The role of physiotherapy in children with spina bifida: A systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gerlaine da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Ana Katia da Silva, Silva Neto, José Moises da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44244
Resumo: Introdução: Sabe-se que a espinha bífida representa uma má-formação congênita que acarreta em prejuízos no desenvolvimento sensório-motor, predispondo o lactente a necessitar de fisioterapia desde o seu nascimento. Objetivo: buscar evidências de estudos científicos sobre a atuação da fisioterapia em crianças portadoras de espinha bífida. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática de literatura. As fontes de pesquisa foram obtidas por meio de levantamento bibliográfico, utilizando artigos publicados nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Publicações Médicas (PubMed/Medline), e Google Scholar. Resultados e discussão: os estudos constataram que, a fisioterapia contribui para o aprendizado das habilidades motoras, locomoção, ajustes posturais, maior independência funcional, através da cinesioterapia, estimulação neuromuscular, facilitação neuromuscular proprioceptiva, entre outros. Conclusão: através da fisioterapia, estas crianças irão desenvolver novas habilidades sensório-motor, prevenir encurtamentos musculares e complicações secundárias a espinha bífida, estimulando todo o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
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spelling The role of physiotherapy in children with spina bifida: A systematic reviewAtuação da fisioterapia em crianças com espinha bífida: Uma revisão sistemáticaEl papel de la fisioterapia en niños con espina bífida: Una revisión sistemáticaEspina bífidaFisioterapiaMielomeningocele.Espinha bífidaFisioterapiaMielomeningocele.Spina bifidaPhysiotherapyMyelomeningocele.Introdução: Sabe-se que a espinha bífida representa uma má-formação congênita que acarreta em prejuízos no desenvolvimento sensório-motor, predispondo o lactente a necessitar de fisioterapia desde o seu nascimento. Objetivo: buscar evidências de estudos científicos sobre a atuação da fisioterapia em crianças portadoras de espinha bífida. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática de literatura. As fontes de pesquisa foram obtidas por meio de levantamento bibliográfico, utilizando artigos publicados nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Publicações Médicas (PubMed/Medline), e Google Scholar. Resultados e discussão: os estudos constataram que, a fisioterapia contribui para o aprendizado das habilidades motoras, locomoção, ajustes posturais, maior independência funcional, através da cinesioterapia, estimulação neuromuscular, facilitação neuromuscular proprioceptiva, entre outros. Conclusão: através da fisioterapia, estas crianças irão desenvolver novas habilidades sensório-motor, prevenir encurtamentos musculares e complicações secundárias a espinha bífida, estimulando todo o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.Introduction: It is known that spina bifida represents a congenital malformation that leads to impairments in sensorimotor development, predisposing the infant to needing physiotherapy from birth. Objective: to seek evidence from scientific studies on the role of physiotherapy in children with spina bifida. Methodology: this is a systematic literature review research. The research sources were obtained through a bibliographic survey, using articles published in the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Medical Publications (PubMed/Medline), and Google Scholar. Results and discussion: the studies found that physiotherapy contributes to the learning of motor skills, locomotion, postural adjustments, greater functional independence, through kinesiotherapy, neuromuscular stimulation, proprioceptive neuromuscular facilitation, among others. Conclusion: through physiotherapy, these children will develop new sensorimotor skills, prevent muscle shortening and complications secondary to spina bifida, stimulating the child's entire neuropsychomotor development.Introducción: Se sabe que la espina bífida representa una malformación congénita que conduce a alteraciones en el desarrollo sensoriomotor, predisponiendo al bebé a necesitar fisioterapia desde el nacimiento. Objetivo: buscar evidencia de estudios científicos sobre el papel de la fisioterapia en niños con espina bífida. Metodología: se trata de una investigación de revisión sistemática de la literatura. Las fuentes de la investigación se obtuvieron a través de un levantamiento bibliográfico, utilizando artículos publicados en las siguientes bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Publicaciones Médicas (PubMed/Medline) y Google Scholar. Resultados y discusión: los estudios encontraron que la fisioterapia contribuye al aprendizaje de habilidades motoras, locomoción, ajustes posturales, mayor independencia funcional, a través de la kinesioterapia, la estimulación neuromuscular, la facilitación neuromuscular propioceptiva, entre otras. Conclusión: a través de la fisioterapia, estos niños desarrollarán nuevas habilidades sensoriomotoras, prevendrán el acortamiento muscular y las complicaciones secundarias a la espina bífida, estimulando todo el desarrollo neuropsicomotor del niño.Research, Society and Development2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4424410.33448/rsd-v12i13.44244Research, Society and Development; Vol. 12 No. 13; e109121344244Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 13; e109121344244Research, Society and Development; v. 12 n. 13; e1091213442442525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/44244/35513Copyright (c) 2023 Gerlaine da Silva Ferreira; Ana Katia da Silva Santos; José Moises da Silva Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Gerlaine da SilvaSantos, Ana Katia da Silva Silva Neto, José Moises da 2023-12-11T09:52:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44244Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-12-11T09:52:06Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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