Processo grupal para revelação do diagnóstico a crianças que vivem com HIV/aids: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sposito, Amanda Mota Pacciulio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Holanda, Paula Morillas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41316
Resumo: A atual realidade da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids) enquanto doença crônica trouxe alguns desafios para os cuidadores e profissionais de saúde. Dentre estes, a revelação do diagnóstico, ou seja, contar para o indivíduo que ele foi infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), se destaca por ser uma questão extremamente complexa e especialmente delicada com o sujeito é uma criança. Apesar da relutância familiar para contar à criança que ela possui o HIV, a revelação diagnóstica traz benefícios para o paciente, para os cuidadores e para os profissionais de saúde. Este estudo é um relato de experiência do processo de revelação do diagnóstico de HIV/aids para as crianças soropositivas acompanhadas pela equipe multidisciplinar da infectologia pediátrica, em um hospital terciário no interior do estado de São Paulo. Trata-se de um acompanhamento em grupos de pacientes e de seus cuidadores, coordenados pela terapeuta ocupacional e pela psicóloga da equipe. O processo de revelação do diagnóstico era organizado em etapas: avaliação inicial; atividades grupais para esclarecimentos acerca do HIV/aids e sua ação no corpo; revelação do diagnóstico; acompanhamento posterior e reavaliação. Acredita-se que a revelação do diagnóstico é um marco para a construção de uma nova história e identidade. Quando as crianças obtêm informações realistas sobre sua condição de saúde, conseguem entender a importância das medicações, o que contribui para a adesão ao tratamento. O esclarecimento do diagnóstico favorece ainda a adaptação dos pacientes à soropositividade, propiciando que estes desenvolvam habilidades de enfrentamento para lidar com essa condição.
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Apesar da relutância familiar para contar à criança que ela possui o HIV, a revelação diagnóstica traz benefícios para o paciente, para os cuidadores e para os profissionais de saúde. Este estudo é um relato de experiência do processo de revelação do diagnóstico de HIV/aids para as crianças soropositivas acompanhadas pela equipe multidisciplinar da infectologia pediátrica, em um hospital terciário no interior do estado de São Paulo. Trata-se de um acompanhamento em grupos de pacientes e de seus cuidadores, coordenados pela terapeuta ocupacional e pela psicóloga da equipe. O processo de revelação do diagnóstico era organizado em etapas: avaliação inicial; atividades grupais para esclarecimentos acerca do HIV/aids e sua ação no corpo; revelação do diagnóstico; acompanhamento posterior e reavaliação. Acredita-se que a revelação do diagnóstico é um marco para a construção de uma nova história e identidade. Quando as crianças obtêm informações realistas sobre sua condição de saúde, conseguem entender a importância das medicações, o que contribui para a adesão ao tratamento. O esclarecimento do diagnóstico favorece ainda a adaptação dos pacientes à soropositividade, propiciando que estes desenvolvam habilidades de enfrentamento para lidar com essa condição.The current reality of Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS) as a chronic disease brought some challenges for caregivers and health professionals. Among these, diagnosis disclosure, that is, telling the individual that he or she has been infected with the human immunodeficiency virus (HIV), stands out as an extremely complex issue and especially delicate with the subject is a child. Despite the family's reluctance to tell the child that he or she has HIV, the diagnosis disclosure brings benefits to the patient, caregivers and health professionals. This study is an experience report of the process of disclosure of HIV/AIDS diagnosis to seropositive children monitored by the multidisciplinary team of pediatric infectology, in a tertiary hospital in the interior of the state of São Paulo. It is a follow-up in groups of patients and their caregivers, coordinated by the occupational therapist and the psychologist. The process of diagnosis disclosure was organized in stages: initial assessment; group activities for explanations about HIV/AIDS and its action on the body; diagnosis disclosure; further follow-up and reassessment. It is believed that the diagnosis disclosure is a milestone for the construction of a new history and identity. When children obtain realistic information about their health condition, they can understand the importance of medications, which contributes to adherence to treatment. The disclosure of the diagnosis also favors the adaptation of patients to seropositivity, allowing them to develop coping skills to deal with this condition.La realidad actual del Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida (sida) como enfermedad crónica trajo algunos desafíos para los cuidadores y profesionales de la salud. Entre estos, revelar el diagnóstico, es decir, decirle al individuo que ha sido infectado por el virus de inmunodeficiencia humana (VIH), se destaca como un tema extremadamente complejo y especialmente delicado cuando se trata de un niño. A pesar de la renuencia de la familia a decirle al niño que tiene VIH, la divulgación del diagnóstico trae beneficios para el paciente, los cuidadores y los profesionales de la salud. Este estudio es un relato de experiencia sobre el proceso de divulgación del diagnóstico de VIH/sida a niños seropositivos acompañados por el equipo multidisciplinario de infectología pediátrica, en un hospital de tercer nivel del interior del estado de São Paulo. Es un seguimiento en grupos de pacientes y sus cuidadores, coordinado por el terapeuta ocupacional y el psicólogo del equipo. El proceso de divulgación del diagnóstico se organizó en etapas: evaluación inicial; actividades grupales de esclarecimiento sobre el VIH/sida y su acción en el cuerpo; divulgación del diagnóstico; más seguimiento y reevaluación. Se cree que la divulgación del diagnóstico es un hito para la construcción de una nueva historia e identidad. Cuando los niños obtienen información realista sobre su estado de salud, pueden comprender la importancia de los medicamentos, lo que contribuye a la adherencia al tratamiento. Esclarecer el diagnóstico también favorece la adaptación de los pacientes a la seropositividad, permitiéndoles desarrollar habilidades de afrontamiento para enfrentar esta condición.Research, Society and Development2023-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4131610.33448/rsd-v12i4.41316Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e25012441316Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e25012441316Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e250124413162525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41316/33578Copyright (c) 2023 Amanda Mota Pacciulio Sposito; Paula Morillas de Holandahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSposito, Amanda Mota PacciulioHolanda, Paula Morillas de2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41316Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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