera estudiada, denominada Avenida Jatobá, está ubicada en el barrio Cohab II, en la ciudad de Sobral, Ceará, Brasil. Con base en la recolección de datos y estudios en sitio, se realizó un análisis del desempeño del pavimento, considerando varios factores como seguridad, comodidad y economía. Además, se pudo evaluar el estado de conservación del pavimento, así como identificar los principales agentes causantes de patologías en la vía, y así proponer soluciones para solucionar los problemas detectados. El estudio demostró que las patologías encontradas en el pavimento podrían provenir de varios factores como: ejecución inadecuada de la obra, falta de mantenimiento preventivo, proyectos ineficientes, entre otros. Los resultados del grado de agresividad de la vía muestran signos de que los defectos han alcanzado las capas estructurales del pavimento, por lo que es de suma importancia realizar una prueba de sondeo más profunda para identificar una medida más segura y adecuada. A su vez, sería necesario realizar una recuperación estructural de todo el tramo.Research, Society and Development2023-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4341210.33448/rsd-v12i10.43412Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e61121043412Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e61121043412Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e611210434122525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43412/34974Copyright (c) 2023 Bianca Gomes Morais; Roberto Pimentel Holanda; Elis Ferreira Lopes; Maurício de Sousa Pereira; José Osmildo Vasconceloshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Bianca Gomes Holanda, Roberto Pimentel Lopes, Elis Ferreira Pereira, Maurício de Sousa Vasconcelos, José Osmildo 2023-10-20T10:57:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43412Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-20T10:57:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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